TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METROLOGIA: Relógio comparadores e apalpadores

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Relógio comparadores e apalpadores!

O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação composto por um fuso com uma ponta de medição, composto por engrenagens para realizar a movimentação dos ponteiros do relógio, com escala centesimal a diferença percebidas pela ponta de contato são mostradas mecanicamente movevendo o ponteiro rotativo na escala, possui um marcador adicional paara contar as voltas caso a medida for mais profunda. Caso gira no sentido horário a diferença é positiva, significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelicidade, em caso do sentido ser anti horário será negativa e a peça menor. Aplicação de verificação do paralelismo das faces planas, da excentricidade de uma peça montada na placa do torno e alinhamento das pontos de um torno.

O relógio apalpador, é utilizado na área mecânica possui um corpo monobloco com três guias que facilitam a fixação em diverss posições. Há dois tipos destes relógios, um deles possui reversão automática do movimento da ponta da medição e o outro modelo possui alavanca inversora a qual a direção do movimento de medição ascendente ou descendente. Um equipamento muito versátil, que pode ser utilizado em grande variade de aplicações na pordução como; alinhamento e centragem de peças nas máquinas, mediçoes interna, medições em difícl acesso e paralelismo entre faces.

  1. Goniômetros!

O goniômetro é um instrumento de medição para medidas angulares, verifica angulos através de um disco graduado em graus, composto de uma régua móvel que determina a posição com a tração de referência da base corpo, fixado por um parafuso na régua no ângulo a ser medido, sua unidade do ângulo é o grau. Estes instrumentos podem apresentar uma circunferência com 360º, ou semi circunferência com 180º ou ainda um quadrante de 90º. Além da área mecânica este instrumento é utilizado na medicina e fisioterapia para realizar medição da aplitude articular O goniômetro de modelo simples, também é chamado de transferidor de grau, que não necessitam maiores precisões, utilizado nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com