TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica. Custos logísticos de diferentes modalidades

Seminário: Logistica. Custos logísticos de diferentes modalidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Seminário  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

A Logística agrega valor ao “negocio”, pois é considerada uma atividade primária na cadeia de valor e contempla uma diversidade de alternativas e possibilidades de redução de custos ou aumento de receitas, por meio de redução de vendas perdidas (stock out).

Custos são gastos relacionados aos sacrifícios dos recursos ocorridos no processo produtivo, sendo elementos essenciais, consideradas nas estratégias competitivas de uma empresa.

Os custos logísticos são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

O subprocesso de Armazenagem constitui um elo entre o fornecedor, a produção e o cliente, formando um sistema do abastecimento à demanda e proporcionando, assim, um serviço eficiente ao cliente. Neste subprocesso são consideradas as atividades de Movimentação dos materiais, embalagens e produtos e Acondicionamento dos estoques (estocagem), que estão intimamente ligadas ao espaço físico.

É importante destacar, para que se tenha um raciocínio lógico do subprocesso de Armazenagem, qual o entendimento do termo estocagem e qual a correlação existente com a armazenagem.

As decisões operacionais de armazenagem, no tocante ao acondicionamento dos estoques, contemplam questões relativas ao layout envolvendo as embalagens e as estruturas para acondicionamento dos estoques e movimentação dos materiais/embalagens/produtos.

Requerem que sejam solucionadas questões referentes a localização, dimensionamento da área, arranjo físico, projeto de docas e configuração dos armazéns tecnologia de movimentação interna, estocagem e sistemas.

No que diz respeito ao manuseio (handling) e á movimentação de materiais, são incluídos todos os movimentos associados ao recebimento na aquisição de materiais e produtos até o ponto de estocagem , como também a retirada destes materiais ate o local onde serão utilizados ou os produtos expedidos para distribuição.

O principal objetivo desta atividade é estabelecer o fluxo de movimentação dos materiais/produtos. As decisões operacionais de movimentação (deslocamento interno) dos materiais e produtos, de acordo com o IMAM (2000), estão relacionadas às seguintes questões ,entre outras:

- áreas, condições e equipamentos e métodos operativos;

- inspeção e devolução de materiais;

- tempo de ciclo; e

- ativos logísticos envolvidos.

É imprescindível verificar se a movimentação de materiais e produtos é necessária.

O que ajuda a aperfeiçoar a movimentação é a redução dos movimentos normais dos materiais, a eliminação de retrocessos, a manutenção de controle visual dos materiais estocados, a localização do almoxarifado próximo a montagem, o uso de acessórios nas empilhadeiras para melhorar a produtividade .

Custos Logísticos de diferentes modais

A qualidade do processo avaliada pelo cliente, parte principalmente da confiabilidade de entrega, recebimento da mercadoria no prazo estipulado, sem danos quaisquer causado pelo transporte e erros no faturamento ,tendo suporte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com