TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUST IN TIME

Por:   •  7/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA[pic 1]

CAMPUS RIO PARANAIBA/MG

JUST IN TIME

Discentes:  Elimar Teixeira Freitas – 5198

Fábio Henrique Moreira – 5850

Beatriz Ximenes Brandão – 5855

Isac Pereira Baia – 5862

João Victor de Melo Oliveira Barbosa – 5866

   Docente: Fátima M. de Souza Lima

Rio Paranaíba, 07 de maio de 2018.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo uma introdução ao método Just In Time, uma técnica de gestão de produção. O objetivo é apresentar o método de planejamento, a filosofia por detrás e o modo como surgiu.

        Procuramos mostrar de uma forma bastante resumida e precisa, que a filosofia pode ser traduzida em: produção sem estoques, eliminação dos desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo. Este sistema da cultura japonesa composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa, que tem por objetivo a melhoria contínua do processo produtivo.

SURGIMENTO DO JUST IN TIME

O Just in time surgiu no princípio dos anos 50 no Japão, sendo o seu início creditado a Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura especifica de modelos de veículos com o mínimo de atraso.

Como se sabe o Japão é pequeno, muito populoso e pobre em recursos. É por isso que o princípio base do Just In Time é evitar enormes armazéns de estoque e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.

O QUE É O JUSTIN IN TIME

Just in time pode ser definido no seu conceito mais básico como a melhoria      continua do processo produtivo através de produção de algo sem desperdício de matéria-prima, ele solicita e utiliza somente itens necessários a produção na quantidade e no momento exatos em que são necessários para o consumo num determinado período, assim fabricando nas quantidades exatas solicitada pelos clientes.

Existem várias frases e termos para descrever a abordagem JIT como por exemplo:

_ Manufatura enxuta.

_ Manufatura de fluxo continuo.

_ Manufatura de alto valor agregado.

_ Produção sem estoque.

_Guerra ao desperdício.

_ Manufatura Veloz.

_ Manufatura de tempo de ciclo reduzido.

ABORDAGEM TRADICIONAL x JUST IN TIME

Abordagem tradicional: Dizemos que a produção é empurrada, ou seja, primeiro se produz para depois tentar vender o produto.

Just In Time(JIT): No sistema JIT a acontece o contrário.  A produção e puxada a partir do pedido do cliente, na quantidade certa e na hora certas.

[pic 2]

A redução do nível de estoque (água) permite que a gerência (navio) veja os problemas (pedras) e procure reduzi-los.[pic 3]


VANTAGENS DO MÉTODO JUST IN TIME

  • Custos: Dados os custos dos equipamentos, materiais e mão-de-obra, o Just intime procura que eles sejam reduzidos ao essencialmente necessário. As características do sistema Just in Time, o planeamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivo favorecem redução dos desperdícios. Existe também uma redução significativa dos tempos de preparação, além da redução dos tempos de movimentação.
  • Qualidade: Just in Time evita que os defeitos fluam ao longo do processo produtivo. O único nível aceitável de defeitos é zero, motivando a procura das causas dos problemas e das soluções que eliminem essas mesmas causas. Os colaboradores são treinados em todas as tarefas que executem, incluindo a verificação da qualidade (sabem, portanto, o que é um produto com qualidade como produzi-lo). Também, se um lote inteiro for produzido com peças defeituosas, o tamanho reduzido dos lotes minimizará os produtos afetados.
  • Flexibilidade: Especialmente importante para que se consiga produzir em lotes pequenos, atingindo-se fluxo rápido e lead times curtos.
  • Confiabilidade: É um pré-requisito para um fluxo rápido ou, olhando por outro lado, é muito difícil atingir o fluxo rápido, se o fornecimento de componentes ou os equipamentos não são confiáveis.
  • Velocidade: A flexibilidade, o baixo nível de estoques e a redução dos tempos permitem que o ciclo de produção seja curto e o fluxo veloz.  A prática de diferenciar os produtos na montagem final, a partir de componentes padronizados, de acordo com as técnicas de projeto adequado de manufatura e projeto adequado à montagem, permite entregar os produtos em vários prazos mais curtos.

LIMITAÇÕES DO SISTEMA JUST IN TIME

As principais limitações do sistema Just In Time estão ligadas à flexibilidade do sistema produtivo, no que se refere à variedade dos produtos oferecidos ao mercado e a variação da procura em curto prazo. Sistema Just In Time requer a procura seja estável em curto prazo para que se consiga um balanceamento adequado balanceamento adequado dos recursos, possibilitando um fluxo de materiais contínuo e suave. Caso a procura seja muito instável, há a necessidade de manutenção de stocks de produtos acabados a um nível tal que permita que a procura efetivamente sentida pelo sistema produtivo tenha certa estabilidade.

TEORIA DA ALTA DEPENDÊNCIA:

Ela é derivada parcialmente da lógica que usamos anteriormente para descrever os benéficos de ter baixos estoques. Com altos estoques isolando cada estágio do processo produtivo, a dependência de cada etapa em relação as demais era baixa. Retire os estoques e sua dependência mutua aumenta.

A prática JIT de dar autonomia aos funcionários de "chão de fábrica" torna a empresa dependente de suas ações. O uso do conceito de cliente interno formaliza a dependência entre todas as partes da operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (443.1 Kb)   docx (586.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com