TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO E LAUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA URBANA E AMBIENTAL

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: N442 – LEGISLAÇÃO URBANA E AMBIENTAL

PROFESSOR: LUCAS GOMES DE SOUSA

ALUNOS: EDMAR MENDES DA SILVA FILHO – 0411780

FERNANDA LIRA – 1620962

GABRIEL BANDEIRA – 1620462

NAYARA BUENO – 1620444

PEDRO HENRIQUE – 1623629

ESTUDO E LAUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA URBANA E AMBIENTAL

INFORMAÇÕES GERAIS

ESPÉCIE: Laudo de Avaliação

OBJETO:Imóvel localizado à rua Pinto Madeira, Centro

FINALIDADE:Escritório de Arquitetura

DATA BASE DA AVALIAÇÃO:Junho de 2018

1.  CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Análise da Densidade de Ocupação: A região do Centro de Fortaleza é uma área predominantemente comercial, que abriga não apenas o comércio, mas também concentra um amplo número de prédios públicos e culturais, além de espaços públicos como igrejas e praças. A área que circunda o local de análise é densamente construída, podendo-se perceber que a parte sudoeste possui um maior número de edificações em relação às demais, além um grande espaço verde (Praça da Liberdade) voltado para o lazer.

Características da Região: O espaço de estudo compreende uma área que tem grande importância histórica para Fortaleza, estando localizado numa zona primordialmente residencial (que já foi considerada de alto padrão, e que abriga até hoje edificações e zonas de importância cultural patrimonial), mas que ganhou também, impulso comercial.

Durante o fim do século XIX e boa parte do século XX, Fortaleza passou por uma concentração de atividades diversificadas em torno dos bairros residenciais ainda em formação na região central da cidade. Isso implicou não apenas no desenvolvimento econômico da cidade, mas em pequenas mudanças na disposição estrutural de certos locais onde casas tradicionais passavam a servir de sede de


alguma atividade comercial, pois a cidade ainda não tinha condições naturais para construção de um Porto que pudesse suprir a maioria das atividades comerciais demandadas.

Por este motivo, houve investimento em atracadouros artificiais, e em torno destas áreas, casas residenciais passaram a servir de depósito para suprir a demanda de uma atividade comercial crescente. Porém, com a mudança do porto para a região do Mucuripe, entre as décadas de 1940 e 1950, a área sofreu um progressivo esvaziamento, e os imóveis, que foram ocupados como depósitos e salas, voltaram a servir de moradia, e também como novo foco para pequenos comércios e salas de prestação de serviço, dando início a um processo de reocupação e urbanização desorganizada.

Hoje, o que temos é um emaranhado de lojas e edificações, cada vez menos residências, e um crescimento evidente de zonas vazias, prédios abandonados ou com baixa ocupação. Apesar do fluxo constante de pessoas durante o dia, ao fim do horário comercial as ruas se esvaziam e a sensação de abandono se torna evidente.

Características do Entorno: O imóvel ao qual se destina esta avaliação está localizado numa área considerada nobre dentro do espaço do Centro. Fica em uma área que possui infraestrutura urbana de fácil acesso como, energia, água, esgoto, telefone e vias urbanas com presença de transportes públicos, facilitando a locomoção até o local, sem presença de itens que possam afetar a implantação do empreendimento. Seu entorno abraça espaços públicos bastante conhecidos, tais quais: o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, CDL de Fortaleza, SEFIN e Praça da Liberdade (Parque das Crianças).

[pic 2]

fig. 1: mapa de localização do imóvel


2.  TERRENO:

Descrição sumária do terreno: O local do projeto está situado na Zona de Ocupação Preferencial 1 (ZOP1) – Fração 30, Centro, na Rua Pinto Madeira (via coletora), esquina com a Av. Visconde do Rio Branco (arterial). Fica nos limites com a ZPA1, porém adequada às distâncias de construção. Atualmente o local corresponde a um estacionamento privado mas que será analisado o seu fracionado pelos proprietários - de acordo com o Plano Diretor - Lei de Parcelamento - capítulo V -, para receber o empreendimento. O terreno possui 17,35 metros de frente por 14,65 metros de fundo, aproximadamente 254 metros quadrados.

[pic 3]

fig. 2: mapa de situação


3.  O EMPREENDIMENTO:

Tipo do bem proposto: prestação de serviços (escritório de arquitetura)

Descrição sumária do bem: o projeto propõe um escritório de arquitetura, de um bloco com apenas um pavimento. Conta com três salas, recepção, dois lavabos, copa e duas vagas de estacionamento. A estrutura da edificação é de alvenaria independente por tijolo cerâmico, com telhado em fibrocimento, fechado por platibanda. O imóvel respeita os limites do recuo de acordo com a zona, assim como a altura para construção.

PARÂMETROS

LUOS

TERRENO EM ESTUDO

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO BÁSICO

3,0

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO MAX.

3,0

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO MIN.

0,25

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO

-

0,25

TAXA DE PERMEABILIDADE

30 %

76,57%

TAXA DE OCUPAÇÃO

60 %

23,43 %

ALTURA DA EDIFICAÇÃO

MAX. 72 m

5,5 m

ÁREA DE LOTE

MIN. 125 m²

258,57 mm²

TESTADA DE LOTE

MIN. 5 m

17,35 m

PROFUNDIDADE DE LOTE

MIN. 25 m

14,65 m

tab. 1: tabela comparativa


[pic 4]

fig. 3: planta de coberta

[pic 5]

fig. 4: planta baixa


 fig. 5: vista lateral

[pic 6]

fig. 6: perspectiva


4.  EXIGÊNCIAS LEGAIS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (702 Kb)   docx (468 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com