TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAUDO DE AVALIAÇÃO URI ERECHIM ADAPTADO P ESTUDO

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 20

FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA - FURI

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI

LAUDO DE AVALIAÇÃO DO PRÉDIO DA URICEPP

CAMPUS DE ERECHIM

  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho consiste na avaliação de um imóvel de uma unidade da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), localizada no município de Erechim - RS, e que é de propriedade da Fundação Regional Integrada (FuRI). Este imóvel está localizado na rua Maranhão, número 560, próximo ao Campus principal, e consiste de um terreno onde encontra-se edificado um prédio de seis pavimentos denominado de Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP).

1.1 A URI

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões originou-se da cooperação técnico-científica de Instituições de Ensino Superior isoladas, integrantes do Distrito Geo-Educacional 38, possuindo assim, um modelo multicampi, com unidades nas cidades de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga, abrangendo aproximadamente 110 municípios e cerca de um milhão de habitantes, conforme pode ser observado na figura 1.[pic 1]

Figura 1 – Área de abrangência da URI

Na sua concepção, a URI é uma instituição comunitária que exerce uma função pública não estatal, de direito privado, mas não de propriedade privada. É uma instituição multicampi, comunitária, reconhecida pela portaria n° 708, de 19 de maio de 1992, com sede da administração superior na cidade de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Mantida pela Fundação Regional Integrada (FuRI), entidade de caráter técnico-educativo-cultural, de fins não lucrativos e pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.

No decorrer de sua trajetória, a busca e a concretização da marca institucional aconteceram no desempenho das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, inerentes à ação da URI. As especificidades no desempenho destas funções definem a missão e o atual perfil da URI – ser uma universidade pluralista, criadora e elaboradora de conhecimento, com qualidade, competência e seriedade, voltada para o desenvolvimento regional. É na identificação dos diferenciais, nas funções, nas atividades, nos propósitos que se define o caráter da URI: uma universidade regional integrada, comunitária, gerida pela comunidade acadêmica.

Todas as unidades da URI somam mais de 122 mil m2 de área construída, a qual abrange, dentre todas as instalações acadêmicas, 316 laboratórios e mais de 292 mil livros em todas as bibliotecas. No corpo docente são 1.021 professores atuando na educação básica e no ensino superior. Nos diversos setores da URI atuam 607 profissionais técnico-administrativos. No ensino, são 6 escolas básicas, 48 cursos de graduação, 93 cursos de especialização, 5 cursos de mestrado próprio e 3 interinstitucionais, e ainda, um curso de doutorado, o que resulta em mais de 17 mil alunos. Na pesquisa, são 89 grupos de pesquisa e mais de 200 projetos em andamento. Na extensão, são mais de 225 realizações entre programas, projetos e eventos, sendo que em 2007 foram totalizados mais de 70 mil serviços prestados à comunidade.

1.2 O MUNICÍPIO DE ERECHIM

As referências sobre o local onde se situa o município de Erechim datam do início do século XX onde os primeiros imigrantes europeus começaram a chegar, originando assim, o povoado de Paiol Grande. Os alemães, poloneses, italianos e israelitas foram os primeiros grupos étnicos a se estabelecerem nesta região. Em 30 de abril de 1918, o distrito de Paiol Grande se tornou município emancipando-se de Passo Fundo, que após várias denominações, passou a ser chamado de município de Erechim.

A cidade de Erechim está localizada a uma latitude de 27º38'03" e uma longitude de 52º16'26", estando a uma altitude de 783 m. Possui uma área de 431 km2 e uma população de 92.945 habitantes (IBGE, 2007). A microrregião de Erechim é pertencente à mesorregião Noroeste Rio-Grandense, a qual é composta por 30 municípios, possuindo uma população de 217.894 habitantes (IBGE, 2005), e uma área total de 5.730,341 km². A economia do município está baseada principalmente no setor de serviços e indústrias, figurando ainda o comércio e a produção primária.

1.3 A UNIDADE DA URI-ERECHIM

O ensino superior no município de Erechim iniciou em 1975 com a instalação da Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior (FAPES), com cursos nas áreas de Licenciatura e Ciências Sociais Aplicadas, vindo mais tarde a fazer parte da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Atualmente, o Campus da URI de Erechim ocupa três áreas distintas, denominadas de Campus I, Campus II e URICEPP.

O Campus I está situado próximo ao acesso principal da cidade, na Avenida Sete de Setembro, nº 1621, e possui 30.330,10 m² de área construída, totalizando um conjunto de 15 prédios em uma área de 137.064,66 m². Neste complexo estão localizados a parte Administrativa do Campus, 25 cursos de graduação, a Escola de Educação Básica, o Centro de Pós-Graduação, que oferece diversos cursos latu sensu nas áreas da Saúde; Agrárias; Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Exatas e da Terra; Humanas; Ciências Biológicas; e Engenharia e Ciência da Computação. Possui ainda o Curso de Mestrado em Ecologia e os Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Alimentos. Além disso, possui áreas específicas de prestação de serviços, pesquisa e atividades de extensão voltadas ao desenvolvimento regional.

O Campus II possui 508.000 m² de área e está localizado próximo a RS 331, saída para Gaurama, onde abriga os cursos de Engenharia Agrícola, de Engenharia Industrial Mecânica e a mini-usina de erva-mate.

O Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) está localizado na Rua Maranhão, 560, próximo ao Campus I. Consiste de um prédio de seis pavimentos onde estão instalados diversos laboratórios, a farmácia universitária, a clínica escola de nutrição e dietética, o centro de psicologia aplicada e a clínica escola de fisioterapia.

A figura 2 mostra uma vista aérea do Campus 1,de Erechim.

                        [pic 2]

Figura 2 – Vista aérea do Campus 1 de Erechim.

1.4 CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, SERVIÇOS E INFRA-ESTRUTURA DA REGIÃO

O imóvel está localizado na região Sul do Município de Erechim, na Rua Maranhão esquina com a Rua Sergipe, Bairro Bela Vista.  A figura 3 mostra o mapa de situação do Centro de Estágios e Práticas Profissionais – URICEPP. 

[pic 3]

   Figura 3 -  Mapa de Localização

A taxa de ocupação é alta, havendo poucos lotes vagos. A região é bem desenvolvida e urbanizada, contando com todos os serviços públicos e equipamentos urbanos existentes na cidade. A área circunvizinha ao imóvel avaliado dispõe de sistema viário pavimentado, transporte coletivo, coleta de resíduos sólidos, água potável, energia elétrica e telefone, comércio, posto de gasolina, supermercado, e atendimento hospitalar. Dispõe de rede coletora de esgoto.  A vizinhança é mista, residencial unifamiliar e de comércios, sem a proximidade de indústrias em seu entorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com