TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MÁQUINAS TÉRMICAS III

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE[pic 1]

CONSELHEIRO LAFAIETE

ENGENHARIA MECÂNICA

DONIZETE GONZAGA DE MEDEIROS

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MÁQUINAS TÉRMICAS III

Conselheiro Lafaiete

2016

DONIZETE GONZAGA DE MEDEIROS

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MÁQUINAS TÉRMICAS III

Lista de exercícios apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina de Máquinas Térmicas III.

Orientador: Prof. Nilo

Conselheiro Lafaiete

2016

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MÁQUINAS TÉRMICAS III

  1. Analisando os termos importantes para o entendimento do funcionamento dos sistemas de refrigeração podemos afirmar que absorção é ___________________. Marque a alternativa que complete está frase.
  1. (     ) Um recipiente contendo líquido para absorver vapor de refrigerante.
  2. (     ) Um recipiente contendo sólido para absorver vapor de refrigerante.
  3. (     ) Uma substância prontamente capaz de captar e reter humidade da atmosfera.
  4. (    ) Adesão de moléculas de gases ou substâncias dissolvidas, à superfície dos corpos  no estado líquido, resultando numa concentração de gás ou solução, no local de contato.
  5. ( x ) Adesão de moléculas de gases ou substâncias dissolvidas, à superfície dos corpos sólidos, resultando numa concentração de gás ou solução, no local de contato.

Justificativa: Absorção é adesão de moléculas de gases ou substâncias dissolvidas, à superfície dos corpos sólidos, resultando numa concentração de gás ou solução, no local de contato.

  1. São dispositivos através dos quais se faz o aproveitamento de parte do ar ou gases que são expelidos para o exterior, misturando-os depois com o ar novo que irá entrar no circuito, recuperando também parte da energia neles contida. Este dispositivo é conhecido como Caixa de Ventilação. Análise as opções abaixo e marque a alternativa que comprova se a afirmação e verdadeira ou falsa.
  1. (   ) Essa afirmativa é verdadeira, pois a caixa de ventilação acumula parte dos gases para serem aproveitadas quando o sistema necessitar.
  2. (   ) Essa afirmativa é verdadeira, pois é na caixa de ventilação é realizada a mistura do ar ou gás expelido com ar novo.
  3. (    ) Essa afirmativa é falsa, porque na verdade a mistura é feita dentro do compressor.
  4. ( x ) Essa afirmativa é falsa, porque na verdade o dispositivo que faz o aproveitamento de parte do ar ou gases que são expelidos para o exterior, misturando-os depois com o ar novo que irá entrar no circuito, recuperando também parte da energia neles contida. É a caixa de mistura.
  5. (   ) Essa afirmativa é falsa, porque na verdade o dispositivo que faz o aproveitamento de parte do ar ou gases que são expelidos para o exterior, misturando-os depois com o ar novo que irá entrar no circuito, recuperando também parte da energia neles contida. É a bomba de calor.

Justificativa: A caixa de mistura é o dispositivo que faz o aproveitamento de parte do ar ou gases que são expelidos para o exterior, misturando-os depois com o ar novo que irá entrar no circuito, recuperando também parte da energia neles contida.

  1. O ventilador é uma turbomáquina que recebe energia elétrica e mantém um fluxo contínuo de ar, ou outro gás, com uma determinada pressão. Quanto aos tipos de ventiladores encontrados em sistemas de refrigeração é correto dizer que os ventiladores centrífugos são os que ___________________________. Análise as opções abaixo e marque a que complete as informações sobre os ventiladores centrífugos.
  1. (     ) O ar entra no tubo capilar com uma trajetória essencialmente axial e sai com uma direção sensivelmente paralela a um plano radial.
  2. ( x ) O ar entra no rotor com uma trajetória essencialmente axial e sai com uma direção sensivelmente paralela a um plano radial.
  3. (     ) O ar entra no compressor com uma trajetória essencialmente axial e sai com uma direção sensivelmente paralela a um plano radial.
  4. (    ) O ar entra no ventilador com uma trajetória essencialmente axial e sai com uma direção sensivelmente paralela a um plano radial.
  5. (   ) O ar entra no rotor com uma trajetória essencialmente radial e sai com uma direção sensivelmente paralela a um plano axial.

Justificativa: Os ventiladores centrífugos são os que o ar entra no rotor com uma trajetória essencialmente axial e sai com uma direção sensivelmente paralela a um plano radial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com