TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN: O FINO TRATO DE TIFFANY EM UM LIVING

Por:   •  10/6/2015  •  Artigo  •  7.672 Palavras (31 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 31

O FINO TRATO DE TIFFANY EM UM LIVING 

THE FINE TRACT TIFFANY IN A LIVING

Letícia Beatriz Santos[1]

Diva de Mello Rossini[2] 

RESUMO: Este artigo mostra os estudos desenvolvidos na disciplina de Planejamento de Ambientação de Espaços do Curso Tecnólogo em Design de Interiores da Universidade do Vale do Itajaí. Trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória com caráter qualitativo que auxiliou a criação do projeto de ambientação de um living, promovendo uma decoração dosada entre o luxo sedutor e os detalhes do design elegante e exclusivo. Inspirado no conceito Tiffany Style, projetou-se um living, situado no norte da ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, na praia de Jurerê Internacional, para um jovem casal paulistano, representando o gosto requintado, a exclusividade, o aconchego, receptividade, seus hábitos diários e exigência da classe social. Esta ambientação baseia-se em conceitos de referência, tais como grandes profissionais do design, respeitando conceitos ergonômicos, luminotécnicos e automação, unindo funcionalidade e conforto. Com o interesse devido às experiências que se obtiveram durante o curso de design de interiores, seguindo-se o estilo da principal design atuante da Tiffany & Co, a designer italiana Elsa Peretti, a qual propõe à marca peças mais limpas, com linhas suaves e modernas, foi desenvolvido este projeto harmonizando as pesquisas realizadas com a personalidade dos clientes. Desse modo, têm-se que, dentro das limitações do projeto e dos processos de pesquisa, traçaram-se a ambientação baseando-se em conceitos ergonômicos, de iluminação e de automação que aperfeiçoaram a funcionalidade e o conforto, associados aos princípios de elegância, luxo e exclusividade, desenvolvidos pela Tiffany, harmonizados com a personalidade do casal de clientes.

Palavras chave: Design de Interiores. Living integrado. Exclusividade.

ABSTRACT:  This article shows the studies in the discipline of planning Atmosphere Space Technologist Course in Interior Design from the University of Vale do Itajaí. This is an applied research and exploratory qualitative character that helped create the ambiance of a project living, promoting décor dosed between luxury and alluring design details elegant and exclusive. Tiffany Style Inspired by the concept, designed to be a living, situated in the north of the island of Santa Catarina, Florianópolis, on the beach Jurere, for a young couple São Paulo, representing the exquisite taste, the uniqueness, the warmth, responsiveness, their daily habits and demand of social class. This setting is based on concepts of reference, such as large design professionals, respecting ergonomic concepts, luminotécnicos and automation, combining functionality and comfort. With interest due to experiences that were obtained during the course of interior design, following the style of the main active design of Tiffany & Co, the Italian designer Elsa Peretti, which proposes to brand cleaner parts, with smooth lines and modern, this project was developed by harmonizing the research with the personality of the clients. Thus, they have to be within the limitations of design and research processes, were traced ambiance based on ergonomic concepts, lighting and automation that greatly improved functionality and comfort associated with the principles of elegance, luxury and exclusively developed by Tiffany, harmonized with the personality of the couple of clients.

Keywords: Interior Design. Living integrated. Exclusivity.

INTRODUÇÃO

O luxo está na moda do dia a dia, nas tendências, assim como usar marcas reconhecidas, cujo mercado vem sendo o paraíso dos maiores investidores de produtos suntuosos. Por outro lado, os consumidores deste privilegiado segmento acabam sendo leais aos seus gostos requintados, adorando as marcas pelas quais se dispõem a pagar um preço supervalorizado, como troca para aquisição dos valores que nelas percebem propiciando-lhes satisfação da autoestima e a expressão de um alto status socioeconômico.

No entanto, para Michael Kowalski, o presidente da marca Tiffany, luxo não tem nada a ver com preço e não é exclusivo dos muito ricos.  Não existe apenas o luxo, o verdadeiro luxo é o design, que pode ser apreciado por qualquer um que tenha inteligência e sensibilidade. Não é apenas uma questão de renda e preço. Explica Kowalski que a marca Tiffany tem joias de prata que custam 200 dólares e também já existiram peças que foram vendidas por 6 milhões de dólares. Isso mostra a intenção da pessoa ter acesso à exclusividade atrelada à qualidade disponibilizada nos produtos da Tiffany pela criatividade do design. (REVISTA EXAME, 2013).

Neste contexto, este trabalho apresenta a proposta de ambientação, em nível de projeto desenvolvido, de um living residencial para um jovem casal inspirado no fino trato da terceira maior rede de joalheria do mundo, a Tiffany & Co. Marca reconhecida mundialmente pela ampla linha de produtos que inclui, além das reluzentes joias, pratarias, porcelanas chinesas, cristais, presentes finos, relógios e perfumes.

O living localiza-se no Edifício Al Mare, Avenida dos Búzios com Passeio dos Namorados, na Ilha de Florianópolis, Praia de Jurerê Internacional. Um conceito novo de empreendimento, moderno e exuberante, com janelas panorâmicas que integram os ambientes, usando os encantos da paisagem externa, amplo terraço com piscina de borda infinita que possibilita o desfrutar de uma vida ao ar livre unido ao living, 4 amplas suítes, lavabo, cozinha, área de serviço, despensa e 3 vagas de garagem.

Tendo-se como base o desenvolvimento da criatividade do luxo do design, do requinte e exclusividade, para a realização do projeto definiram-se como objetivos específicos: realizar o levantamento das reais necessidades para o ambiente e os clientes; caracterizar as principais influências no estilo do conceito; interpretar junto ao projeto a sofisticação, funcionalidade nos mínimos detalhes e o estilo de vida dos usuários; aplicar conceitos ergonômicos; escolher materiais, revestimentos e peças com diferencial; planejar automação do espaço; fazer a união da temática ao conceito; propor projeto de piso, forro e iluminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (620.4 Kb)   docx (302.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com