TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Artigos Científicos: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP – PÓLO CAXIAS - MA

TECNOLOGIA EM LOGISTICA

DISCIPLINA: LOGISTICA INTERNACIONAL

PROFESSOR ORIENTADOR: ELVES CHEVES

ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA: LOGISTICA INTERNACIONAL

Equipe:

Joabe Alves Carneiro/RA: 353211

Caxias – MA

10 de novembro de 2013

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------3

LOGISTICA INTERNACIONAL------------------------------------4

OBTENDO VANTAGENS COMPETITIVA ATRAVES DA LOGISTICA----7

MODAIS DE TRNSPORTE------------------------------------------8

CONSIDERAÇOES FINAIS-----------------------------------------13

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa a posição que o Brasil hoje na economia mundial e sua importância para a exportação e importação, bem como os principais produtos exportados e importados, as dificuldades e tributos que o governo cobra em cima dos produtos e incentivos que o governo criou para que as facilitar as exportações para que as empresas consigam competir com o mercado externo.

Ainda neste, um case sobre a logística completa da extração e exportação de petróleo.

LOGISTICA INTERNACIONAL

A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados - e os fluxos de informações correlatas - através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”.

VANTAGEM COMPETITIVA

Usando o processo de Logística, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes.

A base de sucesso utilizada aqui é a chamada de os “três Cs”, conforme ilustra figura abaixo:

CLIENTES

Ativos &

Utilização

Ativos &

utilização

Busca benefícios

a preços aceitáveis

COMPANHIA CONCORRENTE

Fonte: Ohmae, K., The Mind of the Strategist, Penguin Books, 1983.

Podemos notar por esta figura de analogia que o cliente tem acesso a sua organização ou a seu concorrente, o diferencial que você oferecer será sua responsabilidade e fator de sustentação.

Podemos exemplificar que o sucesso comercial está em se ter a vantagem de custo e/ou a vantagem de valor, isto é: obter o maior lucro, com o menor custo e maior produtividade, ou vantagem perceptível de valor.

1 – VANTAGEM EM PRODUTIVIDADE

Quando a empresa por sua produção consegue uma economia de escala, ela obtêm uma maior diluição de seus custos fixos, significando uma redução no custo unitário de produção.

2 – VANTAGEM EM VALOR

Em marketing se diz que “os clientes não compram produtos, compram satisfação”, isto quer dizer que, não se compra o produto pelo que ele é, mas pela promessa do que lhes “proporcionará”. Os benefícios podem ser intangíveis, tais como reputação ou imagem, e o desempenho oferecido pode ser melhor que o concorrente.

Para o seu produto não tornar-se “commodity”, - o diferencial ser o preço pois o restante será igual aos concorrentes - temos que agregar valor, como veremos a seguir.

Uma das formas é o de segmentação de mercado, ou segmentos de valor distinto, isto significa que é possível criar apelos diferentes para agregar valor.

Outra forma de sair da área de “commodity” é procurar segmentar o seu mercado, passando a atender o cliente de maneira diferenciada, agregando valor ao produto.

A empresa deve partir para “estratégias que deslocarão o negócio da extremidade do mercado de “commodity”(quadrante inferior esquerdo), para uma posição mais segura de liderança (quadrante superior direito)”.

OBTENDO VANTAGEM COMPETITIVA ATRAVÉS DA LOGÍSTICA

Das muitas mudanças ocorridas nos últimos 10 anos podemos citar Michael Porter – professor da Havard Business School, que aconselha as empresas a procurar um valor superior aos olhos dos clientes, a isto deu-se o nome de “cadeia de valor”.

As atividades da cadeia de valor são divididas em dois tipos: atividades primárias - logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e assistência técnica - , e atividades de apoio - infra-estrutura, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição - , estas atividades de suporte são funções integradoras, que atravessam de maneira discreta as várias atividades primárias dentro da empresa.

Tanto a vantagem em produtividade, como a vantagem em valor, podem ser auxiliadas pelo gerenciamento logístico, com melhor utilização da capacidade de produção, integração com fornecedores em nível de planejamento.

Fonte: Porter, M.E.,Competitive Advantage The Free Prees 1985.

A MISSÃO DO GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

Sua missão é cuidar do planejamento , coordenação e envolvimento de todas as partes do processo, para alcançar níveis desejáveis de qualidade dos serviços, ao menor custo possível. Ela é o contato entre todas as operações da empresa, desde o gerenciamento de matérias-primas até a entrega do produto final, exceto a linha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com