TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LER (Lesões por Esforços Repetitivos), DORT (Distúrbio os-teomuscular relacionado ao trabalho) e AMERT (afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho).

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE  SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 3]

CURSO DE BACHARELADO EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Lucas Santos Maia

RA: 1299104145

Mariana de Oliveira M Corrêa

RA: 9902001780

Sérgio Vitor Inoue

RA: 8484192838

Professor:

Gledson Gonçalves

Anhanguera Educacional

Gledson.golcalves@anhanguera.com


ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO

Pesquisa relacionada às doenças ocupacionais, LER (Lesões por Esforços Repetitivos), DORT (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) e AMERT (afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho).

RESUMO

As doenças relacionadas ao trabalho podem ser classificadas em várias formas, mas as mais habituais são: Lesão por esforço repetitivo (LER), Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e Afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho (AMERT), neste trabalho foram feitas pesquisas relacionadas a cada uma destas doenças e quais leis podem ser aplicadas pelo empregador para prevenção destas doenças.

Palavras-Chave: trabalho, doenças ocupacionais, lesões, prevenção.

ABSTRACT

The work-related diseases can be classified in many ways, but the most common are: Repetitive strain injury (RSI), musculoskeletal disorders related to work (MSDs) and musculoskeletal disorders related to work (AMERT), in this work were made related searches each of these diseases and laws which can be applied by the employer for the prevention of these diseases.

Keywords: work, occupational diseases, injuries, prevention.


  1. INTRODUÇÃO

Em pleno século XXI, as doenças relacionadas ao trabalho ainda são consideradas um grande problema de saúde pública e um dos mais complexos na área da saúde do trabalhador. Foi realizada uma pesquisa pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013, e esta aponta que 2,4% dos entrevistados referiram diagnóstico médico de doenças relacionadas ao trabalho. Considerando o universo de 146,3 milhões de pessoas com mais de 18 anos representado pela pesquisa, estima-se que cerca de 3,5 milhões de pessoas têm ou já tiveram essa doença diagnosticada.

Mesmo sendo doenças atuais, elas já se fazem presente há muito tempo, os relatos sobre distúrbios que afetam os trabalhadores começaram a ser descritos no século XVII pelo médico italiano Bernardino Ramazzini, este médico é considerado o pai da Medicina Ocupacional por ter escrito o primeiro tratado sobre enfermidades profissionais: De morbis artificum diatriba (1700).

Muitas pessoas trabalham em ambientes não muito acolhedores, e devido as características deste serviço, os trabalhadores podem vir a contrair doenças e até que fiquem incapacitadas para o trabalho, ou seja, cada tipo de trabalho, deve ser verificado todos os riscos para prevenção da saúde dos trabalhadores, muitos destes estão ficando doentes devido a muitos fatores, em que a grande questão pode estar se a doença surgiu no local de trabalho ou se o trabalhador já veio com esta predisposição a ter este tipo de anomalia, por esta causa é que muitas empresas fazem o exame admissional, para verificar as doenças que o trabalhador pode ter antes de entrar na empresa.

As doenças relacionadas ao trabalho podem ser classificadas em várias formas, mas as mais habituais são: Lesão por esforço repetitivo (LER), Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e Afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho (AMERT), neste trabalho foram feitas pesquisas relacionadas a cada uma destas doenças e quais leis podem ser aplicadas pelo empregador para prevenção destas doenças.

  1. LER

O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta frequência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar.

A LER é caracterizada por sensação de peso, mal estar, fadiga muscular e dor crônica, acompanhada ou não por alterações específicas como inflamação.  Teremos um caso de LER somente quando alguns destes sintomas a cima tiver como seu fator causador os movimentos repetitivos.

Quando associarmos os sintomas a atividade profissional desenvolvida, e atestarmos que em consequência do trabalho, realizado de forma errônea, tivemos o aparecimento da lesão, poderemos assim classifica-lo como LER de origem profissional.

A LER atinge principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro toráxico e síndrome do pronador redondo.

As pessoas que mais contraem LER são digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho.

  1. DORT

Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é muito confundida com a LER, porém LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.

  1. AMERT

As afecções musculoesqueléticas (AME) podem afetar diferentes partes do corpo, como, por exemplo, o cotovelo, mão, punho, joelho e a coluna vertebral. São dores que ocorrem no exercício de uma atividade profissional e, por isso, se designam “relacionadas ao trabalho” (AMERT). As lesões musculoesqueléticas dos membros superiores relacionadas com o trabalho (AMEMSRT) são as ocorrem com maior frequência, por exemplo, as atividades implicando tarefas repetitivas, a aplicação de força ou o trabalho que requeira posições das articulações muito “exigentes”.

As afecções musculoesqueléticas são encontradas principalmente em trabalhadores jovens que estão no auge de sua capacidade produtiva e são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho, levando à incapacidade temporária ou permanente, e gerando custos com pagamentos de indenizações, tanto no Brasil, como na maior parte dos países industrializados, com prejuízo para os sistemas de saúde e de seguridade social (SETTIMI; SILVESTRE, 1995).

As afecções musculoesqueléticas podem causar uma série de transtornos, sendo eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (404.2 Kb)   docx (999.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com