TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL UTILIZANDO A TECNOLOGIA INTERNET DAS COISAS (IOT) E APLICATIVO MÓVEL

Por:   •  22/3/2020  •  Artigo  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

MONITORAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL

UTILIZANDO A TECNOLOGIA INTERNET DAS

COISAS (IOT) E APLICATIVO MÓVEL

 

MARCELO VIANELLO PINTO - marcelo.vianello@sunol.com.br FTT - FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA

 

FÁBIO HENRIQUE CABRINI - fabio.cabrini@pad.lsi.usp.br FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA - FTT

 

WILLIAM HONORATO DOS SANTOS - william.honorato@yahoo.com.br FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

 

DORIEDSON LIMA DA SILVA - doriedsonlima@gmail.com 

FTT - FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

 

MASANORI IHA - masanori.iha@gmail.com FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

 

        Área:          8 - GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL 

Sub-Área: 8.1 - GESTÃO DA INOVAÇÃO 

 

Resumo: ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DESENVOLVER O PROTÓTIPO DE UM ALIMENTADOR AUTOMÁTICO PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO BASEADA NOS CONCEITOS DE INTERNET DAS COISAS (IOT), ARDUINO E APLICATIVO MÓVEL PARA MONITORAR REMOTAMENTE A QUANTIDADE DE RAÇÃO QUE  DEVERÁ SER FORNECIDA AO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. O MÉTODO DE PESQUISA ADOTADO FOI POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS E PARA ESSE PROPÓSITO, FORAM EMPREGADAS AS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E PESQUISA DOCUMENTAL. COMO POSSÍVEL RESULTADO DE ESTUDO, ESPERA-SE QUE O MESMO AUXILIE NA IDENTIFICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS A PARTIR DE TECNOLOGIAS INOVADORAS.

 

Palavras-chaves: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, INTERNET DAS COISAS, ARDUÍNO, ALIMENTAÇÃO ANIMAL

 

MONITORING THE ANIMAL FEEDING THROUGH

INTERNET OF THINGS (IOT) AND

MOBILE APPLICATION

 

Abstract: THE PURPOSE OF THIS PAPER IS TO DEVELOP THE PROTOTYPE OF A PET AUTOMATIC FEEDER BASED ON THE CONCEPTS OF INTERNET OF THINGS (IOT), ARDUINO AND MOBILE APPLICATION TO REMOTELY MONITOR THE AMOUNT OF FEED THAT SHOULD BE SUPPLIED TO THE PET. THEE RESEARCH METHOD ADOPTED WAS THROUGH THE CONSTRUCTION OF PROTOTYPES AND FOR THIS PURPOSE, STRATEGIES OF EXPLORATORY BIBLIOGRAPHIC RESEARCH AND DOCUMENTARY RESEARCH WERE USED. AS A POSSIBLE RESULT OF THE STUDY, IT IS EXPECTED THAT IT WILL ASSIST IN THE IDENTIFICATION AND EXPLORATION OF NEW BUSINESS OPPORTUNITIES FROM INNOVATIVE TECHNOLOGIES. 

 

Keyword: TECHNOLOGICAL INNOVATION, INTERNET OF THINGS, ARDUINO,

ANIMAL FEEDING 


1. Introdução

A sociedade contemporânea, impulsionada pela globalização da economia e pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem imposto uma competição entre as organizações sem precedentes no mundo dos negócios. O cenário é de incertezas, mudanças e intensa competitividade. Diante disso, para irem de encontro a essas ameaças e manter a sua sustentabilidade, as organizações devem ser capazes de “aprender” e, ao fazê-lo, desenvolver novos conhecimentos (Fleury; Oliveira Júnior, 2002), adotá-los na prática, realizar novas tarefas e manter (ou transformar) as antigas maneiras mais rápida e eficaz (Garvin, 1998).

As transformações contínuas e aceleradas em todos os ramos da atividade humana e a acirrada competitividade no mundo corporativo também estão presentes em todos os segmentos de mercado. A fim de superarmos os constantes desafios de um cenário em mutação, a compreensão e a prática da inovação são imprescindíveis, uma vez que é por intermédio de atitudes inovadoras que podemos expandir, reestruturar e aprimorar as ações nos mais variados tipos de organizações.

Nas empresas e indústrias, particularmente, o ato de inovar permite que determinado negócio seja reinventado, tornando-se mais adequado para o consumidor final e, consequentemente, mais competitivo. Segundo Reis (2008), o processo de inovação por intermédio do conhecimento é visto como um recurso-chave e uma fonte de vantagem competitiva entre empresas em um ambiente crescentemente competitivo.

Vale salientar que, etimologicamente, a palavra inovação deriva do latin innovatio, que se refere a uma ideia, um objeto ou um método criado. Portanto, além do verbo inovar estar relacionado a inventar algo diferente, ele também significa aprimorar o que já existe, obviamente, com mudanças e consequências significativas.

Nesse contexto, cabe a produção de algo novo, a introdução de novidades e a exploração de novas ideias de maneira correta.

A Lei 10.973/2004 trata de incentivos à inovação, a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo – a inovação é definida como “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços” (Brasil, 2004, art. 2.).  

Diante dos conceitos sobre inovação visto anteriormente, percebe-se de uma maneira bem clara que dentro do ambiente empresarial, a inovação é o processo que inclui as atividades relacionadas a parte técnicas, a de gestão-gerenciamento, a de concepção e desenvolvimento, que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, serviços e processos.

Numa economia que está em constantes mudanças, à inovação tecnológica deve ser resultado de um ambiente que produz ciência de ponta e influência direta e indiretamente o setor produtivo, especialmente por meio dos setores de pesquisa e desenvolvimento gerados no bojo das empresas. A inovação diz respeito a mudança e remete a fazer algo de uma forma diferente ou até mesmo, transformar o ambiente e/ou mercado onde se está inserido, sem necessariamente ter a preocupação com a criação de algo novo.  

Dessa maneira, a inovação, especialmente a inovação tecnológica, é tida atualmente como essencial nas estratégias de diferenciação, competitividade e crescimento em um número cada vez maior de negócios.  

A Lei de Inovação Tecnológica – LIT (Lei Federal nº 10.973 de 02.12.2004 estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País, nos termos dos artigos 218 e 219 da Constituição.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com