TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROSCÓPIO ÓTICO – OBSERVAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  18/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA

TIAGO AUGUSTO RIBEIRO RODRIGUES

PRÁTICA 02 – MICROSCÓPIO ÓTICO – OBSERVAÇÃO DE MATERIAIS

ITABIRA

2017

INTRODUÇÃO        

Os primeiros microscópios óticos datam na época de 1600 d.C., desde então foram recebendo modificações e melhoramentos de seus acessórios e equipamentos auxiliares, até termos os eletrônicos que há capacidades de média 40x até 1000x.

        É importante saber regular o microscópio corretamente e ter o conhecimento sobre o aumento que você está recebendo, de maneira prática se calcula considerando o potencial aumento descritos nas lentes então se multiplica o aumento próprio da objetiva pelo aumento da ocular.        

O microscópio ótico tem a principal função de ampliar objetos bem pequenos e facilitar a sua observação, até podendo estimar o seu tamanho, de acordo com o conhecimento do campo de visão, contendo uma escala métrica no aparelho, sua equação está disposta a seguir:

CAMPO DE VISÃO (DIÂMETRO) = AN/ (Mobjetiva X Mtubo).

Onde AN é a bertura numérica da ocular e está gravado no corpo da ocular. Mobjetiva é o aumento da objetiva e Mtubo é o aumento tubo entre a objetiva e a ocular.

        A fonte de luz é o que permite a oberservação por meio das oculares e essa visualização pode ser melhorada com a correção do contraste que é o número de tons presentes em uma imagem sendo dois tipos de contraste o Positivo: amostra é mais escura do que o plano de fundo e o negativo : amostra é mais clara do que o plano de fundo, sua equação está disposta a seguir:

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Primeiramente foi estimado o tamanho de uma particula parecida com uma esmeralda em uma amostra de argila por meio do conhecimento do diametro do campo de visão e a metragem da própria lente ocular de 0 a 8, com o auxílio de duas formulas a seguir:

        Diâmetro do campo de visão (ocular) = [pic 1]

        Diâmetro do campo de visão ( conjunto) = [pic 2]

        Por fim, foram colocadas amostras conhecidas para serem obersevadas no microscópio otico, com ampliações que mostrassem os melhores focos, após isso, registrados por meio da câmera de celular.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Com o auxílio das fórmulas e conhecimento dos aumentos usados no microscópio otico, foi então calculado o diametro de visão da ocular e o de conjunto.

        Diâmetro do campo de visão (ocular) =  = 0,5mm = 500μm[pic 3]

        

        Diâmetro do campo de visão ( conjunto) =  = 50μm[pic 4]

        Consegue-se perceber na imagem a seguir que a particula de argila tem um tamanho aproximado na escala própria da oculas de valor 2, o campo total de visão na escala é de 20 partes,então é necessário fazer uma regra de 3 usando o valor do diâmetro do campo de visão , logo ele tem um valor aproximado de 5μm de comprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (705.4 Kb)   docx (683.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com