TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Gerenciamento e Performance

Por:   •  15/4/2017  •  Artigo  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

ESTILOS DE LIDERANÇAS

GUILHERME APARECIDO ROSA CANDEO[1], WELLINGTON HENRIQUE DA SILVA[2]

RESUMO: Este artigo é resultado de um estudo de diferentes tipos de lideranças encontrados na Empresa X, situada na cidade de Medianeira-PR, há mais de 35 anos no mercado, dentro do ramo alimentício. O presente artigo visa demonstrar através de uma empírica de caráter qualitativos exploratório, os aspectos e característica de cada líder encontrado na empresa no setor de expedição.

PALAVRAS-CHAVE: liderança, estilos de lideranças, Líder, liderança organizacional.

  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, falando em âmbito empresarial, falar sobre os diferentes tipos de liderança dentro de uma empresa, não pode ser dita como uma tarefa simples.

 A Busca de soluções para encarar os desafios proposto pela convivência humana data de tempos distantes. Dessa forma nos faz pensar que a liderança tenha sua origem no instante em que surgiu a necessidade do homem organizar o mundo onde vivia, tendo a necessidade por algum tipo de rumo a respeito de como sair se bem nele.

        Atualmente em um cenário globalizado da economia, as organizações, mais que nunca, fazem grande investimentos a respeito da preparação de líderes que possam cumprir sua função. No caso da empresa X há uma necessidade de ter uma liderança eficaz, pois a um grande número de liderados, isso requer todo cuidado por parte do líder. Desse modo, cada líder pode se encaixar nas características de um determinado tipo de liderança.

Existem 3 tipos principais de liderança:

  • Autocrático: Tipo de liderança onde o líder direciona todo o poder para ele, não aceita opiniões, apenas o que ele considera correto realmente é o correto;
  • Democrático: As decisões são debatidas e tomadas pelo grupo, o tipo de líder democrático leva em consideração a opinião de seus companheiros de trabalho;
  • Liberal: Nesse tipo de liderança, o líder não tem tanta participação, ele dá liberdade para que outras pessoas do grupo também tomem decisões.

Tomando como base os 3 tipos de liderança citados acima, este artigo vai procurar demonstrar dentro de uma empresa, quais os tipos de liderança presentes em um determinado setor. A empresa que será objeto de estudo deste artigo será a empresa X, que fica localizada na cidade de Medianeira, no estado do Paraná. Essa empresa atua no ramo alimentício, possuindo uma grande variação de produtos que vão desde carnes até derivados do leite.

Por ser uma empresa de grande porte, que possui uma grande variedade de setores com líderes específicos, nosso trabalho será direcionado para a área de expedição de produtos da empresa. O setor de expedição da empresa estudada, possui expediente de trabalho durante 24 horas por dia, 5 dias por semana. O expediente é dividido em 3 turnos, cada um desses turnos possui o seu líder específico, ou seja, 3 turnos, 3 líderes. Através da análise de comportamento, atitudes, características em geral, será possível demonstrar em que tipo de liderança os 3 líderes da expedição da empresa X se encaixa dentro dos modelos anteriormente citados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Para Robbins (2004), Soto (2005) e Bowditch e Buono (2004), citados por Márcio Gallo(2010) e Cristiano Longo(2010). Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. Com essa responsabilidade, pessoas assumem o papel de líderes, gerando metas e adotando atitudes que definem as suas características de liderança. As características de um líder podem influenciar positivamente ou negativamente um trabalhador a permanecer na organização em harmonia com os objetivos da mesma.

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

Segundo Chiavenato (2003, p. 125)

“Liderança autocrática. O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e agressividade, de um lado, e, de outro nenhuma espontaneidade, nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. Embora aparentemente gostassem das tarefas, não de mostraram satisfação em relação à situação. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder[...]”.

Para Minicucci (1995) e Daft (1999) citado por (Márcio Gallo, 2010) Na estrutura autocrática ou autoritária “destaca-se o líder designado para a chefia, toma decisões em nome do grupo e não permite participação nas decisões. Determina o programa do grupo e só ele sabe a sequência das atividades de seus trabalhadores sendo o encarregado de prêmios e castigos.

Segundo Araújo (2006): Autoritário ou autocrático: o nível de intervenção do líder é alto, neste caso, o líder toma as decisões sem consultar o grupo, fixa as tarefas de cada um e determina o modo de concretizá-las.

Bonome (2008, p.60) conceitua liderança autocrática como:

"Supervisão cerrada com a chefia determinando o que deve fazer, escolhendo os membros, elogiando ou criticando, não se envolvendo pessoalmente com os indivíduos. Os indivíduos mostraram-se frustrados, tensos e consequentemente agressivos."

Já Maximiano (2000, p. 344), citado por Garcia (2015) diz que no comportamento autocrático:

"Quanto mais concentrada a autoridade no líder, mais autocrático seu comportamento ou estilo. Muitas formas do comportamento autocrático abrangem prerrogativas da gerência, como as decisões que independem de participação ou aceitação. Infelizmente, o estilo autocrático pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos autoritários."

Podemos entender que o líder autocrático é centralizador, define os objetivos de seus liderados, e define a forma de trabalho, não deixando que os liderados deem seus pontos de vista ou opinião.

LIDERANÇA LIBERAL

De acordo com Chiavenato; (2011, P.120)

“Liderança liberal ou Carismática. O líder delega totalmente as decisões o grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Embora a atividade dos grupos fosse intensa, a produção foi medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações, perdendo-se tempo com discussões por motivos pessoais e não relacionados com o trabalho. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito ao líder”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com