TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE QUESTÕES DE GERÊNCIA DA PRODUÇÃO II

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 12

LISTA DE QUESTÕES DE GERÊNCIA DA PRODUÇÃO II

(DEZEMBRO 2014)

  1. Defina planejamento e controle. Diferencie os dois conceitos.

Planejamento e controle ocupa-se de gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer continuamente a demanda dos consumidores. Planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça no futuro. Um plano não garante que um evento vá realmente acontecer, pois os consumidores mudam de ideia sobre o que querem e quando querem, os fornecedores nem sempre entregam pontualmente, máquinas podem quebrar, problemas com funcionários. Controle é o processo de lidar com essas variações. Podem ser mudanças a curto prazo, intervenções para reorganizar as operações. Ou seja, ela faz os ajustes que permitem que a operação atinja os objetivos que o plano estabeleceu.

  1. Com relação à demanda, quais são os tipos de planejamento e controle. Exemplifique.

A longo prazo, onde usa previsões de demanda agregada, determina recursos de forma agregada e os objetivos estabelecidos são financeiros. A médio prazo, usa previsões de demanda desagregada, determina recursos e contingência e os objetivos são financeiros e operacionais.. A curto prazo, a previsão da demanda é totalmente desagregada, faz intervenções nos recursos e os objetivos são avaliados individualmente, ou seja, caso a caso. Incerteza na demanda: faz com que o planejamento e o controle sejam mais difíceis. Os eventos podem demorar mais que o esperado, atrasos, a demanda é imprevisível. A demanda também pode ser previsível, ou seja, a necessidade de controle será mínima. Demanda dependente e independente: a dependente é relativamente previsível devido à sua dependência de alguns fatores conhecidos. O planejamento e controle da demanda concentra-se nas consequências da demanda dentro da operação. A demanda independente terá que suprir a demanda sem ter qualquer visibilidade firme antecipada dos pedidos dos consumidores. Obter recursos-contra-pedido: é aquele que só começa o planejamento quando for requisitado. Ou seja, as operações só começarão a ser realizadas quando tudo estiver bem claro sobre o projeto. Fazer-contra-pedido: é aquele que já tem algo preparado, mas só começa a por em prática quando possui o pedido. Fazer-para-estoque: aquele que irá produzir antes mesmo de firmar o pedido, correndo o risco de prejuízo. Porém o custo de produção assim é mais barato.

  1. O que é razão P:D? Como varia essa razão de acordo com o tipo de planejamento e controle?

Método que compara o tempo total de espera dos consumidores, desde pedir o produto ou serviço e recebê-lo, tempo de demanda D, e o tempo de atravessamento total P. O tempo de atravessamento total é o tempo que a operação leva para obter os recursos, produzir e entregar o produto ou serviço. Algumas operações fabricam seus produtos e serviços com antecedência a qualquer demanda (fazer-para-estoque). O tempo de demanda D é a soma de todos os tempos, desde o pedido até a entrega. Já o tempo P envolve outros processos, como fazer, comprar, reabastecer, assim, o tempo de atravessamento total P é muito maior que o D. No caso de recursos-contra-pedido, D é o mesmo que P. Ambos incluem os ciclos de comprar, fazer e entregar. Em relação ao grau de especulação, cada tipo tem sua particularidade. No obter recursos-contra-pedido, P e D são iguais. Acelerar P irá reduzir D. No fazer-para-estoque, D seria reduzido somente se P fosse reduzido. Quanto maior for P comparado a D, maior será a proporção de atividades especulativas na operação, e assim, maior o risco.

  1. Defina seqüenciamento e apresente as regras mais usuais de prioridades no seqüenciamento.

Trata da ordem em que as decisões serão tomadas. As regras são: restrições físicas, onde trata da prioridade na forma de sequenciar produtos de acordo com proximidades físicas, exemplo são as tintas que são colocadas de tons mais claros pra escuros e papéis que são feitos de um tamanho menor para um maior, e não aleatoriamente. Essa forma de programar pela proximidade evita desperdícios; prioridade ao consumidor, é aquela que prioriza um consumidor ao outro, devido à sua importância ou fatores controversos; data prometida,  o trabalho é sequenciado de acordo com a data prometida de entrega, independente do tamanho de cada trabalho ou da importância de cada consumidor. Este tipo melhora a confiabilidade de entrega e a rapidez, entretanto a produtividade pode não ser ótima. LIFO, que é último a entrar, primeiro a sair, método que pode não ser bem visto em uma clínica por exemplo. FIFO, primeiro a entrar, primeiro sair, que respeita a ordem de chegada na entrega do produto. Operação mais longa, primeiro a tarefa de tempo total mais longo: é aquela que sequencia os trabalhos mais longos primeiramente. A vantagem é que ocupa os centros de trabalho por longos períodos. Operação mais curta, primeiro a tarefa de tempo total mais curto: utilizados quando se visa um rápido faturamento, solucionando problemas de caixa, colocando também as operações mais longas para o final.

  1. Defina sistema de planejamento e controle empurrado e sistema de planejamento e controle puxado. Qual a influência desses sistemas com relação a estoques?

O sistema de planejamento e controle empurrado tem as atividades programadas por meio de um sistema central e completadas em linhas com as instruções centrais. {MRP} Cada centro de trabalho empurra o trabalho, sem levar em consideração se o centro seguinte pode utilizá-lo. Em contrapartida, esse método gera tempo ocioso, filas e estoques. O sistema de planejamento puxado faz ligação entre a estação ‘fornecedor’ e ‘consumidor’, sendo a consumidor que puxa o trabalho da fornecedor. {funciona como um gatilho} Só há movimentação se a informação for passada, e quando passada já prepara a estação fornecedor para uma nova requisição. Os sistemas puxados são muito menos propensos ao acúmulo de estoques pois requisitam aquilo que será utilizado, já o empurrado, com qualquer tipo de atraso já gera um acúmulo considerável.

  1. Considere os trabalhos abaixo que devem ser seqüenciados. Proceda ao seqüenciamento, utilizando as seguintes regras de seqüenciamento: Data prometida, Operação mais curta, LIFO, FIFO, Operação mais Longa. Apresente os resultados.

Trabalhos

Tempo de processo      (dias)

Data prometida   (dias)

A

7

8

B

4

5

C

6

8

D

2

7

E

2

3

F

2

2

G

4

4

H

4

5

Data prometida:

Trabalhos        tempo proc          início            término        data prom           atraso

F

2

0

2

2

0

E

2

2

4

3

1

G

4

4

8

4

4

B

4

8

12

5

7

H

4

12

16

5

9

D

2

16

18

7

11

A

7

18

25

8

17

C

6

25

31

8

23

                                                                                                                    T: 72 M: 9

Operação mais curta:

Trabalhos        tempo proc          início            término        data prom          atraso

F

2

0

2

2

0

E

2

2

4

3

1

D

2

4

6

7

1

G

4

6

10

4

6

B

4

10

14

5

9

H

4

14

18

5

13

C

6

18

24

8

16

A

7

24

31

8

23

                                                                                                                  T: 69 M: 8,625

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com