TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Ocupacionais no Trabalho

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Doenças Ocupacionais no Trabalho

Inicialmente vamos abordar o que são doenças ocupacionais. Várias são as doenças que causam alteração na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, decorrentes de riscos químicos ou físicos. Dividem-se em doenças Profissionais ou Tecnopatias, que são doenças que se caracterizam por serem causadas pela atividade ocupacional. São doenças que devida à ação nociva e lenta de um fator de risco presente no meio onde se desenvolve esse trabalho, como exemplo citamos a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), é um doença comum aos trabalhadores de teleatendimento, pois com agilidade e por pelo menos 6 horas diários. Uma doença ocupacional é adquirida quando o trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei.

As doenças do Trabalho ou Mesopatias são doenças que podem ou não serem desencadeadas em função da atividade laboral. As doenças mais comuns são as do sistema respiratórios e cutâneos. Como cuidado principal temos a prevenção, já que se compreende que as doenças ocupacionais são, na maioria, de difícil tratamento.

Quando se fala de prevenção, destacam-se os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como exemplo podemos citar os exaustores, dentre outros e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como exemplo citamos os capacetes, dentre outros.

Hoje os gestores buscam constantemente o aumento da produtividade e exigem cada vez mais dos trabalhadores, esses por sua vez não desenvolvem suas funções como deveriam.

A prevenção de doenças ocupacionais pode ser exercida pela empresa como também pelo trabalhador. Medidas simples usadas de uma forma correta podem livrar muitos trabalhadores de diversos problemas de saúde. Hoje profissionais passam grande parte de seu tempo nas empresas, é importante que tenha boas condições físicas e psíquicas de trabalho.

Os gestores precisam se atentar a doenças ocupacionais existentes. Os hospitais são ambientes insalubres, onde estão expostos a grandes riscos, dentre eles riscos físicos, químicos, fisiológicos, psíquicos, mecânicos e, principalmente biológicos. Eles devem treinar e capacitar esses profissionais periodicamente, realizando atividades de bem estar, saúde e cuidado neste ambiente de trabalho.

Os trabalhadores também precisam fazer sua parte, uma delas é usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de forma segura e correta para evitar os acidentes de trabalho, não havendo problema de saúde e nem prejudicando o local de trabalho.

Dentre os fatores que ocorrem riscos ocupacionais os principais são:

• Sobrecarga de trabalho, pois além do excesso de trabalho há também excesso de carga horária e às vezes até excesso de função, com isso o aumento da responsabilidade.

• Turnos de plantões noturnos, a pessoa não consegue descansar como deveria, o sono noturno é trocado pelo diurno, causa mal estar, fadiga, mau humor, menor desempenho, entre outros.

• Condições físicas inadequadas, podendo adquirir doenças infectocontagiosas, alergias, contusões, ferimentos.

• Exposição às substâncias tóxicas, os riscos químicos a que os trabalhadores estão sujeitos, utilizados na limpeza, esterilização, desinfecção. Esses trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com