TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Sistemas de Automação

Por:   •  23/7/2021  •  Exam  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Alexsandro de Oliveira Silva

Matrícula: 2018213003

Professor: Wesley de Almeida Solto

Engenharia Elétrica

IFBA- Campus Vitoria da Conquista

Resolução Avaliação 1

Questão 01 - Elabore um circuito eletropneumático que atenda à seguinte lógica: Ao se acionar um botão de comando, três cilindros de simples ação devem avançar e fixar peças de um magazine. Os três cilindros deverão permanecer avançados e após 5 segundos nesta condição, retornar às suas respectivas posições iniciais de repouso. Diante desta lógica, elabore um circuito de comando elétrico equivalente. O sistema também deve possuir uma chave para manutenção do circuito. 

[pic 1]

Solução

[pic 2]

Questão 2 - Elaborar um circuito de comando apara atender à seguinte lógica: um cilindro de dupla ação com uma válvula 5/2 vias com solenoide e retorno por mola, somente poderá ser acionado com a habilitação simultânea de duas botoeiras pushbutton e o retorno somente ocorrerá através do acionamento de uma terceira botoeira. Considere o emprego de um relé auxiliar para comando indireto do solenoide.

Solução

[pic 3]

Questão 3 - Elabore o circuito de comando que atenda ao seguinte propósito: Uma botoeira (B1) pushbutton NA permite o avanço do cilindro. Uma botoeira (B0) pushbutton NF promove o retorno deste cilindro. Completado três ciclos de avanço do cilindro de dupla ação um LED (L1) deve indicar a conclusão do ciclo. Também considere: um sensor indutivo (SF) como referência de final de curso do cilindro, um relé auxiliar (K), um contador (C1) e uma botoeira pushbutton (B2) para reset de C1.

[pic 4]

Solução

OBSERVAÇÂO: Professor não ficou muito claro para mim a função do sensor indutivo, então eu interpretei da seguinte forma, pelo trecho “Completado três ciclos de avanço do cilindro de dupla ação, acender o LED ”, utilizei ele para indicar o avanço do cilindro ao contador de pulsos, pois assim quando ele chegar no terceiro ciclo que o cilindro avançar, acionará o LED, antes que aperta o botão de retorno do cilindro.

[pic 5]

Questão 4 -  Elabore um circuito puramente pneumático para uma prensa rebitadora no qual o acionamento do atuador pneumático seja feito, por medidas de segurança, com comando bi manual e acionamento por pedal, de forma que se qualquer um dos comandos for liberado da tarefa a ser executada, o atuador retorne para o ponto de partida.

Solução

[pic 6]

O cilindro so será acionado se aas três botoeiras forem acionadas, ao soltar qualquer uma, o cilindro retorna.

Questão 5 - Elabore um circuito de comando elétrico de memória biestável, com 2 indicadores luminosos.

Solução

[pic 7]

Como o enunciado não especificou o que fazer com os indicadores luminosos, utilizei para identificar qual lado está acionado, sendo o da esquerda indicando que o solenoide y1 está acionado, o da direita indica oque o solenoide y2 está acionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (266.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com