TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de segurança no local de trabalho

Projeto de pesquisa: Medidas de segurança no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas Segurança do Trabalho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora Presencial e a Distância- Mayllie Daisy Mantovani

Andreia Rocha Gonçalves-1299364363 – Tecnologia em Recursos Humanos

Carla da Silva Santos Fiori – 6577318314 – Tecnologia em Recursos Humanos

Cristina dos Santos Bernardo – 129936227 – Tecnologia em Recursos Humanos

Eder Carlos da Silva – 697835457 – Tecnologia em Recursos Humanos

Viviane de Medeiros – 6979466479 – Tecnologia em Recursos Humanos

Santa bárbara D'Oeste 02 de junho de 2014

Introdução

Não é uma questão de acaso, em que o fato ocorre sem que possa ser evitado. Toda pessoa imprudente está sujeita a se acidentar. Por isso aplicar as normas de segurança além de ser uma obrigação, é também a garantia de não acontecer algo pior. Também devemos lembrar que a segurança não é um item opcional que pode ser dispensado em nossas vidas.

Acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao mesmo, além de transtornos e perdas, custos elevados para empresa. No Brasil existem normas de seguranças do trabalho bem avançados, mas que não bastam para evitar os acidentes. É necessário que haja o comprometimento de todos.

Para a prevenção de acidentes de trabalho é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene. Os equipamentos adequados sem ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação suficiente são condições importantes e favoráveis para que o trabalhador não se desgaste e não adquira doenças profissionais.

Para preservar e proteger seus funcionários a empresa deve buscar condições de segurança e saúde no meio ambiente de trabalho.

Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrente dos fatores de riscos operacionais.

Sob o ponto de vista legal, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Acidente de Trabalho

O acidente de trabalho é o mais abrangente, pois engloba também os quase acidentes e os acidentes que não causa lesão, mas perda de tempo ou danos materiais (incidentes).

Para fins de concessão de benefícios da previdência, o acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda permanente da capacidade para o trabalho.

Portanto, somente os acidentes que provocam lesões no empregado a serviço da empresa são considerados pela referida lei para fins de benefícios da previdência social. Todos os acidentes independentes da causa devem ser considerados para fins estatísticos e de investigações da causa do mesmo.

Nos locais de trabalho existem inúmeras situações do risco possíveis de provocar acidentes de trabalho. A análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.

Além de ser exigido por lei que as empresas mantinham equipe de segurança do trabalho, isso faz com que haja aumento da produtividade e qualidade dos seus produtos ou serviços, bem como auxílio nas relações humanas dentro da empresa.

A empresa no caso, um restaurante ou uma pizzaria que lida diretamente com utensílios com auto grau de perigo, se previne das medidas necessárias para evitar tais acidentes antes de tudo deve separar as funções que mais ocorrem risco dentro das rotinas de trabalho. As principais funções são os locais de manuseios de objetos de cortes ou elétricos, também líquidos derramados no chão.

Algumas medidas importantes são:

• Utilizar os utensílios adequados para todas as atividades;

• Guardar objetos cortantes e perfurantes ou que causem qualquer tipo de risco em embalagens adequados e em locais que não possam causar acidente;

• Utilizar equipamentos de proteção individuais adequadas para cada atividade, considerando corretamente e observando o prazo de validade;

• Contratar profissionais qualificados a cada cargo;

• Observar e redobrar os cuidados com pessoa no horário de maior movimento;

• Evitar que os empregados trabalhem desatentos;

• Proibir permanência de pessoas que não estejam trabalhando nas instalações da cozinha para evitar distrações;

• Cabo de panelas nunca deve ser virado para fora do fogão ou com folga de parafusos;

• Montar a estrutura utilizando armários com pontas arredondadas e colocar protetores nas pontas;

• Toalhas e panos devem permanecer em locais afastados do fogão e fornos;

• Colocar uma porta para entrada e outra para saída, com sinalização adequada;

• Ficar atento a líquidos derramados pelo chão;

• Realizar limpeza e manutenção freqüentes dos equipamentos e utensílios, por profissionais treinados apresentando os procedimentos adotados em um memorial discreto;

• Elaborar e implantar o controle integrado de pragas, através de telas, sifão ou ralos sifonados, evitando a entrada de insetos ou pragas no local de manipulação de alimente;

• Contratação de empresa especializada para realização de controle químico registrando todas as informações de processo;

• Definir o local para controle de resíduos, para impedir a proliferação de pragas;

• Realizar controle rigoroso na retirada de lixo;

• Observar a qualidade da água utilizada, sendo necessário o uso de água potável para todas as fases do processo produtivo, a limpeza das mãos dos funcionários, ate a limpeza dos próprios alimentos;

• Adotar procedimentos de limpeza e manutenção de caixas de água, cisternas e tubulações;

Obter alvará junto a Vigilância Sanitária, este tipo de estabelecimento comercial está sujeito a legislação sanitária, pois comercializa e manipula produtos que requerem esta autorização.

O risco de ocorrência de acidentes em qualquer ambiente de trabalho só pode diminuir se houver um esforço conjunto nesse sentido, tornando as medidas necessárias inerentes as rotinas de trabalho.

Plano de Ação

É importante lembrarmos que não podemos terceirizar a responsabilidade por nossa própria segurança. A empresa tem suas obrigações, mas cada colaborador precisa estar atento. É necessária a implantação de programas específicos que gerenciam os fatores de riscos ocupacionais regulamentados por lei e é de responsabilidade exclusiva do empregador implanta – las e custeá – las de maneira integral.

São elas:

PCMSO (Programa de Controle Médio e Saúde Ocupacional).

É um conjunto de ações pelo médico coordenador do programa a partir de dados obtidos no ambiente de trabalho, informações obtidas do funcionário e da empresa, mapa de risco e CIPA com a finalidade de monitorar alterações no organismo que possam ser provocados por riscos existentes no ambiente de trabalho;

O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativa da empresa no campo da saúde dos trabalhadores. É importante ressaltar que o PCMSO complementa o PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental). Logo o reconhecimento a avaliação e o controle dos riscos ambientais somente são eficazes com subsídios o exame médico. A NR-9 determina que se ficar caracterizado por meio de exames médicos nexo casual entre o dano observados na saúde dos trabalhadores e a situação de trabalho que eles ficam expostos, as medidas de controle deverão ser implantadas independentemente de avaliação quantitativa. O empregado exposto a chumbo em concentração abaixo do limite pode apresentar alterações em seu limite biológico, exigindo dessa forma o controle.

Da mesma maneira, o planejamento e a implantação do PCMSO deverão ser baseados nas identificações e nas avaliações dos riscos.

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

O PPRA é um programa fundamental na melhoria das condições de trabalho e prevenção das doenças ocupacionais desde que bem elaborado e apoiado numa política prevencionista comprometida com os objetivos do programa. Boa parte dos trabalhadores possui visão totalmente distorcida do programa, transformando apenas em um documento a ser exibido ao auditor fiscal. Os profissionais das áreas de segurança e medicina contribuem bastante também para essa situação.

Essa empresa pode tomar medidas básicas a todo e qualquer tipo de empreendimento que faz parte da gema de ações de prevenção de acidentes consiste em proporcionar aos seus funcionários de todos os níveis hierárquicos e manter atualizados os treinamentos sobre normas e procedimentos para operações em caso de acontecimentos como: Incêndios, inundações, explosões, desabamentos, acidentes maiores, localização dos equipamentos de emergência, prestações dos primeiros socorros e também outras medidas especiais devem ser observados e adotadas para garantir a segurança de todos os que fazem parte da empresa.

Segurança em Eletricidade

O principal risco que envolve eletricidade é o choque, que pode causar danos físicos e pode levar a morte. Também um incêndio pode ter início em curtos causados por negligências relacionadas a eletricidade. A NR10 estabeleceu várias medidas preventiva de acidentes que envolvam energia elétrica, dentre as quais; Painéis e tomadas devem estar sinalizados e identificados quanto a sua voltagem; Os painéis devem estar fechados e travados e ser aberto somente por pessoas habilitadas, fios não devem estar expostos devem ser protegidos contra impactos, água e influência de agentes químicos.

Uma prática comum consiste em ligar várias tomadas por vez em um interruptor. Essas pequenas ações fazem muita diferença para manter a segurança.

Proteção e Combate a Incêndio

Para um pequeno incêndio se alastrar e tomar proporções desastrosas basta pouco segundos. Em um ambiente que contem inflamáveis necessitam de total atenção por parte de todos os que transitam nesses locais. Alguns deles são: extintores podem ser de água, pó ou CO2, devem ser inspecionados mês a mês, devem conter etiquetas de identificação e devem estar em locais de fácil acesso em caso de emergência.

Sinalizações

Estas placas são utilizadas para transmitir mensagens de conscientização sobre procedimentos e uso de equipamentos de EPI´s, visando sempre a segurança total durante o trabalho.

A falta destas pode ocasionar situações de pânico em emergências, onde o fator tranqüilidade é primordial nestes casos.

Luzes de Emergências

Devem clarear áreas escuras de passagens horizontais e verticais serem suficiente para evitar acidentes e garantir a evacuação das pessoas no momento de abandono do local.

Kits de Primeiros Socorros

De acordo com o item 7,5 na NR7, todo estabelecimento deverá estar equipado com o material para a prestação de primeiros socorros, considerando – se as características da atividade desenvolvida devem ser guardadas em local adequado e aos cuidados de pessoas treinadas para este fim.

Rotas de Fugas

É o caminho a ser seguido para a evacuação de um local em casos de acidentes ou de pânicos.

Devem ter no mínimo 1,20 m de largura, levando em consideração a capacidade de pessoas que podem ocupar o local. Devem ser bem elaborada, indicada e sinalizada.

Escadas

Devem ser feitas com matérias incombustíveis e resistentes ao fogo; mantida dentro das normas de segurança, podendo ser de madeira, metálica ou de alvenaria deve possuir degraus e lances livres e uniformes, corrimão antiderrapante e sinalização adequadas.

A proteção contra incêndio envolve a sua prevenção e as técnicas de combate ao fogo. Ela é considerada a parte mais importante para a segurança. Porém o combate ao incêndio também tem sua importância atestada. Para facilitar o combate ao incêndio, o fogo foi dividido em classes. Para combater o incêndio, o técnico deve conhecer todas as classes do fogo, sabendo identifica – las. As classes estão divididas em:

• Classe A: São matérias de fácil combustão, com a prioridade de queimar em sua superfície e profundidade que deixam resíduos.

• Classe B É considerada inflamável os produtos que queimam somente em sua superfície, não deixando resíduos.

• Classe C: Quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadro de distribuição, fios e etc.

• Classe D: Elementos periféricos como magnésio, zircônio e titânio.

Máquinas e Equipamentos

Alguns acidentes devem ser tomados ao se utilizar máquinas e equipamentos em qualquer estabelecimento. Porem em estabelecimentos que lidam constantemente com os mesmos e por mais d uma pessoa esses cuidados devem ser protegidos, não causando riscos a saúde e a segurança e manutenção em dia.

Transportes, Armazenamento e Manuseio de Matérias.

Algumas regras básicas devem ser adotadas no intuito de preservar as qualidades das matérias e não trazer nenhum rico aos que tem contato com estes. Realizou permanentemente inspeção e manutenção adequada. Evite o uso de força muscular do trabalhador. Obedecer aos requisitos de segurança de acordo com cada tipo de material. Necessitam ser acondicionados livres de contaminações e umidade.

Cor e Sinalização

As cores e sinalizações servem para indicar riscos existentes. Elas devem ser empregadas em paredes, pisos, máquinas, delimitando áreas identificando equipamentos de segurança e são fundamentais na prevenção de acidentes. Vejamos o que cada uma significa:

• Vermelho: Proibição e identificação de equipamentos.

• Verde: Para símbolo de orientação e socorre.

• Preto: Símbolo de alertas e sinais de perigo.

• Branca e Amarela: Cores de contraste para a sinalização de proibição e alerta.

• Circular: Proibição e ação de comando.

• Triangular: Alerta.

• Quadrada ou retangular: Para implantar símbolos de orientação, socorro, emergência e identificação de equipamentos.

Higiene Ocupacional

O tipo de ambiente no qual o trabalhador exerce suas tarefas pode ocasionar diversos males de origem química, física ou biológica.

Ambientes insalubres tendem a gerar doenças que incapacitam o trabalho para o exercício do seu trabalho. Para que isso não corra é necessário reconhecer os agentes causadores presentes no ambiente e criar e aplicar medidas de controle que não haja imprevistos nesse sentido. Em estabelecimentos administrados de maneira irresponsável é comum encontrar infrações como armazenamento e utilização de produtos com prazo de validade vencido, má higienização, ausência de asseio por parte dos empregados. Essas infrações podem causar males para empregados e clientes de um estabelecimento.

Segundo Robson Spinelli a higiene ocupacional é dividida em: reconhecimento, avaliação e controle. É entendida como: “Ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem do trabalho e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou bem-estar, desconforto significativos entre trabalhadores entre os cidadãos da comunidade”.

Algumas medidas devem ser adotadas no intuito de manter a higiene necessária ao funcionário do estabelecimento. São elas: O funcionário da cozinha deve usar touca, botas, luvas, máscaras faciais. O local do trabalho deve ser limpo constantemente, os uniformes dos funcionários deverão estar sempre limpos, devem ser realizado controle de pragas onde não ofereça risco de contaminação ao colaborador.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s)

O equipamento de proteção individual (EPI´s) é todo produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos ameaçadores a segurança e saúde do trabalhador. Os EPI´s constituem medidas de controle de grande aplicação no controle de risco especialmente o coletivo, seja durante sua execução ou mesmo quando ele não puder ser aplicado.

Os EPI´s devem estar corretamente indicados a cada função para sua correta eficiência e o empregador deverá exigir o seu uso, bem como o trabalhador deverá estar orientado sobre o uso adequado e a sua conservação. Os equipamentos de proteção individuais utilizados em restaurantes e pizzarias são: Luvas de malha de aço, térmicas, borrachas e descartável polietileno, botas de borracha, japona de nylon para câmeras frias, máscaras duplas com elásticos, touca de TNT, óculos de proteção, coletes de segurança, avental aluminizado que protegem do calor e aventais de PVC.

Ergonomia

Ergonomia tem como objetivo garantir o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, adaptando as condições de trabalho as características psicológicas dos trabalhadores. Algumas medidas nesse sentido podem ser observadas e aplicadas como: O esforço físico exercido pelo trabalhador deve ser compatível com sua capacidade de força e que não comprometa a sua saúde. Reduzir a intensidade dos esforços aplicados e corrigir posturas desconfortáveis, na realização de gestos e esforços repetitivos.

É possível fazer rodízio de funcionário, para que o mesmo não faça o mesmo tipo de movimento durante a jornada de trabalho, esforços e posturas aliadas a medidas que tornem o trabalho menos estressante e mais agradável para os trabalhadores. Para os trabalhadores na posição sentada, podem ser colocados suportes para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador. Para os realizados na posição em pé devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos durante as pausas. Os sanitários, tanto para publico, quanto para funcionários bem como os vestiários devem ser separados por sexo e estarem sempre limpos. Pias ou lavatórios devem ser colocados estrategicamente para que os empregados possam fazer a higienização das mãos com freqüência e sem perda de tempo.

Também devem ser observados os níveis de ruídos no estabelecimento. Existem graus de ruídos que são aceitáveis e graus de ruídos que não são aceitáveis. Realizar avaliações que visam constatar possíveis riscos a saúde auditiva.

Segundo as normas regulamentadoras corretamente e adotando medidas preventivas simples relacionadas à segurança do trabalho, as empresas proporcionam mais satisfação e harmonia no ambiente de trabalho bem como credibilidade junto aos seus clientes e parceiro

Conclusão

Na abertura de um estabelecimento comercial no ramo da gastronomia não é necessário apenas que sejam oferecidos produtos de boa aparência e sabor agradável. Um ambiente seguro e higienizado, livre de contaminação e risco de acidentes é de uma sua importância para seu funcionamento.

Ágama de benefícios que a empresa consegue atrair com a adoção de boas pratica de saúde e segurança do trabalho, além de prevenir acidentes e doenças diminuem a incidência de imprevistos acidentáveis reduz o custo aperfeiçoa seu conceito de imagem junto aos próprios empregados e a clientela, dando lhe um excelente e significativo diferencial diante da concorrência acirrada desse ramo.

A orientação e treinamentos dos funcionários são os meios mais recomendáveis e eficazes para transmitir conhecimentos e promover mudanças de atitudes, tanto para a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes como para a qualidade de vida dos próprios empregados do empreendimento.

Referencias Bibliográficas

Spinelli Robson; Higiene Ocupacional.

Tuffi Messias Saliba; Curso básico de segurança e higiene ocupacional http://www.guiatrabalhista.com.br/acidentedetrabalho

Alves, Gílson Gilvan canejo. Cozinheiro um trabalho de risco.

Tavares, José da Cunha. Tópicos de Administração aplicada a segurança do trabalho/ José Tavares da Cunha – São Paulo: Editora SENAC.

...

Baixar como  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »