TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOCACAO DE VEICULO

Monografias: LOCACAO DE VEICULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  4.266 Palavras (18 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 18

O ESTUDO DO TEXTO

Nesta unidade conheceremos um pouco mais sobre a construção textual. Por ser um aprendizado demorado, muitos apresentam dificuldades para redigir um bom texto. Alguns escrevem com facilidade, porém têm dificuldade de atingir seus objetivos ou não conseguem ser claros.

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2011.

Além disso, a língua falada é a mais utilizada no nosso dia a dia, portanto, poucos são os que efetivamente praticam a escrita. Pensando nas dificuldades apresentadas pela maioria das pessoas, sejam escritores ou não, elaboramos este material de forma clara para que você conheça e compreenda os principais métodos para redigir um bom texto.

O texto escrito, quanto mais claro e coeso for, mais fácil será de compreendê-lo, sem deixarmos o leitor confuso com o que realmente queremos dizer. O ato de escrever é mais complexo do que a fala, pois quando falamos, podemos fazer inferências, como os gestos, podemos ratificar a fala, especificar melhor caso o interlocutor não compreenda o que queremos dizer, há a entonação e diversos outros fatores que facilitam a intermediação.

Para que, então, devemos escrever bem? A escrita tem funções sociais muito importantes. Transferir e preservar informações, por exemplo, é uma das principais funções da escrita. O que seria de nós se Camões não tivesse escrito seu poema “Os Lusíadas”? E se Pero Vaz de Caminha não tivesse escrito sua carta ao rei D. Manuel? Nós nem saberíamos que estas obras algum dia existiram.

Sabemos que hoje em dia há os computadores, as gravações e diversas outras formas de se registrar este tipo de informação, mas a escrita ainda continua sendo a principal delas.

Bem, agora que sabemos por que a escrita é importante, vamos adiante. Falamos de texto o tempo todo, mas afinal, caro leitor, o que é um texto? Vejamos:

De acordo com Maia (2009, p. 35), texto é

“uma mensagem: uma passagem falada ou escrita que forma um todo significativo independentemente de sua extensão. Os textos variam de acordo conforme as intenções do autor, podendo ser narrativos, descritivos, informativos, argumentativos, apelativos ou poéticos. Raramente um texto é construído com as características de um só tipo. O mais comum é encontrarmos os vários tipos em um só texto, por isso devemos observar qual a característica predominante. Um texto predominantemente narrativo pode ter passagens descritivas, informativas, argumentativas etc.”

NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO

Muito bem, companheiro de estudos, agora que já sabemos o que é um texto, vamos conhecer os três principais tipos. Começaremos pela descrição.

A descrição nada mais é do que apresentar características de algo ou de alguém. Estas características podem ser, no caso de pessoas, físicas (alto, magro, baixo, gordo, loiro, moreno) ou psicológicas (feliz, triste, angustiado, estressado etc.). Pode-se também descrever o tipo de vestimenta que a pessoa se encontra, enfim, tudo o que apresenta características é descrição. Veja o exemplo, retirado da obra O Primo Basílio, de Eça de Queiroz:

Era alto, magro, vestido todo de preto, com o pescoço entalado num colarinho direito. O rosto aguçado no queixo ia-se alargando até à calva, vasta e polida, um pouco amolgado no alto; tingia os cabelos que de uma orelha à outra lhe faziam colar por trás da nuca - e aquele preto lustroso dava, pelo contraste, mais brilho à calva; mas não tingia o bigode; tinha-o grisalho, farto, caído aos cantos da boca. Era muito pálido; nunca tirava as lunetas escuras. Tinha uma covinha no queixo, e as orelhas grandes muito despegadas do crânio. (Disponível em: <http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/>. Acesso em: 10 jan. 2011)

Já a narração é o ato de contar histórias com personagens e acontecimentos. Constantemente em nossa vida narramos fatos, sejam eles fictícios ou reais. O simples fato de contarmos ao nosso amigo como foi nosso dia é um exemplo de narração.

Para que haja narração, é necessário que haja um narrador. Em uma narração, o narrador pode ou não fazer parte da história. Ele pode contar a história como se fosse uma terceira pessoa, ou seja, como se ele apenas observasse o que acontece, ou fazer parte dela, contando fatos que o incluem e tendo falas. Veja um exemplo de narração retirada do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll (2002). Neste caso, o narrador não participa da história, apenas conta o que se passa:

Alice estava começando a ficar muito cansada de estar sentada ao lado de sua irmã e não ter nada para fazer: uma vez ou duas ela dava uma olhadinha no livro que a irmã lia, mas não havia figuras ou diálogos nele e “para que serve um livro”, pensou Alice, “sem figuras nem diálogos?” Então, ela pensava consigo mesma (tão bem quanto era possível naquele dia quente que a deixava sonolenta e estúpida) se o prazer de fazer um colar de margaridas era mais forte do que o esforço de ter de levantar e colher as margaridas, quando subitamente um Coelho Branco com olhos cor-de-rosa passou correndo perto dela. [...]

Já sabemos o que é uma narração e uma descrição. Vamos à dissertação. Dissertar, segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, é o ato de “expor um assunto de modo sistemático, abrangente e profundo, oralmente ou por escrito” (HOUAISS, 2004). Em uma dissertação, você deve escrever suas ideias sobre um assunto argumentando sobre elas, ou seja, defendendo seu ponto de vista acerca do tema. Geralmente a dissertação é o gênero textual solicitado em concursos e vestibulares.

CONCORDÂNCIA NOMINAL

A partir daqui falaremos um pouco sobre concordância. O nome concordância já nos remete ao ato de concordar, certo? Então, a concordância nominal é o ato de fazer com que toda palavra variável se adapte ao substantivo ao qual se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com