TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE EM SUA CONSTANTE MUDANÇA

Dissertações: MEIO AMBIENTE EM SUA CONSTANTE MUDANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

MEIO AMBIENTE EM SUA CONSTANTE MUDANÇA

MEIO AMBIENTE EM SUA CONSTANTE MUDANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Recursos Hídricos, Química Ambiental, Poluição e Resíduos Sólidos, Ética, Política e Sociedade.

Prof. Cristina Célia Krawulski, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Lima, Sérgio Goes Barboza, Thiago Augusto Domingos.

RESUMO

Mais do que nunca as questões ambientais tem preocupado a sociedade, tomando proporções universais. Problemas como efeito estufa, o desmatamento, a deposição do lixo doméstico de forma inadequada, a contaminação dos rios, a degradação do solo, a poluição atmosférica oriundas dos efluentes industriais e dos veículos automotores, entre outros, mobilizam não só a população e nós gestores ambientais, mas sim a grande humanidade.

E nesse contexto apresento a constante mudança do meio ambiente em suas perspectivas, análises, fazes e motivos que nos mostram a realidade que temos que lidar e correr atrás do melhor para nós e para nossas gerações futuras.

O crescimento acelerado e desordenado da população, o consumo desnecessário, a produção crescente e o lixo contribuem com um dos mais graves problemas no mundo moderno: O esgotamento e a contaminação dos recursos naturais. A atual situação dos resíduos sólidos traz uma grande preocupação em relação ao futuro, principalmente por causa da crescente geração de bens de consumo que em pouco tempo, se tornam resíduos inúteis para a sociedade.

No gerenciamento integrado de resíduos sólidos, são preconizados programas da limpeza urbana, enfocando meios para que sejam obtidos a máxima redução da produção de lixo, o máximo reaproveitamento e reciclagem de materiais e, ainda, a disposição dos resíduos de forma mais sanitária e ambientalmente adequada, abrangendo toda a população e a universalidade dos serviços. Essas atitudes contribuem significativamente para a redução dos custos do sistema, além de proteger e melhorar o ambiente (MONTEIRO et al., 2001).

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Sólidos. Reciclagem. Meio Ambiente.Consumo.

INTRODUÇÃO

A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: Por um lado, extraímos mais e mais matérias-primas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.

Temos que perceber que,assim como não podemos deixar o lixo acumular dentro de nossas casas, é preciso conter a geração de resíduos e dar um tratamento adequado no lixo no nosso planeta. Precisamos ainda, reformular nossa concepção a respeito do lixo. Não podemos mais encarar todo lixo como: “resto inútil”, mas, sim, como algo que pode ser transformado em nova matéria-prima para retornar ao ciclo produtivo.

Quando o homem passou a dominar o fogo, percebeu que tinha em mãos uma importante fonte de energia, capaz de não só aquecê-lo nos períodos mais frios como também preparar o seu alimento. Notou também que o fogo poderia ser um importante aliado no manejo da vegetação natural para práticas de cultivo e criação de animais, além de utilizar o fogo como uma técnica de caça.

O uso da energia transformou o poder de produção do homem, e consequentemente provocou uma série de impactos no meio ambiente. Então o homem, curioso por natureza, continuou buscando novas formas de energia visando atender suas diferentes necessidades. Sabemos que, para gerar energia há um custo e esse custo não é baixo.Produzir cada vez mais em menos tempo é resultando de grandes tecnologias.Mas qual será o preço e resultado dessas grandes tecnologias?Pelo menos para o meio ambiente, o resultado é a extinção de espécies, ar poluído, chuva ácida, efeito estufa e desmatamento.

O uso de fonte de energia pelo homem tem se constituído em motivo de progresso e de devastação, associado sempre às opções sociais e políticas.

Não é minha intenção neste trabalho aprofundar qualquer análise do uso de energia, mas apenas salientar alguns aspectos necessários á compreensão do atual perfil de consumo das diferentes fontes de energia.

A reciclagem dos resíduos sólidos tem um grande valor, devido à sensibilidade e mobilização dos indivíduos e coletividades em relação à necessidade de desenvolver uma visão crítica dos processos de produção e consumo. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de destinação final (WIKIPEDIA, 2008).

O crescimento populacional acentuado e desordenado, o crescimento do poder aquisitivo, o desenvolvimento industrial e tecnológico e a mudança de hábito de consumo das populações, têm sido responsáveis pela problemática do lixo urbano e pela produção crescente de resíduos e por suas variações qualitativas. Com isso o lixo passou a ser um dos maiores problemas enfrentados por uma administração, seja ela pública ou privada, gerando sérios problemas políticos, sociais, econômicos, técnicos, ambientais e de saúde (MACÊDO, 2006).

A população compartilha constantemente ciclos em que se cresce e se morre, se cria e se extingue, se cultiva e se organiza. A sociedade torna-se cada vez maior e mais complexa e, nesse processo, exige cada vez mais do mundo natural seus preciosos recursos. A cada dia que passa o homem avança mais sobre os recursos naturais e, no uso desordenado deles, gerando um maior volume de resíduos. Mesmo se existisse uma maior reserva de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com