TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kanban

Monografias: Kanban. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Kanban

O Kanban é sistema de gestão, trata-se de uma simbologia visual usada na indústria para registrar ações.

A palavra que tem origem japonesa pode ser traduzida como “cartão visual”. No Brasil, o sistema Kaban é uma técnica bastante difundida, desde os anos 1980, quando começou a ser aplicada para a gestão de estoque e controle de fluxo de peças, por isso, recebe também o nome de gestão visual.

Essa metodologia foi criada pela empresa Toyota e integra o famoso sistema Toyota de produção, estando relacionada a sistemas puxados e ao conceito de entrega ”Just in time”, termo esse que embora seja confundido com o sistema Kanban, não significa a mesma técnica.

Os cartões usados pelas empresas que empregam o método representam a necessidade de peças e itens para o processo produtivo e podem ser utilizados em meio impresso ou mesmo com luzes coloridas. O objetivo principal que define o que é sistema Kanban é permitir uma fina sintonia entre a gestão do estoque e a produção.

Para tanto, coloca-se um Kanban num local específico da linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se inicia um novo pedido para mais peças. Ou seja, o Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças.

Funcionamento

Esses quadros e cartões visuais integram o sistema Kanban, que ajudam os trabalhadores a planejarem a produção na indústria e a controlar o estoque. Assim, conforme a quantidade de cartões disponíveis nos quadros, são tomadas decisões, priorizando o que é mais importante, realizando setup de máquinas e até mesmo as paradas para manutenção.

O sistema Kanban é subdividido em dois tipos: o de produção e o de movimentação. Além disso, o sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção + Kanbans de Movimentação.

Kanban de Produção

Kanban de Produção é o cartão que autoriza a produção de determinada quantidade de um item. Os cartões circulam entre o setor fornecedor e a produção, sendo afixados junto às peças imediatamente após a produção e retirados depois que vai para o cliente. Em seguida, retorna ao processo para autorizar a produção e reposição dos itens consumidos.

Kanban de Movimentação

Kanban de Movimentação é denominado ainda de Kanban de Transporte, sendo um cartão (diferente do Kanban de Produção) que autoriza a movimentação física de peças entre o fornecedor e o cliente. Os cartões são afixados nos produtos, geralmente, o cartão de movimentação é afixado em substituição ao cartão de produção, e levados a outro processo ou local, onde são retirados e voltam à etapa inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com