TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVROS DE REDE DE COMPUTADORES

Projeto de pesquisa: LIVROS DE REDE DE COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

4 DESENVOLVIMENTO 4

4.1 LIVROS DE REDE DE COMPUTADORES 4,5

4.2 COMUNICABILIDADE 5

4.3 SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS E DE MÚLTIPLOS PROCESSADORES 5,6

4.4 SEGURANÇA EM CÓDIGO PHP 6,7

4.5 ESTUDOS DE CASO 7

5 CONCLUSÃO 8

6 REFERENCIAS 9

2 INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem por objetivo apresentar os conteúdos estudados nas disciplinas de: metodologia de ensino e pesquisa; projeto de sistemas; interface homem-computador; sistemas operacionais; redes de computadores e programação web. Tudo isso através de exemplos muito bem tratados e elaborados, trazendo novos conceitos em cada área citada, abordando de uma forma geral tudo que foi estudado no 5º semestre.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 LIVROS DE REDE DE COMPUTADORES

Livros de redes de computadores recomendados:

• CARISSIMI, Alexandre da Silva; ROCHOL, Juergen; GRANVILLE, Lisandro Zambenedetti. Redes de computadores: recurso eletrônico. Porto Alegre: Bookman, 2009;

• CARMONA, Tadeu. Treinamento avançado em redes de computadores. São Paulo: Digerati Books, 2006;

• COMER, Douglas E. Rede de computadores e Internet. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, c2007;

• COSTA, Daniel Gouveia. Administração de redes com scripts: Bash Script, Python e VBScript. Rio de Janeiro: Brasport, 2007;

• FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004;

• HAYKIN, Simon. Sistemas de comunicação: analógicos e digitais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001;

• JARDIM, Fernando de Moraes. Treinamento avançado em redes wireless. São Paulo: Digerati Books, 2007;

• ROSS, Júlio. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Antenna, 2008;

• KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down. 5. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2010.

4.2 COMUNICABILIDADE

A responsável pelo designer, através do seu discurso, deve apresentar aos seus usuários a lógica do design do que está por trás de um processamento, para que estes possam fazer uma interpretação do discurso compatível com o que foi definido pelo designer. A capacidade do designer em fazer esta comunicação se reflete na comunicabilidade do sistema

4.3 SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS E DE MÚLTIPLOS PROCESSADORES

Os sistemas multiprogramáveis são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis.

Neste tipo de sistema, por exemplo, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas.

A principal vantagem dos sistemas multiprogramáveis é a redução de custos em função da possibilidade de compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações. Além disso, sistemas multiprogramáveis possibilitam na média a redução total do tempo de execução das aplicações. Apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.

A partir do número de usuários que interagem com o sistema operacional, podemos classificar os sistemas multiprogramáveis como monousuário ou multiusuário.

Sistemas multiprogramáveis monousuário são encontrados em computadores pessoais e estações de trabalho, onde há apenas um único usuário interagindo com o sistema. Neste caso, existe a possibilidade de execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, como a edição de um texto, uma impressão e o acesso à Internet.

Sistemas multiprogramáveis multiusuário são ambientes interativos que possibilitam a diversos usuários conectarem-se ao sistema simultaneamente.

Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa podem ser classificados pela forma com que suas aplicações são gerenciadas, podendo ser divididos em sistemas batch, de tempo compartilhado ou de tempo real. Um sistema operacional pode suportar um ou mais desses tipos de processamento, dependendo de sua implementação.

4.4 SEGURANÇA EM CÓDIGOS PHP

A linguagem PHP, por ser muito flexível, normalmente é utilizada de forma insegura, tanto pelo desenvolvedor quanto pelos administradores de servidores de hospedagem. Existem diversas vulnerabilidade conhecidas, a sua grande maioria é de domínio público, facilmente encontradas na internet. Muitos sites possuem material que ensinam como explorar estas falhas. É comum vermos em registros de acessos a servidores públicos, que utilizam PHP, tentativas de explorar estas falhas. O PHP possui uma funcionalidade extremamente útil, que é a de aceitar URL´S (endereços de páginas, FTP, etc.) transparentemente em suas funções que acessam arquivos, estas funcionalidades são conhecidas por URL Wrapper. Ela deve ser desabilitada, apesar de ser útil para desenvolvedores incluírem uma página remota facilmente.

4 ESTUDO DE CASO

O cronograma das atividades:

• O Locador acessa o site da Internet para efetuar a reserva de um carro.

• Ao acessar, o Locador deve se identificar com o login e senha.

• O Locador escolhe a opção RDC. O sistema mostra a lista de carros disponíveis para reservar.

• O Locador preenche os dados da reserva do carro e confirma a sua operação.

• O sistema efetiva a reserva do carro para o Locador, e mostra o resultado de sucesso da operação.

5 CONCLUSÃO

Encerramos esta produção textual após ter sido apresentado conteúdos relacionados comunicabilidade, tratamos de aprofundar os conceitos referentes a sistemas, abordamos aqui algumas referências no ramo de segurança de algumas linguagens de programação como PHP, além de um estudo das ações da nossa locadora de livros.

6 REFERÊNCIAS

Livros:

• CARISSIMI, Alexandre da Silva; ROCHOL, Juergen; GRANVILLE, Lisandro Zambenedetti. Redes de computadores: recurso eletrônico. Porto Alegre: Bookman, 2009;

• FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004;

• HAYKIN, Simon. Sistemas de comunicação: analógicos e digitais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Sites:

• http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdesdk/umbrello/uml-basics.html;

• http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/uml/uml.htm;

• http://www.slideshare.net/lscrecente/tipos-de-sistemas-operacionais

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »