TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lógica da Programação

Tese: Lógica da Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Estudaremos nessa ATPS como analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais para Construção de Algoritmos. Para isto começaremos a entender os conceitos de Algoritmo e Logica da Programação.

Trabalhamos todos os dias com Construção de Algoritmo, utilizando de forma correto das leis do pensamento, da “ordem da razão” é de processos de raciocínio.

Os seres humanos tem a capacidade de expressa-lo através da palavra falada ou escrita, que por sua vez se baseia em um determinado idioma, que segue uma serie de padrões (gramatica). Um mesmo raciocínio pode ser expresso em qualquer um dos inúmeros idiomas existentes, mas continuará representado o mesmo raciocínio, usando apenas outra convenção.

Hoje o mercado tem excelentes profissionais na Area de TI , que trabalham e buscam se atualizar com base na simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente validas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar.

“ Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em supera-la”

H.W. Beecher.

1- Conceitos

1.1 – Algoritmo;

Um algoritmo pode ser definido como uma sequencia de passos, é necessário utilizar ordem, ou seja, “pensar em ordem”, especificar ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produzem um estado final previsível e bem definido. Isso significa que o algoritmo fixa um padrão de comportamento a ser seguido, numa norma de execução a ser trilhada, com vistas a alcançar, como resultado final, a solução de um problema, garantindo que sempre que executado, sob as mesmas condições, produza o mesmo resultado, seguindo uma serie de orientações dos passos necessários para resolvermos problemas ou encontrarmos soluções algorítmicas.

Sequencia de passos:

• Compreender o problema.

• Identificar as entradas do problema, ou seja, as informações necessárias ou fornecidas para resolvermos o problema.

• Identificar os dados de saída, ou as informações que respondem ou resolvem o problema.

• Determinar o que é preciso para transformar dados de entrada em dados e saída.

• Construir o algoritmo ou a sequencia de passos possibilita a transformação do passo 4.

• Testar o algoritmo em varias situações.

1.2 - Lógica da Programação;

É o uso correto das leis do pensamento, da “Ordem da Razão” que pode ser concebida pela mente treinada e pode ser representada em qualquer uma das inúmeras linguagens de programação existente. Essas, por sua vez, são muito atreladas a uma grande diversidade de detalhes computacionais com o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente validas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar. O objetivo principal do estudo da lógica da programação é a Construção de Algoritmos.

1 - Etapa 1

Definir um numero inteiro N que será o numero de casos de teste. Cada caso de teste é uma linha que contem dois números inteiros X e Y. O problema se resume em imprimir a soma de todos os valores impares entre os dois numeros inteiros, executando-os.

Analisando o problema acima, chegamos na seguinte solução;

• Identificar as variáveis;

• Somar as variáveis e guardar em uma variável auxiliar;

• Identificamos a necessidade da utilização da função MOD ( recupera o resto da divisão ou subtração), quando o resto de um numero mod de 2 for igual a 0, significa que o numero é par, caso contrário é impar;

• Apresentar a soma dos valores cujo o resultado é impar;

Fluxograma (representação gráfica )

Codigo (pseudo-linguagem)

1 - Etapa 2

Conclusão

A montagem de um algoritmo é a primeira parte na elaboração de qualquer software, assim como o fluxograma, ambos mostram todas as tarefas a serem executadas para a realização de uma ação seja ela qual for.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »