TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Área De Construção Civil Curso Bacharelado Em Engenharia Civil

Por:   •  6/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

CAMPUS GOIÂNIA

DEPARTAMENTO DAS ÁREAS ACADÊMICAS III

ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

FELIPE AUGUSTO ABDALLA SANTOS

  1.     A sondagem de solo consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo a maneira de como conhecer as características do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no desenvolvimento da obra, sendo elas: identificação das diferentes camadas do solo, classificação de cada camada, o nível do lençol freático e a capacidade de carga ou resistência do solo em várias profundidades. Em solos mais moles são utilizadas a sondagem SPT, é um dos tipos de sondagem mais executadas para o dimensionamento de fundação. Já em solos mais duros é utilizado a sondagem rotativa é um método de investigação geológico e geotécnico que utiliza um conjunto motomecanizado para obter amostras contínuas, em formato cilíndrico, ou quando o intuito é obter amostras de materiais rochosos.
  1. Com os dados:

kb= 6x10-10m/s

kf= 2x10-4 m/s

D=25m, H=40m

b=1

B=170m

Km= 170/((169/ 2x10-4)+(1/6x10-10) = 1,69-8 Qf= 1,69-8*(40/170)*25 = 9,99-8

  1. A) O levantamento em mapas está relacionado à fase de inventário, busca-se uma escala regional e os prováveis eixos barráveis. Para grandes bacias, usa-se a escala 1:100.000, para pequenas bacias adota-se a escala 1:25000. Esse levantamento pode ser realizado utilizando aerofotogrametria, imagens de satélites, etc.

B) As sondagens mistas, por exemplo, SPT e rotativa, esão relacionadas à fase de viabilidade e são estudos nos eixos barráveis. É um método de investigação geológicageotécnica que consiste na execução da sondagem a percussão e da sondagem rotativa em um mesmo furo, utilizado para caracterizar os parâmetros do solo e da rocha ao longo da profundidade. No caso de ocorrência de matacões ou blocos de rocha esse tipo de sondagem possibilita ultrapassar o matacão ou blocos de rocha e prosseguir com a determinação do NSPT (solo).

C) Com os levantamentos geofísicos, busca-se análise da estabilidade de taludes naturais e possibilidades de assoreamento, os estudo de materiais de construção como cubagem preliminar dos materiais pétreos, arenosos e terrosos, e também a caracterização in situ e em laboratório.

  1. O “CUT OFF” trata-se de uma escavação feita no solo da fundação e preenchida por solo compactado proveniente do núcleo impermeável da barragem. Com intuito de dificultar a passagem da agua provocando um aumento na distância percorrida da agua até a percolação. Tendo com desvantagem o rebaixamento do lençol freático e a garantia da estabilidade dos taludes leva a custos elevados e prazos dilatados.

  1.  Alguns problemas nas barragens devem ser minimizados para que a mesma tenha segurança, prolongada vida útil e eficiência no controle da vazão. Assim, ao se implantar uma barragem, busca-se melhorar as características de sua fundação a de resistência do solo onde será feita a fundação, a sua capacidade de compressibilidade, como também o controle de percolação. Quanto aos problemas de resistência e a sua compressibilidade, pouco se pode fazer, a não ser remover o material de baixa resistência ou elevada compressibilidade, ou mudar o local da construção da barragem.
  1. A parede diafragma consiste em se realizar, no subsolo, um muro vertical de profundidades e espessuras variáveis, constituídos de painéis elementares alternados ou sucessivos, e aptos a absorver cargas axiais, empuxos horizontais e momentos fletores. A parede poderá ter função estática ou de interceptação hidráulica, podendo ser constituída de concreto simples ou armado, pré-moldada ou de coulis, conforme o escopo a que se destinar.
  1. Os tapetes “impermeáveis” de montante, são um prolongamento da barragem de terra a montante com o objetivo de aumentar o caminho de percolação e, com isso, é possível; aliviar as pressões neutras a jusante da barragem, diminuir os gradientes de saída, reduzir a vazão ou perda d’ água.
  1. A) Na consolidade superficial, busca-se no contato concreto-rocha, realizar injeções de calda ou nata de cimento, e as vezes, com chumbamento de armação e protensão.

 B) Injeções de calda ou nata de cimento, feitas em furos de sondagem rotativa, formando uma cortina, tem a função de preencher as fissuras maiores e homogeneizar o maciço do que ser totalmente estanque.

C) Já a drenagem, também executada a partir de linhas de furos feitos na rocha, em o objetivo único de aliviar as subpressões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com