TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GERÊNCIA DE EMPRESAS DE LOCAÇÃO

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO INTERDISCIPLINAR 4B

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UMA

MODELO DE GERÊNCIA DE EMPRESAS DE LOCAÇÃO

ENGENHARIA MECÂNICA

Alerrandro da Silva Moreira, Bárbara Silva de Oliveira Alcântara, Eduardo Ávila Carmona, Gabriel Braga Ferreira, João Paulo Ribeiro da Matta, João Victor Silva do Carmo, Leonardo Robert Mendes Corrêa, Rafael Rodrigues da Silva, Rosyane Santos Diamantino

Professora Orientadora do PI: Maria Fernanda Lousada Antunes.

Resumo

Diversas formas de se aprimorar o desenvolvimento de uma empresa foram criadas ao longo dos anos, uma delas é a organização, ela se aprimora cada vez mais com o intuito de um melhor âmbito de trabalho e um aumento de produtividade. Com uso de uma ferramenta matemática como o Excel e a implementação do VBA várias empresas já podem ter uma noção da importância da organização, com isso foi desenvolvido uma planilha com comandos e preenchimento simples, para uma melhor observação de um plano de locação, trazendo ao beneficiário diversas porcentagens de equipamento locados, partindo de máquinas paradas, transporte até manutenção.

Palavras-chave: organização; aumento de produtividade; Excel; VBA; melhor observação.

  1. INTRODUÇÃO

A implementação de novas ferramentas matemáticas tem sido muito importante na Engenharia, assim como no mercado de trabalho. O uso destas, associados aos demais conhecimentos, promove uma maior organização e planejamento em execução de projetos.

Além dos benefícios citados anteriormente, a ideia do trabalho é disponibilizar estas ferramentas que podem auxiliar gestores de empresas a administrarem seus produtos e serviços.

Neste trabalho, a ferramenta utilizada foi o Excel, programa muito conhecido e utilizado, desde a confecção de simples planilhas às mais elaboradas e também sobre suas capacitadas ferramentas de cálculo.

Associado ao Excel, o VBA permitiu com que houvesse uma certa harmonização entre as tabelas criadas, ou seja, foi possível obter resultados posteriores que são totalmente ligados e dependentes de informações anteriores.

  1. JUSTIFICATIVA

Diante do tema proposto para a realização trabalho de PI, foi pensado e criado um modelo de gestão para uma empresa de locação, para que a mesma tenha controle sobre todos os seus equipamentos. Utilizando-se de uma ferramenta bem conhecida, o Excel permite criar gráficos e tabelas bastante dinâmicas com o auxílio do VBA, onde constam informações sobre os equipamentos locados pela empresa.

O preenchimento dos dados referentes à frota de equipamentos móveis exemplificados na planilha demonstra a eficácia do modelo desenvolvido, de modo que os dados são expostos na primeira planilha, e, na segunda, é possível analisar e ter todo o controle da frota visualmente, através de gráficos e estatísticas. Com o uso da planilha, o gestor consegue ter em suas mãos várias informações sobre a frota, o que facilita nas decisões a serem tomadas, como por exemplo: se uma máquina fica muito tempo em manutenção, será necessário uma atenção maior para analisar o custo benefício deste equipamento, ou então, se outra apresenta pequenas demandas de mercado ficando em stand-by na maior parte do tempo, é importante analisar a demanda de locação dela no mercado, de modo que a máquina parada não dê prejuízo à empresa.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Propor um modelo de gerência para empresas de locação.

  1. Objetivos Específicos

Utilizar ferramentas matemáticas como o Excel e o VBA para intercalar dados e obter resultados para auxiliar gestores.

Desenvolver uma planilha que permita gestores de locadoras administrar seus equipamentos.

Simular valores para exemplificar como o projeto poderia ajudar na gestão de equipamentos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

        O Excel é um programa para criação de planilhas eletrônicas. A partir dessas planilhas é possível fazer o gerenciamento de uma empresa, independente do seu porte, ela necessita do gerenciamento de suas informações, a fim de que as decisões tomadas possam gerar benefícios. É importante que o uso dessa ferramenta seja feito de maneira profissional, controlando bem os dados e informações da empresa.

        Pataro (2019) diz que as planilhas eletrônicas são ferramentas essenciais para organização, análise e apresentação de informações.

        A eficácia de uma planilha é saber elaborar, usar corretamente os cálculos e exibir os dados de forma a facilitar o entendimento de quem vê. Para o fácil compreendimento depende também da solidez das informações disponíveis, da definição precisa dos objetivos, da previsão de alternativas e da predominância da “ação” na empresa.

        “Com o Excel é possível fazer tabelas, funções e gráficos de uma maneira produtiva e dinâmica economizando tempo e simplificando trabalhos rotineiros de uma maneira muito organizada e eficiente” (Edicase, 2017, p.4).

        O gerenciamento está diretamente ligado no planejamento que é o processo de estabelecimento de um estado futuro buscando alcançar de melhor forma possível objetivos pré-definidos. Além disso, o sucesso da implantação depende de conhecimentos específicos sobre a realidade dos processos internos dos beneficiários. As empresas que foram objeto dos estudos de casos e estão sendo apresentadas neste artigo são as de locação, as mesmas serviram de base para a formulação do modelo de ferramenta matemática para resolução de problemas no seu gerenciamento.

        Geralmente no Excel ocorre repetições de comandos, uma boa forma de otimizar as tarefas que são, sistematicamente, feita da mesma forma ou com a mesma lógica é com a utilização do VBA (Visual Basic for Applications) no Excel, esse recurso atua como uma linguagem de programação, torna a ferramenta ainda mais poderosa com infinitas possibilidades para serem aproveitadas pelos gestores. Esses processos de edição sendo automatizados gera grande economia de tempo e permite, consequentemente, mais produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (392.7 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com