TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Material Grafeno

Por:   •  9/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

        A história da humanidade sempre foi marcada pelas numerosas descobertas feitas pelo homem para facilitar sua qualidade de vida, principalmente na Idade Contemporânea. Com o surgimento de novas tecnologias e aperfeiçoando a obtenção de matéria prima, cientistas já chegaram em diversos materiais e produtos que já beneficiam e que podem, com a modernização, beneficiar o bem – estar do ser humano. É o caso do grafeno, descoberto em 2004, correspondente ao primeiro material bidimensional, com capacidades elétricas que ultrapassam a do cobre, mais vigoroso que o diamante, extremamente leve, entre tantas outras propriedades.

        O grafeno é uma das formas cristalinas do elemento carbono, assim como o grafite, porém, como já explicitado, com uma estrutura molecular bidimensional, assemelhando – se a uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados. Desde 1858, pesquisadores já tentavam chegar ao que hoje chamamos de grafeno. Apesar de ser um componente revolucionário, suas aplicações ainda são, na sua maioria, teóricas. Por ser de extrema dificuldade de se trabalhar com este, sua obtenção, até esse  momento, demanda muito capital.

A utilização dessa matéria instiga cada vez mais pesquisas nas áreas das mais diversas engenharias, como as Engenharias Química, Elétrica, de Materiais, assim como na área da Medicina e tantas outras. Tais estudos acerca do grafeno, principalmente quando áreas são aliadas para efetuá-los, são imensamente convenientes, pois a longo prazo irá melhorar a qualidade de vida do homem, com,  por exemplo, aumento da performance de chips, condução elétrica mais eficaz e de menor gasto, novas embalagens para alimentos e, até mesmo, no tratamento da água, obtendo assim uma enorme relevância social.

Assim, os objetivos desse estudo são realizar uma  revisão bibliográfica sobre o estudo do grafeno e elencar suas melhorias à sociedade, bem como suas apurações realizadas até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com