TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATÉRIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  27/6/2017  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS

CURSO ENGENHARIA CIVIL

ALINE BATISTA DIAS SANTOS

ANA LAURA BASTOS MACHADO

BRENDA DUARTE SILVA

CAMILA PESSOA PINTO

FABRÍCIO ANTÔNIO GOULART PEREIRA

JOÃO EDUARDO FERNANDES

KAREN ARENA AGOSTINHO

LUIS FERNANDO DE LIMA

CONCRETO PESADO

UBERABA – MG

2015

ALINE BATISTA DIAS SANTOS

ANA LAURA BASTOS MACHADO

BRENDA DUARTE SILVA

CAMILA PESSOA PINTO

FABRÍCIO ANTÔNIO GOULART PEREIRA

JOÃO EDUARDO FERNANDES

KAREN ARENA AGOSTINHO

LUIS FERNANDO DE LIMA

CONCRETO PESADO

Relatório técnico-científico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Materiais de Construção Civil ministrada pelo(a) professor(a) Paulo Guetti.

UBERABA – MG

2015

RESUMO

As vantagens de utilização do concreto foram significativas a ponto de aumentar sua demanda das formas mais variadas possíveis, como por exemplo: auto adensável, leve, pesado, projetado, alto desempenho, entre outros. O tipo do concreto utilizado está diretamente ligado à sua utilização final.

Abordando o concreto pesado, serão enunciadas suas características em um âmbito direcionado ao uso deste material.

  1. INTRODUÇÃO

O concreto pesado é um composto utilizado para blindagem obtido por meio de uso de agregados com maior massa específica, como por exemplo, a hematita, a magnetita e a barita. Sua aplicação mais frequente na construção de câmaras de raios-X ou gama, paredes de reatores atômicos, contrapesos em gasodutos, bases, lastros e barragens.

Ao fim de sua dosagem, a massa específica do concreto deve ser de 2800 kg/m³ a 4500 kg/m³, o que confere à mistura características mecânicas superiores, durabilidade e capacidade de proteção contra radiações.

  1. CARACTERISTICAS

Este material, conhecido como concreto pesado pela maior massa específica de seus componentes, é de uso específico para grandes obras e que necessitem de certo isolamento. É considerado um isolante radioativo, sendo muito útil em usinas nucleares e hospitais.

A resistência é um importante fator na dosagem de concretos pesados. Em paredes maciças de blindagem, o concreto desenvolve resistência à compressão de 14 MPa e para concreto estrutural, a resistência é da ordem de 20 a 35 Mpa. Há uma maior resistência quando exposto a altas temperaturas, e se faz necessário um eficaz controle de qualidade, pelas características que lhe são exigidas. Sendo preparado em tudo igual aos demais, faz-se necessária somente uma maior vibração, devido aos agregados serem graúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com