TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Educativo - MPS.BR

Dissertações: Jogo Educativo - MPS.BR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 6

Modelo para A2. Desenvolvimento de um Jogo Educacional

Nome: Dilaila C. L. Soares. Matríc.: 201306141

Silvana Vieira Ramos. Matríc.: 201306148

Nome do jogo MPS.BR-Game v1.0

Informações gerais

Website

Referências de publicações

Breve descrição Desenvolvido com o objetivo de reforçar a lembrança e a compreensão de conceitos básicos do MPS.BR, o jogo MPS.BR-Game v1.0 mostra o ambiente de uma empresa fictícia especializada no desenvolvimento de softwares para o ramo hoteleiro chamada BalaSoft. O jogo consiste em acertar os processos de cada nível do jogo acerca do modelo MPS.BR. Quanto maior o acerto maior será a pontuação. A certificação A só será entregue caso a empresa BalaSoft tenha atingido determinada quantidade de pontos no total. Conquistar a certificação A significa vencer o jogo.

Foto/Screenshot

Línguas disponíveis Português

Licença (p.ex. Creative Commons)

Custo de aquisição/confecção (R$)

Caracterização em termos de aprendizagem

Área de conhecimento Software Quality

Tipo de competência Conhecimento em MPS.BR, Qualidade de Software

Nível de aprendizagem Conhecimento: induz a conhecer os processos e níveis do modelo MPS.BR.

Atitude: O jogador quer avançar de nível para conquistar a certificação A.

Objetivo de aprendizagem Reforçar a lembrança e a compreensão d os níveis do MPS.BR e seus respectivos processos.

Público alvo Profissionais, estudantes de curso do ensino técnico, de graduação e pós-graduação em computação.

Contexto (universidade, escolar, empresa)

Modo de aplicação Em sala de aula

Organização dos alunos Individual

Caracterização em termos de jogo

Meio Eletrônico

Tipo Desktop e Online

Gênero Aventura

Lista de materiais do jogo Necessita um computador com plugin do Adobe Flash

Passos do jogo O jogador (implementador do MPS.BR) deverá ir até a empresa BalaSoft para implementar o modelo do MPS.BR. Ao chegar na empresa a porta não abre. Para abri-la o jogador precisa ler (clicar) o Guia de Implementação localizado na Banca de Revistas chamada News.

Chegando à empresa BalaSoft o jogador se depara com sete portas que significam cada um dos sete níveis do MPS.BR e propositalmente também os níveis do jogo. O jogador apenas conseguirá abrir a porta do nível correspondente.

Ao abrir a porta correta, o jogador se depara com o escritório do primeiro nível (nível G) do MPS.BR e também o primeiro nível do jogo. As outras portas permanecerão trancadas. Caso o jogador abra a porta incorreta aparecerá uma mensagem informando que deve ser seguida a ordem do modelo de maturidade.

Cada escritório é formado por três funcionários que ficam aguardando o jogador distribuir os processos para serem executados. Cada processo executado corretamente receberá uma pontuação. Caso o jogador coloque algum processo errado para ser executado será adicionada uma pontuação negativa.

Enquanto o jogador não escolher os processos corretamente para serem executados, o nível não será avançado. Quando todos os processos de todos os níveis forem executados aparecerá uma seta indicativa para o jogador sair da empresa deixando subentendido que a instituição que implementa (representado pelo jogador implementador) não pode ser a mesma que avalia. Ao sair da empresa o jogador deve se dirigir a Instituição Avaliadora para então clicar no selo que simboliza a tão almejada certificação do nível A do MPS.BR.

A certificação só será entregue caso a empresa BalaSoft tenha atingido determinada quantidade de acertos no total de todos os processos executados em cada nível. A certificação neste caso significa vencer no jogo.

Feedback aos aprendizes/Debriefing Mensagens indicativas de erro.

Mensagem no final do jogo sobre o desempenho do jogador.

Caso a pontuação do jogador seja abaixo:

Menos que 500 pontos aparecerá uma mensagem dizendo a pontuação e o pedido para refazer o jogo. Não recebe certificado.

Mais de 500 e menos de 800 – mensagem dizendo que foi satisfatório, mas pode melhorar sua pontuação e que pode pegar o certificado.

Acima de 800 – Parabeniza o jogador e recebe a certificação.

Duração do jogo 30 min

Processo de desenvolvimento

Breve descrição do processo de desenvolvimento adotado e/ou referência a um processo/método utilizado Para o desenvolvimento dos gráficos será utilizada a plataforma Flash CS6. E como linguagem de programação Action Script 2.

Avaliação empírica

Objetivo(s) da avaliação Fazer com que o jogador conheça os níveis e seus respectivos processos do modelo de maturidade MPS.BR .

Tipo de estudo Esse jogo foi avaliado usando grupo de controle

Nível de avaliação O jogo foi avaliado com base no modelo de Kirkpatrick com foco no nível 1 (reação). Foram respondidos questionários após a aplicação do jogo no curso de Estratégias de Ensino na Engenharia de Software do Programa de Graduação de Ciência da Computação da UFSC durante o 2º semestre de 2013.

Tamanho da amostra

Principais resultados O jogo ajuda o aluno a memorizar os processos e seus respectivos níveis apresentados de forma mais atrativa em relação aos exercícios tradicionais.

Avaliação pessoal

Pontuação 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com