TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à medida de nível

Tese: Introdução à medida de nível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Medição de Nível

É uma das variáveis mais comuns e mais amplamente utilizadas em aplicações industriais.

A medida de nível é definida como a determinação da posição de uma interface de dois meios. Usualmente, um desses meios é líquido, mas eles podem ser sólidos ou a combinação de ambos.

Existe uma grande variedade de sistema de medição de nível, cada um com suas vantagens e limitações. A seleção do sistema de medição a ser utilizado deverá considerar as características específicas da aplicação, o tipo de produto cujo nível se quer medir, a precisão desejada, custos e demais restrições existentes.

Os dispositivos de medição medem ou a posição da superfície do líquido sobre um ponto de referência ou a altura hidrostática criada pelo líquido cuja superfície se deseja conhecer. Baseado nesses dois princípios, os medidores de nível são classificados como:

O método de medição direta é a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida.

E o método de medição indireta é o tipo de medição que se faz para determinar o nível em função de uma segunda variável.

Introdução à Medição de Vazão

Não se precisa ir muito longe para ver o uso da medição de vazão. O hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível são exemplos comuns no dia a dia das pessoas. Em muitos processos industriais, ela é necessária, sem a qual dificilmente poderiam ser controlados ou operados de forma segura e eficiente.

Na História, grandes nomes marcaram suas contribuições. Provavelmente a primeira foi dada por Leonardo da Vinci que, em 1502, observou que a quantidade de água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação e outros. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.

Existe uma variedade de tipos de medidores de vazão, simples e sofisticados, para as mais diversas aplicações. O tipo a usar sempre dependerá do fluido, do seu estado físico (líquido ou gás), das características de precisão e confiabilidades desejadas e de outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com