TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Implantação do Setor de Controladoria na Empresa J.R.G Locação de Veículos LTDA

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Centro Universitário Estácio do Ceará

Gestão Financeira e Controladoria

Teoria Geral da Controladoria

Controladoria I -  Gestão Estrutura de Custos e Capital de Giro

Professora: Cintia Vanessa Monteiro Germano

Projeto: Implantação do Setor de Controladoria na Empresa J.R.G Locação de Veículos LTDA

Felipe Barreto de Lima Cristino

Jéssica Pinheiro Alves da Justa

Sara Forte Pires Cunha

        

Fevereiro 2016


ÍNDICE                

1.        APRESENTAÇÃO        

1.1        Cenário Histórico        

1.2        Objetivo        

1.3        Justificativa        

2.        ESCOPO        

2.1        Estratégia da Empresa        

2.2        Abrangência        

3.        METODOLOGIA        

4.        RESULTADOS ESPERADOS        


[pic 2]

  1. APRESENTAÇÃO

  1. Cenário Histórico

A J.R.G Locação de Veículos LTDA é uma empresa familiar que foi fundada em Maio de 1999. Iniciou sua frota com apenas 5 veículos e 3 funcionários. Hoje conta com uma frota de 248 veículos e 17 funcionários.

A empresa J.R.G Locação de Veículos atende principalmente o ramo da construção civil, tendo em vista que 90% da frota é composta por veículos Utilitários.

As empresas de construção civil têm uma grande demanda de material e muitas vezes as empresas fornecedoras desses não conseguem suprir essa demanda, atrasando a entrega, ocasionando atraso das obras e tirando o foco do funcionário da atividade fim.

Devido a isso, as construtoras vêm buscando alternativas para evitar esses atrasos através da terceirização do serviço de transporte.

No ano de 2015 a empresa J.R.G teve uma queda no faturamento de 16%. Reflexo da baixa produção observada no ramo da construção civil.

Esse declínio no faturamento levou à gerência da empresa repensar um meio de melhorar as informações apresentadas que auxiliam sua tomada de decisão.

  1. Objetivo

Esse projeto visa a implantação do setor de Controladoria na empresa J.R.G Locação de Veículos LTDA afim de melhorar o processo de gerenciamento e aperfeiçoar o Planejamento e Controle.

Através da implementação do novo setor espera-se obter um aumento no faturamento de 20% em relação ao ano anterior.

  1. Justificativa

Diante do momento vivido pela economia brasileira, a construção civil é, apenas, dentre os vários setores que sofreram retração, porém esse é um dos que ainda apresenta um grande potencial. Pode-se perceber isso diante dos vários empreendimentos que ainda estão em construção e os lançamentos que ainda estão sendo apresentados apenas em plantas, mas já estão sendo comercializados.

Diante disso, é válido que a empresa J.R.G Locação de Veículos LTDA esteja pronta para atender as necessidades desse setor, já que esse é composto pela principal parcela de seus clientes, além disso, é importante considerar que, com esse encolhimento da economia, várias empresas podem vir a “quebrar” por não estarem preparadas para atender as necessidades e se adaptarem ao mercado.

        Assim, é possível considerar a necessidade de um trabalho de Controladoria, atuando com uma consultoria empresarial bastante completa, para que seja possível identificar: indicadores tanto internos como externos à empresa; concorrentes; oportunidades de mercado; possíveis clientes, além de estudar meios de inovar e alavancar a empresa para que ela venha a se destacar diante dos outros e ganhar ainda mais espaço no mercado.

        A construção civil está enquadrada em um mercado bastante volátil e saturado. Qualquer alteração e/ou variação em algum fator econômico que esse setor sofrer, afeta diretamente a empresa J.R.G Locação de Veículos LTDA.

Diante desses e vários outros fatores, é importante que a Controladoria seja implantada dentro dessa empresa e seja realizado de forma bastante minuciosa e detalhista para que, antes de tudo, o negócio “sobreviva” a esse momento de crise na economia brasileira e, com isso, possa vir a ganhar destaque diante dos concorrentes.

  1. ESCOPO

  1. Estratégia da Empresa

Missão: Oferecer maior segurança e comodidade para os clientes, fornecendo serviços com eficiência e garantindo a diferenciação no mercado de terceirização de frota.

Visão: Ser uma empresa reconhecida no ramo de aluguel de veículos para empresas, estabelecendo credibilidade e parcerias contínuas em Fortaleza e região metropolitana, visando um aumento da frota de 30% até 2020.

Valores: Credibilidade, assistência completa, ética, busca da excelência, determinação e bom relacionamento com os colaboradores externos e internos.

A estratégia da empresa é implantar o setor de Controladoria para que informações importantes e precisas sejam repassadas aos gerentes e os auxiliem nas suas tomadas de decisões. Sendo respeitados sempre seus valores e tendo como meta o alcance da visão da empresa.

  1. Abrangência

A empresa hoje conta com 17 colaboradores distribuídos nos seguintes setores: Contabilidade, Financeiro, Recursos Humanos, Compras e Gerência.

A implementação do setor de Controladoria abrangerá todas as áreas. Dessa forma serão realizadas palestras para toda a empresa informando as mudanças e a importância dessa modificação na estrutura da organização. Também serão realizados treinamentos para os gestores das áreas de Contabilidade e Financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (154.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com