TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linux: Como Instalar

Casos: Linux: Como Instalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias para ter o sistema funcionando na sua máquina. Em nosso tutorial, vamos instalar o Ubuntu em um notebook convencional, bastando baixar a imagem no site oficial (utilizamos o Ubuntu Desktop 12.10 versão 64 bits) que possui aproximadamente 800 MB.

Leia e faça o download: O que há de novo no Ubuntu 13.04

Preparação

Antes de começarmos, é importante decidirmos se queremos instalar o Ubuntu com o Linux e escolhermos qual bootar ao ligar a máquina (opção que recomendamos por vários motivos) ou se iremos zerar o disco rígido e deixar só o Ubuntu instalado. No primeiro caso, é necessário reservar um espaço em disco para o outro sistema operacional ou mesmo instalar o sistema em um segundo disco rígido. Em ambos os casos, embora o Ubuntu possa ser instalado utilizando apenas 5 GB, recomendamos reservar pelo menos 20 GB para não ter problemas no futuro.

Outro ponto importante é que, embora o Linux tenha evoluído bastante em relação ao reconhecimento automático de hardware, conhecer os componentes de seu computador é sempre valioso para terminar a instalação e configurar algum componente adicional. Se possível, anote em um papel qual é modelo da placa de vídeo, antena wireless e assim por diante.

Após baixar o Ubuntu, basta gravá-lo em um DVD usando o programa de sua preferência. Caso esteja utilizando o Windows 7 ou 8, esta etapa é mais simples: clique com o botão direito do mouse no arquivo e em seguida em "Gravar imagem".

Mãos à obra

Depois de gravar o Ubuntu em um DVD, reinicie a máquina e escolha a opção de realizar o boot pelo Ubuntu. Após iniciar, teremos duas opções:

Como instalar o Ubuntu - 01

Try Ubuntu: roda o Ubuntu diretamente do DVD, ideal para quem quer experimentar o sistema sem realizar nenhuma modificação na máquina. A experiência é relativamente ruim, afinal há uma enorme perda de desempenho já que a velocidade do DVD é devagar, mesmo se comparado a um disco rígido convencional;

Install Ubuntu: inicia diretamente a instalação. Mesmo que o usuário escolha "Try Ubuntu", é possível iniciar a instalação por meio de um atalho no desktop.

O processo de instalação é iniciado em inglês, mas é possível configurar o sistema para funcionar em Português do Brasil logo nesta primeira janela.

A próxima etapa, "Preparing to install Ubuntu", pede que três itens sejam cumpridos para um melhor aproveitamento da instalação.

Como instalar o Ubuntu - 02

Ter 4,4 GB (5,5 GB nas versões mais novas) de espaço disponível em disco: lembramos que este é o mínimo. Recomendamos pelo menos 20 GB;

Estar conectado a uma fonte de energia: para quem está instalando o Ubuntu em um laptop, é possível instalar sem conectar a fonte. Se for o caso, recomendamos que a máquina tenha carga suficiente para aguentar todo o processo de instalação — essa etapa dura aproximadamente 40 minutos;

Estar conectado à internet: essa opção é recomendada por praticidade, pois instala automaticamente atualizações e codecs proprietários durante a atualização. Recomendamos fortemente esta opção e que o usuário marque as opções "Instalar atualizações durante a instalação" e "Instalar softwares de terceiros", pois acredite: não é agradável ter que instalar manualmente codecs para qualquer tarefa, como músicas MP3, vídeos em flash e executar qualquer tipo de filme.

Agora chegamos à parte que desencoraja muitos usuários: o particionamento de disco. Temos três opções: instalar o Ubuntu com o Windows, substituir o Windows ou "Algo diferente". Se você liberou espaço suficiente, a primeira opção pode poupar esta etapa enquanto a segunda elimina o Windows da máquina e utiliza todo o disco para o Ubuntu.

Como instalar o Ubuntu - 03

Ambas são excelentes opções e funcionam na maioria das vezes, mas é importante sabermos o que estamos fazendo e conhecer um pouco mais como funciona o Linux, então selecionamos a opção "Algo diferente". A janela que abrirá não é bonita, muito menos intuitiva, mas com algumas dicas começamos a ficar mais familiarizados:

Como instalar o Ubuntu - 04

Os discos são identificados como "sda" ou "hdb",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com