TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico Na Criação De Novas Linhas Do Metrô

Ensaios: O Planejamento Estratégico Na Criação De Novas Linhas Do Metrô. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

O Planejamento Estratégico na Criação de novas linhas do Metrô

Resumo

O presente trabalho de Projeto Integrado I trata-se de um trabalho de cunho acadêmico para aprovação na respectiva disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão e Negócios em Comércio Exterior e em Logística das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. O Projeto de Estudo de Melhoria apresentado pelos integrantes deste grupo de trabalho consistiu na proposta de aplicação de uma pesquisa qualitativa, tendo esta, como principal objetivo na identificação de pontos de melhoria no tocante à facilidade de locomoção por meio do Metrô aos moradores da cidade de São Paulo, bem como na criação de novas linhas.

Palavras-chave: Metrô; Locomoção; Criação.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1 Problema de Pesquisa

1.2 Hipóteses

1.3 Objetivos

1.4 Justificativa

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1Conceito de Transporte

3. METODOLOGIA

3.1 Características do ambiente da pesquisa

3.2 Instrumento de coleta de dados

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

ANEXO(S) 06

06

06

07

07

08

09

10

11

12

1. Introdução

São Paulo tem uma das maiores frotas de carros do mundo, com o trânsito nos horários de pico, fica muito difícil se locomover pela cidade. Uma solução para este problema seria a utilização do transporte público.

A prefeitura da cidade de São Paulo e o Governo do Estado estão investindo em transporte público. Um dos projetos é a expansão dos corredores de ônibus norte-sul em mais 25Km, pela Avenida 23 de Maio até o Aeroporto de Congonhas.

Outro projeto é a expansão das linhas de Metrô, ampliando a malha que hoje é de 335Km.

Com o exemplo de muitas cidades no mundo, o transporte sobre trilhos é uma das saídas para solucionar o grande problema de crescimento populacional, o que ocasiona a necessidade de melhoria contínua na mobilidade urbana.

Neste sentido, este projeto de pesquisa visa investigar o crescimento do investimento público e privado no aumento contínuo e substancial, para o transporte metroviário.

1.1 Problema de Pesquisa

Diante do crescimento de usuários no metrô da cidade de São Paulo, quais os investimentos públicos e privados estão voltados para ampliação e melhoria contínua dessa modalidade de transporte? Os projetos de expansão, realmente solucionarão os problemas de lotação excessiva em horários de grande pico?

1.2 Hipóteses

a) O Metrô de São Paulo ainda não possui uma infraestrutura adequada para dar vazão ao excessivo número de pessoas que utilizam este transporte.

b) É necessário que haja um investimento mássico do Metrô na criação de novas linhas.

1.3 Objetivos

Analisar os investimentos públicos e privados para ampliação do transporte metroviário, compreendendo que o Planejamento Estratégico tem como função estudar e direcionar as ações necessárias a essa mudança e por em prática o planejamento obtido.

1.4 Justificativa

A respectiva temática de pesquisa justifica-se por mostrar que é necessária uma ampliação do metrô para facilitar a forma de se locomover em São Paulo. Nos dias atuais não é fácil cruzar a cidade de carro ou de ônibus, perde-se muito tempo para fazer isso e caso se tenha pressa por estar atrasado, é quase impossível chegar no horário marcado a um compromisso, pois o trânsito é quase sempre intenso.

Um fato que sempre que acontece acaba interferindo diretamente no trânsito da cidade é a formação de nuvens carregadas e consequentemente a chuva. Isso faz com que a cidade pare literalmente, os 30 minutos que se gastaria de um trecho a outro, perde-se cerca de 60 a 90 minutos no mesmo trecho. Portanto, o Metrô aparece como solução para este problema.

Se a cidade fosse inteiramente interligada, seria fácil ir de um lado a outro da cidade independente de estar chovendo ou não. Pois Muitas pessoas precisam fazer baldeação para ir trabalhar e para voltar para casa. As estações que têm baldeação ficam extremamente cheias e é difícil pegar o primeiro trem que passa quando se chega à área de embarque, pois o fluxo de pessoas é grande.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Para este estudo, realizaremos uma abordagem conceitual sobre a importância das políticas públicas na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e, consequentemente a mobilidade urbana.

Dessa forma é necessário conceituar políticas públicas, que de acordo com Souza (2010):

“é preciso entender que política representa o conjunto de relações sociais referentes à distribuição do poder, ordenação, hierarquia e organização dos grupos sociais, bem como a instituição que regulam os processos políticos que organizam as diferentes sociedades”. (...) “englobam diretrizes e ações que visam à resolução de problemas ligados à sociedade como um todo. É tudo que se refere ao bem estar social de um povo”.

Além disso, as políticas públicas podem ser na visão de Hermany (2010):

a) Regulatória: que trata da concessão de serviços públicos a grupos/empresas privadas;

b) Distributiva: que indica setores ou grupos sociais que devem receber subsídios governamentais;

c) Redistributiva:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com