TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei de faraday

Por:   •  10/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

FÍSICA II

GRUPO 01 – TURMA 01 – LÁBORATÓRIO 02

LEI DE FARADAY


Luana Schiavenin – R.A: 16.95002-0

Paloma Fagundes de Souza – R.A: 16.01081-7

Marina Moreira – R.A: 16.95005-4

Helber Lima – R.A: 12.00809-5

Fernando Pacheco – R.A: 15.01858-0

São Caetano do Sul

2017

Objetivo

  • Explorar a aplicação do campo magnético e da lei de Faraday;

Procedimento Experimental

Acesse o site do Phet e realize a simulação: Lei de Faraday. A seguir responda as questões com base na observação dos fenômenos simulados:

SOLENÓIDE

1. Quando a lâmpada acende?

        Após alguns testes podemos observar que ao aproximar ou afastar um polo do centro da bobina que a lâmpada se acende. Porque somente variando o fluxo magnético a tensão é gerada, então no movimento de aproximação ou afastamento, gera uma corrente induzida que liga a lâmpada.

2. O que ocorre quando variamos a área ou o número de espiras da bobina?

        Conforme aumentamos área ou número de espiras a corrente induzida aumenta proporcionalmente, porque assim teremos mais fluxo magnético o que gera uma maior corrente, fazendo com que a lâmpada fique mais acesa.

3. Qual dos movimentos abaixo é mais eficiente para que obter uma maior tensão induzida? Por que?

[pic 1]

        O terceiro movimento porque a variação do fluxo magnético é muito maior, pois a variação acontece dentro da bobina e vai tanto de um polo a outro, tornando muito mais eficiente a variação, trazendo uma tensão maior.

ELETROIMÃ

1. Quando a tensão diminui, o que ocorre com a intensidade da corrente? Explique com base nos conceitos de energia aprendidos em aula.
        Diminui também. Porque a tensão seria a diferença de potencial elétrico, ou nesse caso a variação de fluxo, então quanto menor a variação, menos os elétrons serão agitados, ou seja, menos energia terá no sistema, fazendo com que a corrente seja menos intensa no sistema.

2. Mantenha uma fonte de tensão alternada (100%) e a bobina contendo apenas uma espira. O que acontece com o campo magnético?

        O Campo varia tanto e tão rápido que praticamente não é sentido, portanto seria considerado zero. Ou seja, acaba se comportando como se houvesse uma corrente contínua, pois, o gráfico fica praticamente reto, e quando não há variação, não há corrente induzida.

TRANSFORMADOR

1. Por que o transformador não funciona ao se aplicar uma tensão continua?
        Porque não há variação de campo magnético, logo não há fluxo para gerar uma corrente induzida. A variação nesse caso se deve a mudança de fases de uma corrente alternada, sem isso não haverá variação e sem variação não há campo nem corrente induzida, portanto o transformador não irá funcionar.


2. Que variáveis devem ser ajustadas e como devem ser modificadas para que seja obtida a máxima tensão induzida de uma bobina para outra em um transformador?

        O número de espiras de ambas bobinas, pois há uma relação entre o número de espiras em cada uma de suas bobinas e a tensão que passa por cada uma delas, sendo assim deve-se achar a proporção correta entre o número de espiras do primário e do secundário para que a tensão seja a máxima.

GERADOR

1. Que variáveis devem ser ajustadas e como devem ser modificadas para que seja obtida a máxima tensão induzida no gerador?
        O tamanho da área interna da bobina, o número de espiras que ela possui e a frequência de rotação do imã gerador, nesse último item (que ainda não foi abordado) a variação do fluxo magnético é mais intensa quanto mais rotações este imã realizar em um minuto, portanto é um ponto a ser observado quando se deseja uma tensão máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (230.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com