TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE SACOS E PLÁSTICOS

Por:   •  22/2/2019  •  Artigo  •  4.192 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

MODELO DE PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE SACOS E PLÁSTICOS

ALYNE SARMANHO MONTEIRO - alyne.sarmanho@hotmail.com UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

ANTONIO PAULO RODRIGUES JUNIOR - antonio_paulo17@hotmail.com UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

CARLOS HENRIQUE DE LIMA SILVA JUNIOR - c.henriquejr@yahoo.com UEPA

KELVIN CRAVO CUSTODIO - kelvim_scb9@hotmail.com UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

YVELYNE BIANCA IUNES SANTOS - yvelyne@superig.com.br UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Resumo:        NESTE TRABALHO UTILIZOU-SE A PESQUISA OPERACIONAL COMO FONTE DE TOMADA DE DECISÃO VISANDO MINIMIZAR OS CUSTOS DE UMA INDÚSTRIA DE SACOS E PLÁSTICOS. FORAM COLETADOS NA PRÓPRIA INDÚSTRIA DADOS RELACIONADOS À MÃO DE OBRA QUE TRABALHAM DIRETAMMENTE NA PRODUÇÃO DE SACOS E PLÁSTICOS, PRODUTIVIDADE, CAPACIDADE INSTALADA E ESTOQUE. APÓS DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS, RESTRIÇÕES E FUNÇÃO OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDO MODELO MATEMÁTICO LINEAR DE PLANEJAMENTO AGREGADO QUE FOI SOLUCIONADO COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA SOLVER DO MICROSOFT EXCEL. O RESULTADO ÓTIMO MOSTROU QUE OS CUSTOS PODEM SER REDUZIDOS EM APROXIMADAMENTE 40% SE A EMPRESA MANTER A QUANTIDADE ATUAL DE FUNCIONÁRIOS MAS PASSAR A TRABALHAR COM HORAS EXTRAS MINIMIZANDO A QUANTIDADE DE PRODUTOS EM ESTOQUE.

Palavras-chaves:        PROGRAMAÇÃO LINEAR, MODELO MATEMÁTICO, PLANEJAMENTO AGREGADO, OTIMIZAÇÃO, CUSTOS.

Área:        6 - PESQUISA OPERACIONAL

Sub-Área: 6.1 - PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA


XXI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 2]

As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro

Bauru, SP, Brasil, 10 a 12 de novembro de 2014

MODEL OF AGGREGATE PRODUCTION PLANNING: A CASE STUDY IN THE PLASTIC BAGS INDUSTRY.

Abstract:        IN THIS WORK WE USED THE OPERATIONAL RESEARCH AS A SOURCE OF DECISION -MAKING TO MINIMIZE THE COSTS OF A PLASTIC BAGS INDUSTRY. RELATED TO THE LABOR WHO WORK DIRECTLY IN THE PRODUCTION OF BAGS AND PLASTICS, PRODUCTIVITY, CAPACITY AND INVENTTORY DATA WERE COLLECTED IN THE INDUSTRY ITSELF. AFTER DEFINING THE VARIABLES, CONSTRAINTS AND OBJECTIVE FUNCTION, WAS DEVELOPED A LINEAR MATHEMATICAL MODEL OF AGGREGATE PLANNING THAT WAS SOLVED WITH THE AID OF MICROSOFT EXCEL SOLVER TOOL. THE OPTIMAL RESULT SHOWED THAT COSTS CAN BE REDUCED BY APPROXIMATELY 40% IF THE COMPANY MAINTAIN THE CURRENT NUMBER OF STAFF BUT SPEND WORKING OVERTIME MINIMIZING THE AMOUNT OF PRODUCTS IN STOCK.

Keyword:        LINEAR PROGRAMMING, MATHEMATICAL MODEL, AGGREGATE PLANNING, OPTIMIZATION, AND COSTS.

[pic 3]

2


XXI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 4]

As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro

Bauru, SP, Brasil, 10 a 12 de novembro de 2014

  1. Introdução

A empresa onde o estudo foi realizado está presente a mais de 30 anos no segmento de embalagens plásticas personalizadas, localizada no município de Ananindeua-PA. Visando sua permanência no mercado paraense, esta indústria tem como principal objetivo oferecer ao cliente uma solução para melhor embalar o seu produto através de embalagens personalizadas, com foco na produção e entrega de produtos de alta qualidade e cumprir os prazos estabelecidos na contratação do pedido de fornecimento. Esta busca pela qualidade e entregas dentro do prazo envolve a organização como um todo.

Embalagens plásticas ou plásticos são segundo a Braskem (2010), formados por materiais macromoleculares, principalmente de origem orgânica (carbono) que podem ser moldados por processamento sob condições adequadas de pressão e temperatura para criação de produtos compostos, os polímeros. Estes polímeros, por sua vez, são transformados em filmes através do processo de extrusão, onde a resina recebe calor e pressão.

Uma das dificuldades ao produzir embalagens plásticas é ter flexibilidade no processo para adaptar seus produtos aos mais diversos pedidos de fornecimentos. Para que isto se torne viável o processo produtivo e todos os seus parâmetros devem estar muito bem controlados.

Visando a melhor alocação dos recursos produtivos disponíveis, foi aplicado um modelo de planejamento agregado, que trata do dimensionamento dos recursos produtivos que têm impacto na capacidade de atendimento da demanda, como mão-de-obra e equipamentos. Seu principal propósito é garantir que os recursos estejam disponíveis para a produção nas quantidades necessárias nos momentos adequados.

Para aplicar o modelo de planejamento agregado na produção da empresa, foi selecionado o processo produtivo com o maior tempo de execução, a extrusão, onde o polímero era processado por uma máquina, extrusora, que possuía um sistema composto por diversos sensores que fornecem parâmetros específicos das condições de funcionamento do equipamento, fazendo-se necessários alguns funcionários para o controle de qualidade, que também “alimenta” a máquina, e outro funcionário que transporta a matéria prima.

Este trabalho visa desenvolver um modelo matemático linear de planejamento agregado a fim de otimizar o processo de produção e reduzir seus custos. O modelo será resolvido com o auxílio da ferramenta Solver do Microsoft Excel e o resultado otimizado será comparado com os reais apresentados pela empresa de embalagens.

  1. Fundamentação teórica

2.1 Pesquisa Operacional

[pic 5]

3


XXI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 6]

As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro

Bauru, SP, Brasil, 10 a 12 de novembro de 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com