TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Junorkaua1@live.com

Monografias: Junorkaua1@live.com. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema: Trens de Engrenagens.

Esta atividade é importante para que você conheça os principais esquemas de trens de engrenagens, concluindo assim a gama de conceitos propostos por esta ATPS. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre tipos de trens de engrenagens indicando suas respectivas aplicações. Para compreender melhor o assunto, visualizar no site, disponível em: <http://carros.hsw.uol.com.br/relacao-de-marchas3.htm>. Acesso em: 08 out. 2012.

Engenharia de Produção - 4ª Série - Mecânica Aplicada

Emanuel Benedito de Melo

Pág. 7 de 7

Figura 3- Esquema de Trens de engrenagens. Disponível em: < http://carros.hsw.uol.com.br/relacao-de-marchas3.htm >. Acesso em: 10 out. 2012

Passo 2 (Equipe)

Elaborar uma sequência de slides em consonância com o fluxograma do Passo 1 desta Etapa. Essa sequencia, junto ao fluxograma ajudará também na explanação do seminário.

Passo 3 (Equipe)

Procurar trazer diversos tipos de engrenagens que possam retratar melhor a explicação que vocês farão no seminário (Etapa 4). Uma dica é que possam procurar estas engrenagens em ferro-velho, descartes de oficinas, etc.

Passo 4 (Equipe)

Apresentar o seminário, como proposto no desafio. Lembrando que é uma apresentação voltada à capacitação de um setor de funcionários de uma empresa que produz engrenagens. Resenhar (Relatório 2) sobre a apresentação feita, explicitando sobre as contribuições que esta atividade trouxe ao grupo, e a sua formação de futuro engenheiro.

Livro-Texto da disciplina:

HIBBELER, Russel Charles. Dinâmica

Mecânica Aplicada

Tutoria de Mecânica Aplicada

1. A velocidade angular de um volante aumenta uniformemente de 15 rad/s para 60 rad/s em 80 s. Se o diâmetro volante é de 180 mm, determine os módulos dos componentes normal e tangencial da aceleração de um ponto de sua periferia, quando t = 80 s. Determine também a distância percorrida pelo ponto durante esse tempo. 2. A velocidade angular do disco é definida por  = (5t2 + 2) rad/s, onde t é dado em segundos. Determine os módulos da velocidade e da aceleração do ponto A do disco quando t = 0,5 s.

3. Imediatamente após o ventilador ter sido ligado, o motor comunica às lâminas uma aceleração angular  = (20e-0,6t) rad/s2, onde t é dado em segundos. Determine a velocidade escalar da ponta P de uma das lâminas quando t = 3 s. Quantas revoluções são realizadas em 3 s? As lâminas estão em repouso em t = 0.

4. Em virtude de um aumento de potência, o motor M gira o eixo A com aceleração angular  = (0,062) rad/s2, onde  é dado em radianos. Se o eixo estava girando inicialmente a uma velocidade angular 0 = 50 rad/s, determine a velocidade angular do eixo B após esse eixo ter sofrido um deslocamento angular  = 10 rev.

Prof. Ismael Freire – Faculdade Anhanguera de Jundiaí – FPJ – 2º Semestre de 2011

1

Mecânica Aplicada

Tutoria de Mecânica Aplicada

5. O gancho movimenta-se a partir dorepouso com aceleração de 40 mm/s2. Se ele está preso a uma corda enrolada no tambor, determine a aceleração angular do tambor e sua velocidade angular após se completarem 10 rev. Quantas revoluções ocorrerão se o gancho continuar em movimento em 4 s?

6. O disco movimentado pelo motor tem sua posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com