TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA UTILIZADOS EM VEÍCULOS AUTOMOTORES E SEUS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

Por:   •  13/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.384 Palavras (18 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

WESLEY SANTOS

HÉLIO COSTA

MARCOS DANTAS

GUSTAVO DE SOUZA

JOAO ORLANDO

MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA UTILIZADOS EM VEÍCULOS AUTOMOTORES E SEUS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

        

MARABÁ

2016

WESLEY SANTOS

HÉLIO COSTA

MARCOS DANTAS

GUSTAVO DE SOUZA

JOAO ORLANDO

MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA UTILIZADOS EM VEÍCULOS AUTOMOTORES E SEUS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

Pré projeto para obtenção de notas para o curso de engenharia mecânica, que será apresentado na Faculdade Metropolitana de Marabá – PA, sob orientação da Professora Alba Liliam Luz Gusmão Santos, apresentado em sala.

MARABÁ

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO04

1 PROBLEMA DE PESQUISA E HIPOTESES05

2 JUSTIFICATIVA06

3 OBJETIVOS07

3.1 OBJETIVO GERAL07

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICO07

4 REFERENCIAL TEÓRICO08

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS17

6 CRONOGRAMA18

REFERÊNCIAS19

INTRODUÇÃO

        

        Os motores a combustão interna são hoje utilizados como solução para fornecimento de alguma forma de energia em muitas áreas da nossa vida cotidiana, é fácil identificar a presença dessa maravilhosa criação do homem na aplicação talvez mais presente da nossa vida os automóveis.

Vamos aqui tratar dos dois principais combustíveis fósseis mais utilizados nesses equipamentos (motores de combustão interna) e seus impactos relacionados ao meio ambiente (qualidade do ar) e como isso afeta a nossa vida no que se refere a saúde em todos os aspectos

Com os dados que serão coletados queremos conscientizar sobre todas as consequências da utilização dos combustíveis fosseis como principal recurso na geração de energia motriz nos veículos automotores e abrir portas para reflexão da utilização irrestrita desses recursos.

Utilizamos como procedimento metodológico no pré-projeto a pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo no primeiro reunindo o que outros pesquisadores já haviam produzido para corroborar com a pesquisa aqui proposta, no segundo será realizado a coleta de emissões de cada tipo de combustível aqui apresentado.

Conscientes dos danos que os combustíveis fósseis podem causar ao meio ambiente, então cada um pode daí por diante lembrar que somos responsáveis individualmente pelas atitudes que teremos a partir deste momento ao adotarmos uma utilização mais consciente ou não destes recursos.

        

1 PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓTESES

        Por que a queima dos principais combustíveis fósseis (Gasolina e Diesel), utilizados nos motores de combustão interna aplicados nos automóveis emitem quantidade superiores de poluentes no meio ambiente quando comparados a outros tipos de combustíveis?

        Devido os dois combustíveis fósseis serem formados quimicamente por cadeias complexas de hidrocarbonetos (formados por ligações de hidrogênio e carbono), esses compostos químicos durante o processos da queima, são precursores do ozônio troposférico e apresenta potencial causador do efeito estufa, ou seja, sua reação química libera na atmosfera CO², O², SO² e CH4, dentre outros poluentes.  

2 JUSTIFICATIVA

        O tema abordado foi escolhido devido a sua presença rotineira presente na vida de se não todos a maior parte dos habitantes do mundo, para entender e esclarecer os impactos gerados e possíveis formas de eliminação ou compensação dos mesmos.

        A pesquisa busca fomentar e incentivar a utilização de outros combustíveis menos agressivos ao meio ambiente, bem como a produção de outras pesquisas para implantação de novas tecnologias na indústria automobilística no que se refere a alimentação de seus motores. Tornando consciente quem produz, que a solução para o futuro referente a mobilidade urbana e diminuição da poluição nos grandes capitais está no uso cada vez menor de combustíveis fósseis que além de prejudiciais a vida humana são finitos, ou seja, temos um prazo para chegarmos a soluções na mudança da matriz enérgica principal utilizada nos automóveis.

        Pretende-se obter dados que serão necessários demonstrar os males dessas emissões nocivas ao meio ambiente, é de suma relevância os dados que serão apresentados para que possamos agir o quanto antes visando incentivar a decisões no que se refere a preservação da vida em todo o globo terrestre.

3 OBJETIVOS

        

3.1 OBJETIVO GERAL

        

Demonstrar através dos dados que serão coletados o quanto os combustíveis fósseis são nocivos ao meio ambiente e consequentemente para tudo que vive isso inclui os humanos, que esses combustíveis são uma fonte de energia ultrapassada e que tem se tornado cada vez mais inviável pela sua finitude pois não é renovável.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Coletar dados das emissões de cada combustível fóssil utilizado como combustível em automóveis.
  • Comparar as emissões de cada combustível fóssil ou não.
  • Conscientizar dos autos níveis de gases nocivos emitidos pelos motores no processo de combustão.
  • Apresentar possíveis alternativas na substituição dos combustíveis fosseis menos agressivas ao meio ambiente.
  • Incentivar a criação de novas pesquisas para produção de novas tecnologias na utilização de combustíveis nos motores.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

        A poluição gerada nos grandes centros urbanos tem origem, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, basicamente gasolina e diesel, que são substâncias de origem mineral formadas pelos compostos de carbono, provenientes da decomposição de materiais orgânicos, a qual perdura milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. A queima destes combustíveis acontece de forma incompleta quando utilizados em máquinas térmicas e veículos automotores, este processo resulta no lançamento de uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera, fazendo destes grandes vilões no que se refere ao aquecimento global e efeito estufa. Vale salientar que estes combustíveis alimentam os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Este trabalho tem como finalidade levantar aspectos ligados à poluição atmosférica decorrente da utilização de veículos automotores (REVISTA DO CENTRO DO CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS – UFSM, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com