TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Trabalho Escolar: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................4

3. CONCLUSÃO .......................................................................................................6

REFERÊNCIAS ........................................................................................................7

1. Introdução

A aplicabilidade do tema e a análise textual esta totalmente relacionada com a conquista de um pequeno município do Maranhão em uma história que serve de exemplo para as administrações de diversas regiões.

Se no ambiente interno da administração publica todas as ações podem ser controladas no externo o ambiente está totalmente fora do controle da organização, assim verificando o texto percebi que o município possuía economia estaguinada e pouco desenvolvimento,

Conheceremos ao longo desta produção textual, um pouco da história do município Maranhense de Lago do Junco.

Vendo a grande necessidade do uso de medicamentos fitoterápicos, vindos diretamente das ervas medicinais muito utilizadas pelo povo daquela região, eles se empenharam em ampliara as plantações para poder produzir mais ervas, produzindo mais remédios naturais e sendo assim diminuindo os medicamentos de farmácias químicas, sobrando verbas para outras utilidades dentro da região.

Os habitantes de Lago de Junco pode ver a diferença que o aumento o uso de medicamentos fitoterápicos proporcionou a população, desde qualidade de vida de cada um, até as benfeitorias no município.

Com base no texto observo que no município do Maranhão, foram utilizadas plantas medicinais pela população, pois lhes faltavam recursos financeiros e instituição medica. Neste município essa pratica se diferenciou de outros lugares, pois a comunidade transformou o uso de ervas fitoterápico em uma forma de melhorar a qualidade de vida, por meio da implantação do Horto e da Farmácia fitoterápica, que foi resultado do fórum de desenvolvimento local; em 1999.

Os principais parceiros eram a prefeitura municipal, a paróquia São José e as lideranças locais. A idéia era aproveitar a diversidade da flora local e estimular a produção de plantas medicinais.

A educação era bancada pela prefeitura, porém não havia material didático para todos, o que acabava por dificultar tanto o aprendizado do aluno quanto o trabalho do professor. Havia também apenas um curso de Magistério o que não atendia a todas as necessidades de conhecimento e de interesse por meio dos alunos. A saúde também deixava a desejar, já que o IDH era um dos mais baixos do estado.

Então iniciou-se a reorganização do sistema de saúde e programas voltados a saúde pública, que estimulou o comprometimento dos moradores em relação ao desenvolvimento. Formou-se então o Fórum de Desenvolvimento Local do Lago do Junco. A ação deste, era fazer um diagnóstico socioeconômico do local. A diversificada flora fez com que ficasse definida a implantação de um horto e de um laboratório para a manipulação de fitoterápicos. Agiram na capacitação dos membros envolvidos nos programas, reforçando a capacidade de liderança, estimulando o trabalho em equipe e o conhecimento da realidade local.

A grande conquista foi a participação da comunidade, fazer acontecer um lugar depende muito do potencial da localidade e da força impulsionadora de seu povo.

Uma história interessante e que poderemos tirar muito proveito para nossas vidas e atitudes do dia-a-dia.

2. Desenvolvimento

A Farmácia Verde teve um sucesso considerável, ajudando no desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos e no desenvolvimento do município utilizando as verbas que seriam destinadas a medicamentos químicos em outros departamentos que necessitavam de verbas. Podemos ver que ainda existem áreas a serem atingidas por este projeto, sendo assim seria interessante que os órgãos governamentais junto a prefeitura utilizassem das ferramentas PDCA, definindo metas e métodos para serem alcançados, coletar dados, treinando e executando seu plano, acompanhando o desenvolvimento e tomando possíveis decisões para mudanças de melhorias, este é uma ferramenta importante da administração e é de grande importância que seja utilizadas, como já foi descoberta a eficiência das ervas é bom estudar para que seja alcançada toda a região expandindo para que outras regiões tenham este mesmo benefício, tanto para o bolso quanto para sua própria saúde.

É necessário também que sejam realizados novos testes laboratoriais para que possam ser descobertas outras espécies de ervas, novas plantas podem e devem ser estudadas, assim como essas 30 que já estão no mercado, outras podem ter seus benefícios para a saúde e salvar vidas, é necessário que uma equipe esteja focada em novas descobertas e pesquisas aperfeiçoando-se cada vez mais.

Sabemos que esses medicamentos fitoterápicos estavam sendo receitados apenas na região e localidades próximas, acredito eu, que seria necessário fazer um estudo, pesquisando outras regiões onde houvesse um índice de doenças parecidas ou as mesmas doenças daquela região, sendo assim, testar em outras regiões o mesmo medicamento natural, para podermos ver se o resultado seria de sucesso como foi em Lago de Junco, afinal se é benfeitoria e melhoramento para uma cidade isso deve se expandir sim, para que todos possam desfrutar de uma boa saúde, levando em conta também o campo que estas regiões disponibilizam para a cultivação de ervas, é necessário que haja uma estrutura no local onde possa haver cultivação e incentivo dos governos.

Conforme a farmácia verde vai crescendo é claro que a demanda aumenta, e é necessário novas contratações, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com