TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolver as Estratégias de Lançamento de um Produto IoT– Internet das Coisas FGV

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação, desenvolvimento e gestão de produtos.

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Simone Araujo

Turma:

Tarefa: Desenvolver as estratégias de lançamento de um produto IoT– Internet das Coisas.

Descrição do produto

A proposta é criar um novo produto para uma marca já existente Frontmax Coleira, desenvolvendo uma tag IoT a Frontmax Smart tag para cães e gatos que poderá ser acoplada a coleira dos pets  que permitirá a localização via GPS e outras funcionalidades, todas as informações estarão disponíveis no App Frontmax Smart tag acessado diretamente pelo smartphone.

Ao adquirir a Frontmax Smart tag o tutor irá baixar o App Frontmax Smart tag e irá fazer a sincronização da tag ao App, assim já poderá fazer o cadastro do pet com suas principais informações e a partir desse momento todas as informações do pet serão sincronizadas a tag e em tempo real ao App acessado pelo smartphone. Todos os alertas serão enviados através de push ao smartphone do tutor que também poderá criar alertas por e-mail e cadastrar outras pessoas para receber os alertas.

Hoje no mercado existem produtos que tem como principal função a localização via GPS, trazemos um diferencial nesse lançamento que será além da localização via GPS. Conseguiremos através de alta tecnologia saber mais informações sobre a saúde do pet, ao realizar o cadastro o tutor irá inserir todas as informações e orientado pelo médico-veterinário qual a temperatura e frequência cardíaca ideal e assim que saírem do padrão ideal será gerado um alerta ao tutor para que ele possa se antecipar e levar o pet imediatamente ao médico-veterinário, microfone integrado fazendo com que o tutor possa interagir com o pet em tempo real mesmo estando no trabalho, agenda integrada permitindo criar alertas de medicamentos, consultas, vacinas, compra de alimentos, troca da coleira antiparasitária entre outros. Localizador, será cadastrado o perímetro da residência e caso o pet saia desse local um alerta será emitido para que a localização do pet seja realizada o mais rápido possível, na tag também encontra-se um QR Code quem encontrar o pet poderá rastrear e visualizar o contato do tutor e se o pet tem alguma alergia para que quem o encontre possa alimentá-lo tranquilamente até o reencontro com o tutor.

Objetivo:

É ser a melhor escolha de Smart tag para acompanhamento em tempo real de cães e gatos, proporcionando ao tutor autonomia e segurança em acompanhar o seu pet a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.

[pic 1]

Geração de ideias

A ideia surgiu utilizando a técnica Stage gate, a partir do estágio 0 pensando qual produto poderia atender a demanda IoT, seguindo para o estágio 1, surgindo a ideia que foi desenvolver um produto que pudesse otimizar o dia a dia do tutor de cães e gatos, sabemos que hoje com tantas atividades precisamos criar produtos que possam auxiliar de forma prática na rotina diária. Com Frontmax Smart tag o tutor estará totalmente amparado a um produto de alta tecnologia que poderá antecipar os cuidados com problemas de saúde, localização, alertas diversos e interação com o pet durante os momentos em que estiver distante. E também visando o crescimento do produto estando inserido em um mercado e segmento que tem constante crescimento.

Público-alvo e segmentação de mercado

Mercado

O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial em população total de cães e gatos, 37 milhões de lares no Brasil tem algum pet, sendo que 44% são habitados por cães e 21% por gatos. Cerca de 55% dos tutores são identificados com Pet lovers, esse grupo é composto por jovens, mulheres e pessoas casadas com filhos, em crescente também LGBTQIA+ e casais sem filhos.

Os “Pet Lovers” costumam investir mais em produtos e serviços do segmento pet e são os mais preocupados com a saúde dos animais, com visitas mais frequentes ao veterinário. São pessoas que não conseguem imaginar viver sem o seu pet.

De forma geral, a maior parte das pessoas responsáveis pelos cuidados dos animais de companhia são mulheres, com uma média 60%. Além disso, 58% dos tutores são casais ou pessoas que moram juntas. Grande parte dos responsáveis, tanto por cães ou gatos, também são famílias com filhos de diversas idades. Apenas cerca de 10% dos tutores moram sozinhos.

Durante a pandemia aumentou em 30% o número de pets nos lares. Os tutores passaram a conviver mais com os seus pets.

Pensando na retomada com rotinas hibridas a ideia de trazer um produto que possa auxiliar o tutor e trazer segurança no controle da saúde e bem estar do pet, foi desenvolvido o produto.

Fonte: Sindan Comac | Abinpet

Público-Alvo

Sexo: Mulheres

Idade: Faixa de 25 à 34 anos

Classe social: A-B

Estado Civil: Casada

Filhos: 1 filhos até 10 anos de idade

Pets: 1 cão e 1 gato adotado durante a pandemia

Trabalho: trabalha em uma multinacional como coordenadora e RH

Persona

Nome: Ana

Idade: 31 anos de idade

Região que mora: Mora em SP

Trabalho: Trabalha em uma multinacional de alimentos como gerente de RH há 3 anos e tem o salário de R$ 12.000,00 e tem rotina hibrida.

Estado Civil: Casada com o Jorge que é gestor financeiro

Filhos: Tem dois filhos Julia de 5 anos e Pedro de 9 anos

Paixões: É apaixonada pelos seus pets, Bobby seu cachorro que tem a idade da Julia 5 anos e a gata Nina adotada durante a pandemia de 1 ano. Adora ficar com a família, fazer passeios para sua casa de campo em Itu no interior de SP sempre com toda família e os pets que são considerados como filhos de quatro patas, ativa nas redes sociais compartilha todos os momentos.  Adora tecnologia e Apps que auxiliam sua rotina no dia a dia.  

Onde se informa sobre pets: se informa sobre cuidados e novidades para os pets com o médico-veterinário, redes sociais, grupos de Pet lovers, no Google e Youtube.

Hábito de compra para produtos pets: lojas on line primeiramente e posteriormente Cobasi que fica próximo ao seu trabalho e sempre busca novidade e mimos para os seus pets.  

Posicionamento competitivo

Mercado: Animais de companhia  

Segmentação: cães e gatos

Nicho: Pet lovers

Frontmax Smart tag é a melhor escolha de Smart tag para acompanhamento em tempo real de cães e gatos, proporcionando ao tutor autonomia e segurança em acompanhar o seu pet a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

Comparando com os concorrentes a Frontmax Smart tag é um produto ampliado com maior valor agregado, trazendo funções diferenciadas que a tornam a melhor opção no mercado.

O mercado de pets teve crescimento de 13,8% em 2021 e a tendência para 2022 é que o mercado continue crescendo assim como a procura para itens com tecnologia para os pets que segue em crescimento exponencial. Dessa forma o ciclo de vida desse segmento está na fase de crescimento.

Análise do portfólio

A marca Frontmax Smart tag pode ter uma extensão de linha pensando em novos modelos de tag com layouts para cães e gatos e também incluindo novos produtos como câmeras com visualização 24 horas no app.

Amplitude:

Assessórios tecnológicos

Extensão:

Frontmax Smart tag tamanho único, Frontmax Smart tag gatos, Frontmax Smart tag cães, Câmera Frontmax Smart tag e App para Android e IOS.

Profundidade:

Frontmax Smart tag, App para Android e IOS e Câmera.

Referências bibliográficas

Fontes: Sindan Comac, Abinpet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (315 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com