TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laminados a Frio

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Manutenção no Seguimento de Beneficiamento de Aços: Cilindro Laminador

(Article Template for Publication in the Faculdade Pitágoras of the Brazilian Education Society)

Philipe Guilherme dos Santos Firmino

Indumyll indústria e Comercio Ltda, Departamento de Qualidade/Setor de produção e apoio, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Philipeguilherme@gmail.com.br

Resumo

Neste artigo iremos tratar do tipo de manutenção a ser aplicado no componente cilindro do laminador a frio da empresa Indumyll indústria e comercio ltda, na qual apresenta elevados índices de falhas durante o processo de laminação, causando assim excessivas paradas de produção e atrasos nas entregas conforme solicitações e acordos prévios. Este componente é de suma importância no setor de beneficiamento de aços laminados, uma vez que a partir dele (laminador) é possível melhorar a qualidade do aço em suas propriedades mecânicas, pois o mesmo aumenta o limite de resistência à tração, limite de escoamento, diminuição do alongamento, melhora o acabamento superficial e aumenta a dureza do aço.

Palavras-chave: Beneficiamento de aço; Laminador; Manutenção.

Abstract: In this article we will deal with the type of maintenance to be applied to the cylinder component of the cold rolling mill company Indumyll industry and Ltda Commerce, which has high rates of failures during the lamination process, thus causing excessive downtime and production delays in deliveries as requests and prior arrangements. This component is very important in rolled steel processing industry, since from it you can improve the quality of steel mechanical properties, because it increases the tensile yield strength, yield strength, decreased elongation improves the surface finish and increases the hardness of steel.

Key-words:Steel processing; laminator; Maintenance.

1. Introdução

Laminados a frio são produtos obtidos a partir de bobinas a quente (BQ), bobina quente decapada (BQD) e que sofreram processos de laminação à temperatura ambiente, ocasionando um encruamento (endurecimento) no material. Para redução desse efeito do endurecimento há necessidade de recozimento do produto resultando a bobina a frio (BF), recuperando a maleabilidade perdida pelo trabalho a frio. Por obter-se um controle muito mais preciso a baixas temperaturas, as características físicas dos laminados a frio (LF) são muito superiores às dos laminados a quente (LQ), não só na forma como também na superfície. Por essa razão sua aplicabilidade será mais nobre, permitindo conformações, como no atendimento às necessidades do setor automobilístico ou de acabamento como a linha branca – eletrodomésticos, moveis, painéis.

Perante a grande necessidade de demanda do mercado, faz-se necessário a redução de paradas com manutenção, porém seguindo um rigoroso plano de manutenção na qual se desenvolva um melhor custo beneficio dos produtos produzidos assim como a elevação dos níveis de qualidade no fornecimento.

2. Metodologia

Para realização do artigo será realizado um estudo de caso, estudo de campo e também pesquisa exploratória, para trazer mais compreensão do seguimento e equipamento analisado. No estudo de caso será investigado os fatos relacionados à manutenção, já a utilização da pesquisa em campo tem como objetivo evidenciar a realidade do setor, através observação direta das atividades, e  finalmente a pesquisa exploratória que proporcionará maior familiaridade como o objeto de pesquisa, de modo a identificar a natureza dos fenômenos e compreender o contexto. A escolha do tema se dá devido às excessivas parada para manutenção corretiva-não planejada, assim como a falta de treinamento e aplicações de ferramentas de manutenção (FMEA / TPM). Para a coleta de dados foi realizado primeiramente uma pesquisa referente à laminação a frio, tratamento e beneficiamento para ter uma ideia inicial do tema escolhido, após esta etapa foi realizado entrevista com os manutentores e operadores do processo de laminação.

Os Métodos utilizados para analisar e identificar as possíveis ações em estudo serão:

  • Obtenção de dados através de entrevistas com o setor de manutenção.
  • Utilização dos conceitos utilizados na disciplina de manutenção mecânica para analogia;
  • Utilização da Ferramenta FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha).
  • Utilização da Ferramenta TPM (Manutenção Produtiva Total).

3. Principais Equipamentos

O laminador é composto basicamente de:

  • Motor de acionamento
  • Embreagem
  • Transmissão de engrenagens (cilindro de pinhão)
  • Acoplamento
  • Eixo intermediário
  • Cilindro superior
  • Cilindro Inferior
  • Colunas
  • Motor de Acionamento para ajuste do cilindro superior
  • Parafuso de controle (elevação do cilindro superior)

4. Proposta de Engenharia de manutenção (Resultados e discussão)

4.1. Componente mais critico e sua função.

O componente mais critico deste equipamento são os cilindros que por sua vez são divididos em três partes

  • Mesa: Região do cilindro onde ocorre o contato com o material a ser laminado – pode ser lisa ou com canais
  • Pescoços: região dos cilindros onde se encaixam os mancais
  • Trevos ou garfos de acionamento: serve de ligação do cilindro com os eixos de força, por meio de uma luva.

[pic 1]

Figura 1. Exemplo de cilindro de laminação a frio

Para estarem em perfeitas condições de funcionamento necessitam estarem girando em sentidos opostos, com a mesma velocidade tangencial e distanciados entre si de um valor menor que a espessura do material a ser deformado, outro fator relevante é a superfície de contato dos cilindros que necessitam estarem sem quaisquer anomalias tais como riscos, furos e livres de quaisquer impurezas. Este componente visa a redução da espessura de um determinado material assim como a melhoria em sua qualidade mecânica e superficial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (595.1 Kb)   docx (503.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com