TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTRATÉGIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  27/11/2016  •  Artigo  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 16

LOGÍSTICA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTRATÉGIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL[1]1

Ewerton Dias dos Reis[2]2

Ícaro Dumas Almeida Fernandes[3]3

RESUMO

O presente artigo é destinado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo, inicialmente, fornecer um entendimento da importância da industrialização na construção civil.

Isso se deve pelo fato, do setor da construção civil ter um grande índice de desperdícios e ineficiência, gerado por altas cobranças de prazos, falta de planejamento, má gestão de produção e gerenciamento. Assim as empresas passaram a adotar novas metodologias construtivas e administrativas procurando adequar-se a essa nova realidade. Com isso vão sendo feitos investimentos cada vez mais altos na tecnologia, visando um diferencial em cada companhia da construção, aumentando a competitividade entre elas com  relação aos prazos das obras e sistemas cada vez mais sustentáveis . O ganho é refletido em cada setor da construção civil tendo em vista a importância do investimento em sistemas e métodos operacionais ágil e eficiente na construção levando sempre em consideração o custo final e os pontos positivos empresarial de cada produto ganho com as inovações implantada.  

Palavra chave: Industrialização na construção civil. Tecnologia. Metodologias construtivas. Custo.

1 INTRODUÇÃO

Muitas empresas têm buscado inovações tecnológicas na construção de seus empreendimentos visando ter uma maior flexibilidade aos seus projetos e produção. As novas tendências tendem a ganhar a cada dia mais espaço em alguns segmentos da construção, entretanto, sem mudar completamente o padrão construtivo do setor que ainda continua muito apegado a modelos de construções arcaicos.

Essa mudança na reestruturação na produção está devidamente ligada à implantação de novos componentes, e novos métodos construtivos ligando-se a um processo de industrialização. Pode-se observar uma mudança na dinâmica dos canteiros de obra em grandes centros urbanos, devido a intensa exigência do mercado, mas também pode-se ser ligadas a fatores como: a dificuldade de se encontrar espaços para implantação de canteiros em meios urbanos, a exigência para entrega nos prazos dos produtos finais e a grande necessidade de redução de custos.

A empregabilidade desses sistemas industrializados gera-se por fim uma analise das obras, evidenciando características eficazes e positivas assim diminuindo os prazos da entrega do produto final. Com isso sabemos que obras com atrasos geram mais custos inesperados, sendo eles diretos e indiretos levando as situações fora de controle e planejamento.

A industrialização dentro da construção civil se processa através de mudanças nas etapas das atividades dentro do canteiro de obra, substituindo assim a confecção de manufaturas, que seriam produzidos no próprio canteiro levando assim a uma terceirização de produção, fazendo com o que seja contratado fornecedores especializados nas atividades dessa produção. É necessário fortalecer cada vez mais a utilização de sistemas industrializados, tendo como características um planejamento maior, uma analise de viabilidade técnico – econômica e uma logística eficiente além de melhores condições de trabalho e melhor ação ambiental.

2 O desenvolvimento da Industrialização no Brasil

Existem diferenças muito marcantes da realidade da construção no Brasil e nos países desenvolvidos, isso vem sendo determinado pelas especificidades inerentes do país. Podemos perceber que todo aquele método experimentado no desenvolvimento de técnicas de pré-fabricação na Europa, logo após a Segunda Guerra Mundial, ainda vem sendo observada no desenvolvimento de pré-fabricação no país mesmo que ainda esteja sem grande firmeza.

No período da reconstrução da Europa, destruída pela Segunda Guerra Mundial o grande nome dos processos construtivos conhecidos na época foi o painel pré-fabricado de concreto, dando inicio a soluções rápidas de construção, para a necessidade naquele momento.

No entanto seria muito restrito embasar os modelos de pré-fabricação pós-guerra a uma definição de industrialização nos dias de hoje, pois vários métodos com um grandioso sucesso e com grandes méritos no auxilio da reconstrução, porem com a evolução dos sistemas estruturais e da tecnologia essas atividades está passando por uma profunda revisão através de melhorias na sua produção e eficácias na sua aplicação.

A tendência de industrialização no ciclo aberto e a política de produção de componentes deram inicio no final da década de 1980 e inicio dos anos 1990, do que foi chamado na Europa de “A segunda Geração Tecnológica” no ambiente da industrialização da construção. Segundo Campos (2005), trata-se dos Sistemas Construtivos de Ciclo Aberto, ou seja, aqueles constituídos em suas partes fundamentais pelo emprego de elementos pré-fabricados de varias procedências, passando a ser a marca dessa segunda geração.

Pode-se entender como um sistema aberto aquela industrialização baseado na implantação de componentes complementares na elaboração de um determinado produto abrindo assim a grande possibilidade de flexibilização construtiva. “É impossível não reconhecer, porem, a influencia que os sistemas abertos (segunda geração da industrialização) vêm exercendo no mercado brasileiro há pelo menos uma década”(Campos, 2005).

Pode-se entender que os canteiros da construção civil estão cada vez mais se aproximando dos processos de industrialização seriada onde os conceitos construtivos estão baseados em modelos logísticos com operações mais repetitivas, padronizadas e automatizadas. Nisso será citado como exemplos métodos e conceitos de industrialização na construção que estão sendo diferencial em toda dinâmica que envolve desenvolvimento de uma obra. Destaca-se essa tendência de industrialização, alvenaria estrutural, parede de gesso (Drywall), fôrma do tipomesa voadora.

2.1 Alvenaria Estrutural

O Sistema Construtivo de Alvenaria Estrutural em blocos de concreto consiste em um conjunto de paredes que além de servir como divisórias dos espaços resistem aos carregamentos verticais como o peso próprio, reações das lajes e ações horizontais (ação do vento, etc...). A partir desses fatores muitas construtoras reconheceram as vantagens desse método construtivo pela grande virtude também dessa estrutura vazada poder constituir a passagens de tubulações evitando a quebra de alvenaria que gera grande perda de material atraso na execução e geração de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (486.9 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com