TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA

Por:   •  25/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.807 Palavras (24 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 24

DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 1][pic 2]

NOTA:

Professor: Renato Alexandre Fagundes Curso: Engenharia Mecânica

[pic 3][pic 4]

Instruções:

  • Preencha corretamente o cabeçalho acima com: Nome completo, Número de RA, Turma e data do trabalho proposto extraclasse.
  • O referido trabalho extra classe da disciplina Motores de Combustão Interna - Engenharia Mecânica servirá como base para compor a nota da avaliação B1 de 2017 valendo um total de 3pontos.
  • O trabalho éINDIVIDUAL.
  • O trabalho deverá ser entregue impreterivelmente no dia da realização da avaliação B1 em sala de aula em cópia física nos padrões de folhas timbradas da Universidade conforme consta neste arquivo (Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado, em folha que não seja a do padrão da Universidade de Guarulhos, em arquivos eletrônicos / dispositivos de armazenagem tais como pen drivers e trabalhos emgrupos)
  • Procure responder a todas as perguntas de forma clara e sucinta conforme o solicitado naquestão.
  • Utilize para suas respostas o papel timbrado UnG em branco após asquestões.
  • BoaSorte!


DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 5][pic 6]

NOTA:

Professor: Renato Alexandre Fagundes Curso: Engenharia Mecânica

Questão 01

Pesquise de forma detalhada a evolução dos motores de combustão interna, príncipio de funcionamento dos motores de combustão interna de 4 tempos (Otto e Diesel), a  classificação dos MCI's e seus componentes fixos e móveis (ver desenho e tabela abaixo) descrevendo suas características funcionais e materiais de construção destes elementos auxiliares.

*Entenda-se por componentes fixos e móveis como sendo os elementos auxiliares acoplados ao MCI.

*Os componentes apresentados na figura e tabela abaixo pertencem a um motor ciclo Diesel.

[pic 7]

*Tabela dos elementos auxiliares

[pic 8]


DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 9][pic 10]

NOTA:

Professor: Renato Alexandre Fagundes Curso: Engenharia Mecânica

[pic 11]

Motores a Combustão interna

Os motores de combustão interna funcionam devido à combustão no seu interior de modo a transformar a energia química em energia mecânica. Este ciclo termodinâmico é denominado por Ciclo de Otto, nos motores a fluido ativo (ar + combustível), é obtido a combustão através de uma faísca. Nos motores a gasóleo o ciclo é denominado por ciclo Diesel, onde a diferença está na alta taxa de compressão no cilindro levando a altas temperaturas e assim é injetado o óleo entrando em combustão sem precisar de uma faísca.

CICLO OTTO

 O homem buscou construir um mecanismo para gerar força de uma maneira automática, diferente de uma tração humana ou animal, e que pudesse levá-lo a grandes distâncias e certas velocidades maiores que as de seus passos.

Foi a partir desta ideia que Nikolaus Augusto Otto inventou um mecanismo inspirado em conjuntos mecânicos, motores a vapor ou de pedal e manivela utilizado em serviços braçais e nas bicicletas, um mecanismo que tivesse uma explosão interna capaz de gerar força e movimento.  Esse mecanismo foi projetado e construído para trabalhar em um ciclo de quatro tempos, daí o nome no motor que ficou conhecido como motor de combustão interna ciclo Otto.

O motor Otto obteve inúmeras vantagens em relação ao motor a vapor. Uma delas é o baixo peso e o baixo consumo de combustível. A potência dos motores de combustão interna ciclo Otto superava, em proporções de tamanhos, a do motor a vapor. O motor de ciclo Otto aumentou ainda mais a sua potência e torque quando passou a ser utilizado como combustível a gasolina que antes era descartada por empresas petroleiras. O motor de combustão interna ciclo Otto com todas essas vantagens, sendo mais leve e compacto oferecendo mais versatilidade em comparação com os motores a vapor, logo se consagrou como a força motriz que se estenderia até os dias atuais nas mais diferentes aplicações.

CICLO DIESEL

Em meio a revolução industrial se popularizou o motor de combustão interna ciclo Diesel “motor a Diesel“ queé assim chamado por ser idealizado e construído por RudolfChristian Karl Diesel (1858 – 1913). Diesel ofereceu a possibilidade de trabalho pesado motorizado.As experiências realizadas por Diesel utilizavam umconceito diferente do motor ciclo “Otto”, a alta compressão era seu ponto de destaque e a economia de combustível.

É uma grande história de sucesso o desenvolvimento do motor Diesel, produzido inicialmente pela Mercedes-Benz, vem ganhando cada vez mais potência ao decorrer dos anos,esta evolução foi conseguida com avanços tecnológicos como injeção de combustível sob alta pressão controladaeletronicamente, turbo compressores e intercoolers.

[pic 12]

DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 13]

NOTA:

Professor: Renato Alexandre Fagundes Curso: Engenharia Mecânica

1° tempo do motor, admissão; Omotor está desligado prontopara receber o movimento do motor de partida que está acoplado ao motor, opistão está ligado à biela e posteriormente ao virabrequim emuma posição na qual conhecemos como P.M.S.o eixo virabrequim por sua vez através de uma correia dentada ou corrente de comando está ligado esincronizado com o eixo de comando de válvulas, colocando assim o motor em perfeito sincronismo. Após a ignição com o virabrequim girando começa a movimentar a biela e consequentemente o pistão que está no P.M.S. desce para o P.M.I.Como o virabrequim está ligado ao comando de válvulas, este por sua vez começa acionar, através do “came”, a válvula de admissão no cabeçote permitindo a passagem de ar e combustível vindosdo coletor de admissão passando pelos dutos internos do cabeçote. Desta maneira o pistão que estádescendo cria uma sucção e aspira o ar mais combustível para o interior do cilindro até que o pistãochegue ao P.M.I. completando o 1° tempo e 180° graus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (837.9 Kb)   docx (670.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com