TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software com a introdução do modelo MPS-BR

Monografia: Software com a introdução do modelo MPS-BR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Monografia  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA

1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O investimento em modelos de melhoria de processos é uma necessidade das empresas atuais, devido à forte demanda do mercado por software mais confiável e com maior qualidade. Desta forma, é importante avaliar os resultados obtidos pelas empresas que adotaram tais modelos para identificar as melhorias constatadas após a adoção dos modelos.

2. OBJETO

2.1. PROBLEMA

Há décadas a indústria do software se depara com problemas sérios nos projetos de desenvolvimento de software. Os projetos dificilmente terminam no prazo, muitos são abandonados, e os que finalmente conseguem chegar à sua conclusão muitas vezes não atendem a expectativa do cliente e precisam ser revisados várias vezes até que possam finalmente ser utilizados. Isso acarreta um alto custo de retrabalho que pode até determinar a sobrevivência ou não das empresas de software.

Por outro lado, existem diversos estudos sobre metodologias para melhoria do processo de produção de software, em particular aqui no Brasil o programa MPS-BR desenvolveu um modelo de referência que objetiva apoiar as empresas para que elas possam melhorar seus processos e assim minimizar os problemas da área de desenvolvimento.

Com o avanço do número de empresas que implementaram o modelo proposto pelo programa MPS-BR, faz-se interessante levantar os resultados obtidos nas mesmas, após a implementação do modelo.

2.2. HIPÓTESE

Espera-se que com o aumento da maturidade da empresa, seja possível obter diversos ganhos de previsibilidade, com os orçamentos e estimativas do início dos projetos ficando cada vez mais próximos do real consumo de recursos. Além disso, espera-se que a qualidade dos produtos finais seja aprimorada.

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

Identificar as melhorias constatadas nas empresas que desenvolvem software com a implementação do modelo MPS-BR

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Revisar os conceitos do modelo MPS

• Elaborar um questionário para ser aplicado nas empresas avaliadas

• Aplicar o questionário e tabular os resultados

• Anotar as conclusões a respeito dos dados obtidos.

4. JUSTIFICATIVA

A necessidade crescente de melhorar os processos e aprimorar a qualidade dos produtos tem levado várias empresas a investir em modelos como o MPS-BR. No entanto, essa iniciativa tem custos associados e o próprio projeto de implementação do modelo pode ser abandonado ou nunca iniciado, por falta de apoio da alta direção que não possui informações sobre os resultados obtidos nas empresas que já implementaram o modelo

Dessa forma, esse estudo pode ser uma boa fonte de informações que levarão mais e mais empresas a investirem em metodologias para melhoria de seus processos.

5. DISCUSSÃO TEÓRICA

O modelo MPS foi criado com o objetivo de disponibilizar mecanismos para que as empresas de software brasileiras, em especial as de pequeno e médio porte, possam melhorar seus processos de desenvolvimento de software e dessa forma alcançarem patamares maiores de qualidade. Ele é um dos produtos resultantes do programa MPS, criado em dezembro de 2003, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), que conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O modelo MPS estabelece um modelo de processos de software e um método de avaliação de processos. Esta estrutura fornece sustentação e garante que o modelo MPS esteja sendo empregado de forma coerente com as suas definições. O modelo MPS estabelece também um modelo de negócio para apoiar a sua adoção pelas empresas brasileiras desenvolvedoras de software.

A base técnica para a construção e aprimoramento deste modelo de melhoria e avaliação de processo de software é composta pelas normas ISO/IEC 12207:2008 [ISO/IEC, 2008a] e ISO/IEC 15504-2 [ISO/IEC, 2003]. Uma avaliação MPS é realizada utilizando o processo e o método de avaliação MA-MPS descritos no guia de avaliação. Uma avaliação MPS verifica a conformidade de uma organização/unidade organizacional aos processos do MR-MPS. O modelo MPS é definido em consonância com a Norma Internacional ISO/IEC 12207:2008 [ISO/IEC, 2008a], adaptando-a às necessidades da comunidade de interesse.

O modelo MPS está dividido em três (3) componentes, conforme descrito na figura abaixo: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de guias e/ou documentos do modelo MPS.

O Modelo de Referência MR-MPS contém os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o MR-MPS. Ele contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo. O MR-MPS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com