TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Educativo

Exames: Jogos Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria Verbal Significativa

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel.

A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas idéias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. .Pode ocorrer de três formas diferentes, sendo através de representações, conceitos ou de proposições.

A aprendizagem por representações ocorre quando a criança adquire um vocabulário novo. Primeiramente ela aprende as palavras que representam os objetos reais e significativos, porém ela ainda não os classifica.

A aprendizagem por conceituação ocorre quando a criança aprende determinadas palavras como exemplo, papai e sabe diferenciar que essa palavra pode ser usada para seu pai e todos os outros existentes. Em relação a proposições, se trata de quando o individuo conhece o significado dos conceitos e já consegue formar frases.

Psicologia - Aspectos Conceituais

Jean Piaget criou a teoria da aprendizagem, abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo de maturação biológica. Para ele, há duas formas de aprendizagem. A primeira equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência , esse desenvolvimento é um processo espontâneo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações especificas ou a aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais.

No processo de desenvolvimento, Piaget definiu que as crianças se desenvolvem através de estágios, sendo eles:

Sensório- Motor – Período que vai do nascimento, até os 2anos de idade

Teoria genética da aprendizagem

PiagetTeoria genética da aprendizagem | * Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados. * Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio. * O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento | * Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar. * Estágios do desenvolvimento: sensório-motor ( do nascimento aos 02 anos) pré-operatório ( 02 a 06 anos) operatório-concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal(12 a 16 anos). |

VygotskyTeoria sócio cultural | * Desenvolvida por Vygotsky * As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura. * O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor- aluno * ZDP (Zona Desenvolvimento Proximal). | * A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade. * A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando a autonomia do aluno

Teoria Sociocultural

Vygotsky foi o principal expoente da Teoria Sociocultural que enfatiza o papel da interacção social no desenvolvimento do homem. Esta teoria concentra-se na relação causal entre a interacção social do indivíduo e o seu desenvolvimento cognitivo. Ou seja, o conhecimento é construído nas interacções dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interacções as principais promotoras da aprendizagem. O desenvolvimento e aprendizagem são processos activos, no qual existem acções intencionais mediadas por várias ferramentas.

Todas as outras funções superiores do intelecto desenvolvemse a partir da interacção social com base na linguagemPara Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal é considerada o ponto central da aprendizagem, onde se encontram as funções em processo de maturaçãoA influência de outros indivíduos, actuando como promotores do crescimento cognitivo de si mesmos e de outrem constituem a espinha dorsal da aprendizagem colaborativa. A pedagogia da Escola Nova e a Pedagogia Progressista, juntamente com as teorias cognitivas formuladas por Piaget e Vygotsky, formam, indubitavelmente, as bases da aprendizagem colaborativa. As teorias Cognitivas de Piaget e Vygotsky trouxeram uma nova compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com