TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grandes Precursores da Geografia e Suas Práticas de Trabalho de Campo

Por:   •  30/5/2016  •  Dissertação  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Silvane Inês Caczmareki

Professor Orientador- Juliana Dummer

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Geografia (GED 174) -Prática do Estágio II

17/06/2015

RESUMO

O Trabalho que será apresentado tem como objetivo principal relatar a vivência do II Estágio. O titulo escolhido foi A Importância das Tecnologias no Ensino da Geografia, onde o tema é discutido mostrando os prós e contras em relação ao assunto. As aulas foram dadas sobre o conteúdo da Cartografia onde foi trabalhado com os alunos a iniciação aos estudos cartográficos. Este é um tema interessante, onde se pode mostrar o Universo de formas diferentes para que as aulas fossem interessantes e produtivas. Podem-se alcançar os objetivos propostos mesmo tendo algumas limitações em relação aos instrumentos tecnológicos que nem sempre está disponível, como internet, e computadores. Os alunos entenderam a matéria dada e pode-se ver resultados positivos.

Palavras-chave: Educação, Metodologia, Tecnologia.  

1 INTRODUÇÃO

O II Estágio compreendido por observação e regência onde o tema abordado nas aulas foi a iniciação dos estudos cartográficos, e seguindo a mesma linha de concentração que são as metodologias de ensino e aprendizagem de Geografia foi abordado juntamente com o tema das tecnologias o uso da Cartografia, onde se procurou mostrar como se tornam interessantes e bem mais abrangentes quando podemos utilizar de recursos tecnológicos. Infelizmente sabe-se que a maioria das escolas dispõe de pouco material tecnológico, onde não se podem alcançar muitas vezes todos os objetivos planejados pelos seguintes fatores: o pouco tempo disponibilizado para as aulas e a falta de material disponível para ser utilizado. Acredita-se que a Educação daria um grande passo a frente se pudesse contar com material tecnológico, onde os alunos tivessem acesso livre a uma sala informatizada com computadores e acesso á internet, com certeza seria uma ferramenta eficaz no ensino da Geografia.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A web é um recurso precioso para a Educação, pois coloca à disposição de estudantes e como é uma estrela, um planeta, o sol, enfim professores uma quantidade imensa de informação. Navegando na internet, é possível, por exemplo, visitar museus, universidades e bibliotecas do mundo inteiro, selecionando o que há de melhor em todas as áreas de culturas e conhecimentos. Professores e alunos podem manter-se atualizados e trocar experiências, sem contar que há uma quantidade de imagens disponíveis, onde o aluno pode ver exatamente, o universo.

Segundo Ribeiro (2010), a internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizado do mundo, através dela, pode-se descobrir fontes de informação que, virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas do conhecimento.

                                                                         

                     Adolescentes principalmente crianças não conseguem compreender o mundo sem a utilização da comunicação em tempo real, configurando-se como nativos Digitais. Em outras palavras, a tecnologia é totalmente incorporada no seu cotidiano, sendo utilizado como ferramenta útil nos estudos, na vida diária e como um poderoso espaço para o desenvolvimento de suas relações sociais, através da participação de comunidades virtuais. Dessa forma, a criança é um agente especial que interpreta seu mundo e sua vida de forma particular, através de múltiplas interações estabelecidas pelas crianças entre si e com adultos. (RIBEIRO, 2010. Pg. 17)

A obtenção de conhecimento adquirido durante uma aula prática é bem maior que o absorvido em uma aula teórica. Evidencia-se um processo de transformação constante tanto na vida social quanto na educacional, modificando ainda os espaços de ensinar e aprender. A Educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias que facilitem a Educação dos indivíduos. Segundo Moran (2006.p.36).

 As disciplinas, porém em Geografia ganham maior enfoque em virtude da dinamização do conteúdo ministrado na mesma. Ao entrar no Ensino Fundamental II os alunos passam a ter uma nova percepção do que Geografia, do que essa ciência estuda, e em virtude dessa perspectiva as mídias educacionais surgem de maneira a despertar o interesse desses alunos, fazendo com que compreendam muito melhor o que lhes é proposto. A Utilização das tecnologias educacionais viabiliza o processo de ensino e aprendizagem em toda a tecnologia é tão enriquecedora quando utilizada na Geografia e em especial na cartografia, pois se abre um leque de possibilidades em utilizá-la, desde abordagem espacial ate as características sociais decorrentes ao longo da história.                      

           Segundo a lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB), numero, 9394/96, em seu art.67, título VI, “a formação de profissionais da Educação... terá como fundamentos: I) a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço “ (BRSIL , 1996).

Kensky (2002) considera que a motivação dos alunos pode aumentar quando o professor constrói um clima de confiança, abertura e cordialidade, o que, em última instância, depende do modo como as tecnologias são percebidas e usadas. A internet é um instrumento que pode facilitar a mediação, uma vez que oferece informações abundantes para p processo de conhecimento. Portanto, não se trata apenas que dizer que incorporou e faz parte do seu cotidiano; é preciso muito mais: o professor tende estar aberto para pensar processos totalmente diferentes de construção do conhecimento.

Segundo Lévi (1996), a era atual das tecnologias da informação e comunicação estabelece uma nova forma de pensar sobre o mundo que vem substituindo princípios, valores, processos, produtos e instrumentos que mediam a ação do homem com o meio. O homem deixou de realizar inúmeras coisas que realiza há anos atrás. O computador faz em minutos, o que o homem demorava semanas ou meses para realizar.

2.1 VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Teve início no dia 18 de março de 2015, na turma do 80 ano do Ensino Fundamental onde foram observadas 15 horas de aula e mais 5 horas de regência. O tema proposto foi trabalhado através de matérias teóricas, onde se tratava de assuntos básicos da cartografia. Ex. Como se localizar na terra, foi explicado também assuntos como latitude, longitude, meridianos, paralelos, rosa dos ventos escalas, e fusos horários. Vendo a dificuldade mostrada pela turma em conseguir acompanhar o conteúdo, acabou-se ficando na teoria explicada, em exercícios de fixação e em vídeos, onde se pode ver que o assunto explicado através dos vídeos ficou bem mais esclarecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com