TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Custo

Artigos Científicos: Logistica Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

. CAPÍTULO - GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Definida como o campo da administração que se preocupa com a organização de recursos necessários para colocar produtos e serviços onde e quando os consumidores os desejam, de acordo com Ballou (1993), a logística empresarial, tem na literatura diversas definições e significados, o que nos leva a um conjunto de terminologias para designar as áreas onde se desenvolve, tais como: transportes, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais, operações e logística.

A logística empresarial, ainda segundo definição de Ballou (1993) “associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento” e implica tanto no suprimento físico ou administração de materiais como na distribuição física. A este conceito alguns autores chamam de “gestão da cadeia de suprimentos” ou “supply chain management”, que contém importantes implicações para o gerenciamento estratégico dos negócios em geral.

FIGURA 1: LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Fornecedores Fábricas Clientes

Administração de materiais

Distribuiçã o física

Cadeia de suprimentos

Fonte: Adaptado de Ballou, (1993: 35)

A logística tem o objetivo de tornar os produtos e serviços disponíveis no local onde são necessários e no momento em que são desejados, facilitando as operações de produção e marketing. Assim a contabilidade de custos tem procurado evoluir para captar com propriedade, os efeitos positivos que a logística tem proporcionado as empresas, contudo cabe aos profissionais da contabilidade maiores cuidados quanto a classificação dos custos, para que se possa ter de forma transparente e precisa a contribuição dos custos com logística sobre os resultados das empresas, como veremos no decorrer deste trabalho.

Segundo Bio, Robles e Faria (2002), “é comum deparar-se com a afirmação que custos logísticos envolvem apenas os custos com tra

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »