TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE MONTAGEM DE MANGUEIRAS HIDRÁULICAS

Por:   •  25/11/2016  •  Artigo  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE MONTAGEM DE MANGUEIRAS HIDRÁULICAS

Jéssica Flaviane de Oliveira¹

jessica-oliveira1993@hotmail.com

Thamyris Vieira Cruz[1]

thamyrisvc@hotmail.com

        

Paulo Nelson Figueiredo Neves[2]

pauloneves.consult@oi.com.br

RESUMO

Este artigo pretende discutir a importância do planejamento estratégico organizacional e as etapas que devem ser seguidas para que os riscos operacionais e de mercados possam ser minimizados através do uso desse instrumento em busca dos objetivos almejados. O artigo foi elaborado através da pesquisa bibliográfica e complementado com um estudo de caso em uma empresa do ramo de montagem de mangueiras hidráulicas, industriais e tubos de aços na região Sudoeste de Minas Gerais, realizado em setembro de 2016, com o objetivo de levantar pontos a serem aprimorados internamente, visando melhorar a capacidade da empresa de competir em um mercado com as oportunidades identificadas no ambiente em que atua.

Palavras-chave

Planejamento estratégico. Ambiente organizacional. Estratégia. Objetivo.  

ABSTRACT

This paper intends to discuss the importance of organizational strategic planning and the steps that must be followed so that operational and market risks can be minimized through the use of this instrument in pursuit of the desired objectives. The article was elaborated through bibliographical research and complemented with a case study in a company of the assembly of hydraulic, industrial and steel tube hoses in the Southwest region of Minas Gerais, held in September 2016, with the aim of raising points To be improved internally, aiming to improve the company's ability to compete in a market with the opportunities identified in the environment in which it operates.

Keywords

Strategic planning. Organizational environment. Strategy. Goal.


1 INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico tem sido uma ferramenta de grande importância para as organizações, aumentando a capacidade destas de enfrentar ameaças e usufruir das oportunidades identificadas em seu ambiente.

O ambiente organizacional sofre rápidas e constantes transformações e a concorrência se torna cada vez mais intensa, levando as empresas a uma busca permanente por aprimoramento de seus processos internos, se preparando para maximizar seus resultados com competência frente às oportunidades apresentadas no mercado. Nesse cenário, faz-se necessário traçar objetivos e metas coerentes, bem como ações e decisões estruturadas por meio de um planejamento estratégico consistente com os grandes desafios apresentados.

Ainda é alto o número de empresas que não conseguem chegar ao seu ponto máximo de crescimento devido ao pouco uso desse instrumento, atuando de forma empírica e desestruturada tendo como foco principal o lucro imediato sem se preocupar com o planejamento que leve a um resultado consistente e crescente ao longo do tempo.

Cada empresa apresenta particularidades em seu ambiente interno, objetivos e tipos de negócio, não existindo, portanto, um modelo pronto e acabado de gestão estratégica que se encaixe para todas as organizações. A empresa deve identificar e desenvolver seu modelo de gestão baseada na análise ambiental que servirá de base para definição dos objetivos de curto, médio e longo prazo, adequando uma estratégia que permitirá chegar ao alvo desejado, tomando o cuidado de promover as readequações durante seu desenvolvimento sempre que necessário, em um processo contínuo de feedback.

Um planejamento estratégico contínuo e bem estruturado poderá proporcionar à organização uma gestão flexível e sustentável, promovendo uma visão clara da capacidade operacional, além de fornecer subsídios para a tomada de decisão frente às oportunidades e ameaças identificadas no mercado. Esse processo leva a uma melhor postura no mercado, com ganhos por parte de todos stakeholders, desde a alta gerência até os empregados que atuam em rotinas operacionais, levando à sinergia entre todos os atores, já que o processo de planejamento requer o envolvimento e alinhamento de ações em torno dos objetivos traçados.

Este artigo pretende identificar, através de um estudo de caso em uma empresa do ramo de montagem de mangueiras hidráulicas, industriais e tubos de aço, localizada no Sudoeste de Minas Gerais, quais as práticas relacionadas ao planejamento que são adotadas pela organização, e quais resultados obtidos após a adoção dessa ferramenta administrativa. Como objetivos específicos, busca-se identificar pontos de melhoria na gestão, visando crescimento e solidificação da empresa em seu mercado de atuação.

2 PLANEJAMENTO

Para Chiavenato (1987), planejamento é uma função da gestão e da administração, a qual busca, antecipadamente, identificar os atos que poderão sobrevir ao ambiente empresarial.

[...] o planejamento implica fundamentalmente em traçar o futuro e alcançá-lo, sua essência consiste em ver as oportunidades e problemas do futuro e explorá-los ou combatê-los conforme o caso. O planejamento é um processo que começa com a determinação de objetivos; define estratégias, políticas e detalha planos para consegui-lo; estabelece um sistema de decisões e inclui uma revisão dos objetivos para alimentar um novo ciclo de planificação.                 

Segundo Thomaz e Lopes (1978), o planejamento é um método contínuo, sempre será necessário reajustá-lo de acordo com as alterações e mudanças que ocorrem no ambiente empresarial.

O planejamento é um processo contínuo, permanente e dinâmico. As empresas que o adotam mantêm o sistema vivo, dia após dia, ano após ano, pois, como veremos mais tarde, o planejamento sofre realimentação perene por ser enorme a interdependência (e interação) das partes que o compõem. (THOMAZ e LOPES, 1978, p.04)

Essas mudanças são identificadas através da análise do ambiente organizacional, no qual, são identificadas as oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo e os pontos fortes e fracos dentro do ambiente interno. Esses fatores podem interferir na capacidade da empresa em cumprir seu objetivo. O propósito deste processo é analisar o ambiente organizacional para que seja realizado adequadamente o planejamento ideal, chegando ao seu principal objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (244.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com