TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Artigos Científicos: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  3.398 Palavras (14 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O objetivo deste trabalho é elaborar um relatório contendo os conceitos gerais associados aos sistemas produtivos e sua relação com as funções de planejamentos e controle da produção. Serão apresentadas as atividades desenvolvidas para a tomada de decisão nas empresas a longo, médio e curto prazo e seus objetivos. Na sequência, é introduzido o conceito de Planejamento e Controle da Produção (PCP) como setor de apoio, dentro do sistema produtivo, para tratar estas informações, com base no desenvolvimento de quatro funções: Planejamento Estratégico de Produção (longo prazo), Planejamento-mestre da Produção (médio prazo), Programa da Produção (curto prazo) e Acompanhamento e Controle de Produção (curto prazo).

Como o grau de complexidade de cada uma destas funções dependerá do tipo de sistema produtivo dentro do qual o PCP está agindo, nesta introdução cabe discutir as características que estão por trás dos diferentes sistemas produtivos. Nesse sentido, são caracterizados os sistemas de produção contínuos, em massa, repetitivos em lotes, e os sob encomenda, e é discutido qual é o foco dado às funções do PCP em cada um deles.

Etapa 1

Passo 1

Conceito sobre tema Planejamento e Controle da Produção:

Planejamento e Controle da Produção: é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Quando o PCP estiver pronto poderemos responder: as seguintes situações: O que produzir. Quanto produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? Com quem produzir? .

Passo 02 (Equipe):

Segundo Rita Lopes e Michel Murillo em seu artigo, podemos definir que o PCP na administração é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. Quanto ao propósito do planejamento e controle, Slack et al. (1997, p. 319) citam que “é garantir que a produção ocorra eficazmente”. Em resumo, o objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Podemos utilizar o PCP em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque toda a etapa do processo produtivo demanda planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante. Cadeia de suprimentos é definida por Slack et al (1997, p. 411) como sendo “todos os ramos de unidades produtivas ligadas, através dos quais fluem bens e serviços, para dentro e fora da organização”.

O MRP (Material Requirements Plannings) permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo e em que momento serão necessários ao processo produtivo. “O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de volume e tempo similares a esses, mas numa escola e grau de complexidades maiores”. Uma abordagem mais recente do planejamento e controle da produção é o Just in Time (JIT) que significa produzir bens e serviços apenas quando são necessários. “O JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdício”. (SLACK et al., 1997,). No atual contexto cada vez mais competitivo em que as empresas atuam planejar e controlar a produção, mais que uma necessidade, será uma imposição Planejar e controlar são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda mantém essa eficiência. E, principalmente, tanto o planejamento quanto o controle estão relacionados à busca da qualidade, O planejamento e controle da produção são, em suma, instrumentos gerenciais de grande importância para as empresas, pois os planos orientarão a produção.

Passo 03 (Equipe):

Resumo do Grupo que será elaborado no passo 04.

Passo 04 (Equipe):

O conceito em PCP debatido em todos os passos aqui citado, e que e uma função administrativa que determina e antecipa os objetivos a serem atingidos, e que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Segundo Idalberto Chiavenato o Planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. Não podemos alcançar as metas esperadas, se não utilizarmos todos os processos de Planejamento e Controle da Produção. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros.

O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Quanto ao propósito do planejamento e controle, Slack et al. (1997, p. 319) citam que “é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”. Moreira (1999, p. 7) comenta que “o controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com