TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ENGENHARIA CIVIL

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO 

RA: 1074317 – FRANCISCO DE ASSIS VIEIRA

                         RA: 1087752 – JULIANO DA SILVA

                         RA: 1084719 – LUIZ TADAO MORI

                         RA: 1085331- VANDER CESAR FIORI 

Trabalho em grupo apresentado à disciplina de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, como parte integrante do currículo do curso de Engenharia Civil – Uniube.

Maringá

2015

Sumário

1. Introdução....................................................................................................4

2. Medidas de Prevenção de Acidentes e Doenças ocupacionais no Ambiente de Trabalho.....................................................................................4

2.1 Conceito.......................................................................................................4

2.2 Classificação................................................................................................4

3. Prevenção de Acidentes.............................................................................6

5  Conclusão  ...................................................................................................7

6  Referências  .................................................................................................8

1- INTRODUÇÃO

A importância das campanhas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como as medidas legais tomadas pelas empresas são de extrema importância a instituição e aos colaboradores.  Esse tipo de ação pode evitar aborrecimentos futuros como processos, multas, indenizações, além de que ao trabalhador proporciona momentos de fortificar o conceito de saúde e segurança no seu ambiente de trabalho.

Atualmente no Brasil o numero de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho vem aumentado significativamente e com isso as empresas vem investindo maciçamente em segurança e saúde do trabalhador de forma que possa proteger seus colaboradores e diminuir o absenteísmo no processo produtivo. Da mesma forma que há a necessidade constante de melhorias em segurança visando obrigações legais, há também a mudança de comportamento empresarial que tem buscado conseguir a satisfação e proteção do seu quadro funcional através de campanhas de prevenção de acidentes. Essas têm como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância de seguir as regras básicas para evitar acidentes e doenças e proporcionar ao trabalhador um ambiente de trabalho com menos riscos a sua integridade física.

2- MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS CUPACIONAIS

NO AMBIENTE DE TRABALHO 

2.1 CONCEITO     

Doença ocupacional é aquela adquirida ou desencadeada em virtude do tipo de trabalho executado pelo trabalhador, sendo exigida ao trabalhador a comprovação de que a doença foi adquirida no exercício do trabalho.

2.2 CLASSIFICAÇÃO

Podemos falar em principio da doença que ocorre em virtude de trabalhos repetitivos, denominada DORT e ou LER. É uma doença muito comum que afeta de forma intensa cabeleireiros, digitadores, empregados da indústria de peças automotivas, entre outras. Enquadram-se nessas doenças as bursites, tendinites, tenossinovite.

Há também outras formas de desgaste ao trabalhador, são aquelas oriundas de exposição excessiva a sons que extrapolam a faixa audível considerada saudável aos ouvidos humanos, classificada como perda auditiva. Nesse ponto há varias discussões sobre a quantidade de audição perdida visto que muitos não possuem um comparativo através de exames para verificar se houve perdas consideráveis. Até mesmo no Supremo Tribunal Federal foi dado em discussão recente o ganho de causa aos trabalhadores que tem audição afetada por doença relacionada ao trabalho onde o enquadra como deficiente.

Outra forma de doença profissional é a bagaçose que uma patologia comum aos trabalhadores da atividade canavieira. Existe também a enfermidade chamada siderose, doença que acomete trabalhadores do setor metalúrgico. Ainda no tema doença do trabalho podemos dizer sobre a perda de visão para quem trabalha com soldas de metais e com salinas.

Dentre as inúmeras atividades profissionais existentes, é comum que cada uma possua uma forma mais frequente de patologia que acometa seus trabalhadores. No entanto, atualmente o trabalhador ao ser contratado pela empresa faz o exame admissional previsto no Artigo 168 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, e regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 7 - Ministério do Trabalho e Emprego, este exame é obrigatório e integra o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Esse exame tem por finalidade verificar se o funcionário está apto a desempenhar suas funções.

Após sua realização é emitido um Atestado Médico de Capacidade Funcional descrevendo possíveis problemas de saúde, bem como podendo indicar a necessidade de exames complementares conforme os riscos ocupacionais a que estiver exposto o trabalhador no exercício de suas funções.

3- PREVENÇÃO DE ACIDENTES

        A atividade empresarial tem se destacado no quesito prevenção de acidentes e lesões aos seus trabalhadores de form muito convincente, claro que não na totalidade das empresas, mas o custo gerado prevenindo esse tipo de acontecimento tem sido visto como investimento para a grande maioria delas.

        Nas investigações de acidentes nota-se na sua grande parcela resultados analíticos de falta de atenção ou de equipamentos de proteção coletiva ou individual. Há também os trabalhadores que não aceitam o uso destes alegando que nunca aconteceu nada para que justificasse seu uso ou mesmo por puro capricho. Dentro desta analise podemos verificar alguns pontos importantes a serem citados e seguidos: Evitar distrair-se durante a execução da atividade. Esta pratica pode levar a ferimentos gravíssimos ou mesmo a óbito. É necessário não fazer parte desta sistemática e nem provocar alguém a essa situação. Temos que saber distinguir que horário de recreação ou descontração excessiva é nos horários específicos a esse fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com