TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia Industrial Madeireira

Por:   •  28/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Federal do Espírito Santo Disciplina: Introdução à Engenharia Industrial Madeireira Professora: Rejane Costa Alves

Aluno/Matrícula:Marceli Helena Antunes Silva - 2019200310

Resenha sobre o curso de Engenharia Industrial Madeireira

Os engenheiros Industriais Madeireiros são uns dos profissionais que estão escassos no mercado de trabalho, por conseguinte a mão de obra chega a ser bem valorizada e muito disputada entre as empresas. O trabalho desses profissionais chega a ser essencial na indústria para os fins lucrativos da mesma, pois sabendo dos seus conhecimentos sobre a madeira, eles sabem aproveitá-las bem mais, produzindo muito com tão pouco.

Podemos perceber que o curso favorece muito os formandos pelas várias áreas de atuação que podem escolher qual seguir durante os 5 anos de estudos.

O profissional pode escolher em trabalhar nas áreas de:

●        Tratamento químico da madeira

Esse tratamento é fundamental em quesito de construções, para que a madeira não apodreça ou seja contaminada por microorganismos, esse tratamento é uma

proteção onde evita os ataques de fungos e insetos. O tratamento feito de maneira correta consegue aumentar a vida útil do objeto, uma área muito interessante para quem gosta de explorar meios ambientalmente corretos, pois o produtos os produtos usados como vernizes, stains impregnantes e tingidores, se destacam pelo apelo ecológico.

  • Indústria de celulose e papel

Esse ramo torna mais fácil todas as fases da produção de papel de celulose e em fábricas de reciclagem, seu gerenciamento é essencial em todas as empresas desse ramo, o profissional faz estudos e ensaios sobre as características da tão poderosa madeira, controla o tratamento químico, também presente nessa área, para a transformação das matérias-primas, para a produção do produto final com qualidade, avalia também o planejamento e a execução dos processos de secagem e corte no acabamento do papel.

  • Produção energética por biomassa

Essa fonte de energia é renovável, uma de suas vantagens, pois a decomposição da mesma libera CO2 na atmosfera, que durante seu ciclo inteiro é transformado em hidratos de carbono através da fotossíntese feito pelas plantas. A biomassa é um material que é constituído de substâncias orgânicas, ou seja, de origem animal ou vegetal, por conseguinte o uso dessa fonte tem e deve ser sempre controlada, para não agredir o meio ambiente bruscamente, a parte mais legal dessa área é que a energia é obtida através da combustão da lenha, do bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, entre várias outras matérias. Essa área é uma excelente escolha pelo fato

das empresas estarem investindo em profissionais, que atuam na melhoria dessa produção energética.

●        Produção de móveis e esquadrias (portas, janelas, portões, etc.)

A indústria moveleira é um excelente ramo para os apaixonados por móveis de plantão, além de ter um futuro promissor é uma das carreiras mais satisfatória de se mexer, ter um futuro autônomo, elaborar sua linha de móveis é um alavanque na vida profissional e tanto, requer criatividade e muito bom gosto essa área, é conhecida como um setor próspero e de grande abrangência lucrativa, esse setor tem o olhar ambiental nas fabricações dando ao consumidor um móvel de durabilidade,qualidade e se for da sua preferência único.

  • Assessoria técnica no setor madeireiro

Hoje em dia como já visto falta mão de obra capacitada para o manejo das florestas, então isso faz com que a cadeia produtiva do país seja precária, precisa de profissionais qualificados nessa área para a elaboração de projetos para plano de manejo, para que o crescimento dessa área seja de grande valorização e extrema importância visando diminuir os impactos ambientais causados pelo manejo.

  • Consultoria ambiental

Atualmente tudo visa o meio ambiente, essa é uma das áreas de mais agrado aos ecológicos, pensar de forma sustentável e de maneira correta é uma grande valorização desse profissional, ter um jeito novo de pensar e um método novo de fazer, nunca foi tão importante assim, esse profissional deve elaborar projetos que sejam lucrativos para a indústria madeireira mas de forma que não agrida tanto ao meio ambiente, solucionar problemas que englobam o meio ambiente é o seu forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (110.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com