TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Exames: Logistica Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 8

Agropecuaria

ETAPA 1 – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO

Nome da Empresa: MACIEIRAS & MUDAS

Razão Social: Silva e Cunha ME

Sócios: Maurício Silva e José Fernandes da Cunha.

Endereço: Rua Tiradentes, 54. Brigadeiros, Fraiburgo, SC. CEP: 88.040-700

Fone/Fax: (48) 334-0876

Pessoa para Contato: Maurício Silva. Rua Nilo Barbosa, 1254. Caçadores, Fraiburgo/SC.

ETAPA 2 – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO

O que a empresa faz ou pretende fazer: A empresa produzirá e comercializará mudas de macieira produzidas sem defensivos agrícolas.

Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: O proprietário é formado em Engenharia Agrônoma e filho de um produtor de maçãs. Ao concluir seu curso de graduação e estudar de forma aprofundada os negócios do pai, buscando otimizá-los, pôde identificar a oportunidade de negócio caracterizada pelo plantio e comercialização de mudas de maçãs produzidas sem defensivos agrícolas.

Estimulado por quais tendências de mercado: A produção de mudas sadias e bem desenvolvidas constitui-se um dos principais fatores de sucesso na formação de novas plantações de maçãs, por isso, qualquer erro cometido nesta fase resultará em prejuízo por toda a vida da cultura.

Além disso, o Brasil está se tornando um grande exportador de maçãs, e a atual produção de mudas ainda não consegue suprir a demanda do mercado. Assim, acredita-se que uma empresa nacional que trabalhe especialmente na produção de mudas de macieira terá mercado garantido.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Segmento específico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa produzirá somente mudas de macieira. Em um horizonte estimado de três anos pretende expandir os negócios, produzindo várias outras espécies de mudas de árvores frutíferas.

Comportamento do mercado: é um mercado que tem crescido consideravelmente devido à expressiva penetração de algumas frutas produzidas no Brasil no mercado externo.

Características principais do mercado em termos de:

Formas de vendas: inicialmente, a empresa irá oferecer suas mudas em feiras agropecuárias e no próprio local de produção. Como os clientes são pessoas conhecidas do pai do proprietário, serão todos visitados, com o propósito de tomarem conhecimento dos procedimentos de venda da empresa que está sendo formada.

Distribuição: o serviço de distribuição será terceirizado, sendo que o pagamento é feito por quilometragem rodada em cada operação de entrega.

Estratégias de marketing: a estratégia de marketing priorizada pela empresa será a divulgação em feiras de produtos agropecuários, onde estarão sendo instalados estandes com material promocional.

Áreas de conhecimento em que a empresa tem experiência e capacitação: o proprietário da empresa tem muito conhecimento sobre as novas tecnologias envolvidas na produção de mudas de macieira. Os processos administrativos da nova empresa serão organizados com o apoio do pai do proprietário, que também é empresário do ramo e já tem os conhecimentos de administração básicos.

Tecnologias/habilidades que a empresa pretende desenvolver: a empresa já tem consolidado os processos de manejo. No entanto, seu proprietário tem como propósito manter-se atualizado, participando de cursos e congressos que possam trazer contribuições aos processos tecnológicos envolvidos no negócio. A empresa tem clara também a necessidade de contratar um profissional da área administrativa que possa se responsabilizar pelo controle financeiro da empresa.

Principais formas e fontes de capacitação e acesso a tecnologias que a empresa utiliza: a empresa busca atualizar-se por meio de sua participação em diferentes cursos, simpósios e encontros da categoria. O seu proprietário é agrônomo, tendo estagiado na Embrapa por um ano, onde acompanhou pesquisas na área de produção de mudas frutíferas. A partir da relação mantida com diferentes pesquisadores na área, mantém-se informado a respeito de eventos e novas tecnologias desenvolvidas.

ETAPA 3 – MISSÃO DA EMPRESA

Missão: Produzir mudas frutíferas de qualidade, que possibilitem a produção de alimentos saudáveis e confiram expressão para a agricultura catarinense.

ETAPA 4 – MERCADO CONSUMIDOR

MERCADO CONSUMIDOR: Clientes: a clientela da empresa será formada por agricultores do Oeste e Planalto catarinense.

Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima a demanda de aproximadamente 15.000 mudas/mês, o que possibilita projetar também a quantidade de mudas a serem produzidas.

ETAPA 5 – MERCADO CONCORRENTE

Empresas Concorrentes Pontos Fortes Pontos Fracos

AgroFlor Rede de clientes consolidada Sistema de transporte ineficiente

Mudare Equipe técnica altamente capacitada Preço alto

Nova Paisagem Parceria com Grandes Clientes Baixa capacidade de prestar serviços pós-vendas

Cooperativa Planalto Catarinense Empresa reconhecida no mercado Não consegue atender a demanda do mercado

Cooperativa dos Plantadores de Maçã Alto poder de representação, tendo em vista o expressivo número de agricultores filiados. A estrutura administrativa não lhe permite avançar tecnologicamente, sendo morosa para dar respostas ao mercado.

ETAPA 6 – MERCADO FORNECEDOR

PRINCIPAIS FORNECEDORES: PRODUTOS/SERVIÇOS FORNECIDOS:

Superplast Fornecedora dos sacos de polietileno

Agroterra Fornecedora dos produtos agropecuários (produtos para o substrato, plásticos, ferramentas agrícolas etc)

Embrapa Material genético e tecnologias operacionais

Epagri Serviços técnicos, materiais e treinamentos

Vegetal e Cia Produtos agrícolas

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com