TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo de experimento

Por:   •  7/3/2017  •  Ensaio  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

EXPERIMENTO TREM MAGNÉTICO

[pic 4]

Acadêmicos:

Carolina Alves Carnetta

Flávia Noguti

Lucas Froes Olivi Dantas

Vitor Oscar

Toledo

2016

Sumário

EXPERIMENTO TREM MAGNÉTICO        1

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVOS        3

3. MATERIAIS E MÉTODOS        3

3.1. MATERIAIS        3

3.2. MÉTODOS        4

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

5. CONCLUSÃO        4

6. REFERÊNCIAS        4

1. INTRODUÇÃO

Os estudos do emprego de técnicas de levitação no transporte ferroviário vêm sendo cada vez mais crescentes nos dias de hoje. Sua eficácia combinada a altas velocidades atingidas (450 km/h) são dois pontos atraentes para um sistema de transporte e pleno século XXI. Podemos classificar as técnicas de levitação como mecânicas, magnéticas e eletromagnéticas. As técnicas mecânicas consistem naquelas que usam força pneumática, como "hovercraft" e também forças aerodinâmicas, como acontece nos aviões. A levitação supercondutora é um exemplo da aplicação de técnicas mecânicas, baseando-se no efeito Meissner de exclusão de campo magnético em supercondutores. Esta técnica ainda não foi implementada em escala real, permanecendo apenas experimental. Quanto às técnicas elétricas, podemos considerar as forças geradas sobre cargas elétricas de mesma polaridade dispostas frente a frente. Este tipo de levitação já é empregado em trens como o Transrapid, proposto por alemães e implementado na China, e a HSST, proposto por japoneses. E por fim o experimento que trataremos neste trabalho, a levitação eletrodinâmica, que depende do campo magnético próximo a um material condutor. Esta levitação se dá pela aplicação da Lei de Lenz, gerando uma pressão magnética que dará origem a uma força repulsiva no material magnético, levitando o corpo. A aplicação desta teoria pode ser vista no trem de levitação LEVMAG, proposto por japoneses.

2. OBJETIVOS

O experimento tem por objetivo demonstrar o sistema do trem Maglev (trem de levitação magnética), um veículo que é propulsionado pelas forças de atração e de repulsão do magnetismo.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS

  • 8 Ímãs de neodímio de 12mmx1,5mm;
  • 10 m de fio de cobre encapado;
  • Canetão;
  • 1 pilha AAA (alcalina).

3.2. MÉTODOS

Primeiramente o fio de cobre foi desencapado, ou seja, retiramos a parte plástica do fio com fogo e obtivemos o fio de cobre sem o esmalte. O fio foi enrolado em espiras com o auxílio e um canetão. Quatro ímãs são colocados em cada polo da pilha. A pilha tem que ser alcalina pela sua facilidade de transferir elétrons, assim, armazena uma maior quantidade de energia. O complexo pilhas- ímãs representam o trem e é colocada dentro da espira e ao tocar no condutor de cobre, ocorre uma corrente elétrica no trecho de enrolamento do fio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (103.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com