TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leite como materia prima

Por:   •  26/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

MATERIAS PRIMAS AGROPECUARIAS DE ORIGEM ANIMAL

TAREFA II: LEITE

João Pessoa, 2017

  1. Definição: O leite é um líquido branco, opaco, duas vezes mais viscoso que a água de sabor ligeiramente açucarado e de odor pouco acentuado.

- O leite é o produto íntegro da ordenha total e sem interrupção de uma fêmea leiteira em bom estado de saúde, bem alimentada e sem sofrer cansaço, isento de colostro, recolhido e manipulado em condições higiênicas.

  1. O leite de qualidade é obtido de vacas sadias, que devem ser vacinadas, não podendo ser usado o leite de animais doentes, com tuberculose, brucelose, aftosa ou mamite, ou quaisquer outras doenças. Também devem estar livres de carrapatos e bernes. Alguns parâmetros devem ser observados como o local da ordenha, as condições de higiene do ordenhador, os equipamentos e utensílios e a higienização na ordenha.

- Os trabalhadores do estábulo devem apresentar carteira de saúde, renovada anualmente ou quando necessário; É obrigatório o uso de macacão de cor clara, gorro e botas de borracha para todos os funcionários que trabalham no estábulo. Para o ordenhador é recomendado o uso de avental plástico ou similar de cor branca

3) O balde apropriado (semi aberto)  é importante  para diminuir a chance de cair sujeiras e pelos no balde durante a ordenha e contaminar o leite.

               4) O leite não coado depois de uma ordenha manual pode conter eventuais sujeiras ou pelos, deixando assim o leite sob risco de contaminação.

               5) O procedimento de ordenha das vacas com mastite é que as vacas sadias devem ser ordenhadas primeiro e, por último  as vacas com mastite, afim de evitar eventual a contaminação  das vacas sadias.

                6) Vantagens do resfriamento imediato do leite: inibição do crescimento dos microrganismos deixando o leite em uma melhor qualidade; e aumento do tempo de armazenagem do leite e derivados

               7) As análises do leite são   importantes pois detectam tanto problemas na qualidade do leite, como fraudes, falha no processamento e estado de saúde do animal.

- Se o leite não estiver com os parâmetros físico-químicos adequados, ele é tecnologicamente alterado.

              8) O leite pode variar de acordo com a quantidade das substancias que o compõem. Por exemplo, a quantidade de gordura em um leite (x) é diferente que aquela de um leite (Y).

- Estas variações dependem de vários, fatores como: genéticos (espécies, raça, indivíduos), fisiológicos (idade, ocorrência de doenças, período de lactação), ambientais e de manejo (clima, estação do ano, temperatura, incidência solar e de chuva, alimentação, quantidade e intervalo de ordenhas).

           9) Não, o colostro não pode ser usado tecnologicamente. O colostro tem uma composição muito diferente que o leite. Ele é rico em anticorpos e proteínas e apresenta maior teor de gordura,  de vitamina A, e de sais minerais e menor teor de umidade e de lactose.

            10) composição média do leite:

Limite de variação                  

Valor médio

Água

85,5 a 89,9%                              

87,5%

Sólidos totais                

10,5 a 14,5%                              

13,0%

Proteínas      

2,9 a 5,0%                                  

3,4%

Gorduras

2,5 a 6,0%                                  

3,9%

Minerais  

0,6 a 0,9%                                  

0,8%

Lactose

3,6 a 5,5%

4,8%

                   

                 

           11) O componente do leite mais variável é a gordura e a sua concentração varia de 2,5 a 6,o%.

           12) Do  ponto de vista nutricional, os lipídios são fonte de energia(1g tem 9 calorias), tem elevado teor de vitamina A e D, e fornece alguns dos ácidos graxos essenciais.

  - Do ponto de vista sensorial, eles são responsáveis pela textura e pelo sabor de leite e dos seus derivados. São responsáveis pela lubrificação e conferem a sensação e cremosidade percebida na boca, sendo muito importante para as características sensoriais dos queijos, por manter a matriz das proteínas estendida e por conferir  textura suave.

- Em repouso, ocorre rápida separação do creme em decorrência da formação de grandes agregados de glóbulos de gordura, de formato e tamanho irregulares. Essa aglutinação é ocasionada pela imunoglobulina M.

13) As proteínas do soro: Beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, imunoglobulina, albumina.

14) composição da caseína: Alfa s1-caseina, alfa s2-caseina, beta-caseina,K-caseina

- Quando o ponto isoelétrico das proteínas do leite é alterado, elas tornam mais solúveis , e daí dificulta a produção do leite fermentado( iogurte) ,e dos queijos. Nesta mesma situação, as proteínas do soro podem se precipitar, e não permanecem em solução.

15) O alimento fonte da lactose é o leite.

16) Os minerais do leite auxiliam no aumento da produção de sólidos do leite, contribuindo para a maior rentabilidade do sistema de produção, o que viabiliza a utilização desta tecnologia.

17) composição centesimal do leite

EST 1 (%)  12,59 ± 0,69  Gordura (%)  3,57 ± 0,92  Proteína (%)  3,27 ± 0,3  Lactose (%)  5,18  ± 0,15  Acidez em AL 2 (%)  0,18 ± 0,02  Densidade (g/cm 3 )  1.033,74 ± 0,79 Cinzas (%)  0,53 ±  0,08

18) Os fatores que podem contribuir à deterioração do leite:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com